Backes, Bernardete MariaAguiar, Gislaine Maria Dilele2022-08-302022-08-302018AGUIAR, Gislaine Maria Dilele. Fatores que levam os pais e/ou responsáveis a matricular as crianças na natação e os benefícios para o seu desenvolvimento integral. 2018. 60 páginas. Monografia de Conclusão de Curso de Bacharelado em Educação Física - FASIPE Faculdade de Sinop/MT.http://104.207.146.252:8080/xmlui/handle/123456789/77Desenvolvimento criançaFatores benefíciosNataçãoFatores que levam os pais e/ou responsáveis a matricular as crianças na natação e os benefícios para o seu desenvolvimento integralWorking PaperO presente trabalho intitulado Fatores que levam os pais e/ou responsáveis a matricular as crianças na natação e os benefícios para o seu desenvolvimento integral é de suma importância discutir para favorecer o desenvolvimento integral e para garantir mais segurança para as crianças. O objetivo geral da pesquisa abrangeu identificar e analisar os fatores que levam os pais a matricularem seu (sua) filho (a) nas aulas de natação, e os objetivos específicos verificar com os pais e/ou responsáveis as influências positivas ou negativas para eleger a prática da natação, conhecer os benefícios que os pais atribuem para o desenvolvimento integral das crianças e averiguar a metodologia do (a) professor (a) e a evolução do desempenho de crianças nas aulas de natação na concepção dos pais e/ou responsáveis. Trata-se de uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa realizada em uma escola de natação, na cidade de Sinop/MT com dez (10) pais e/ou responsáveis de crianças aplicando um questionário para obter os dados para a discussão e análise da temática. Os resultados da pesquisa apontaram os fatores pelos quais os pais e/ou responsáveis matriculam seus filhos nas aulas de natação sendo esses, por indicação médica, melhora na saúde, por proteção da criança e/ou para participar de alguma atividade física. As influências positivas para eleger as aulas de natação aparecem em supremacia, na qual os pais e/ou responsáveis colocam que ajuda na socialização, na amizade, no desempenho físico e da importância de saber nadar. Os benefícios relacionados foram a melhora na coordenação motora e força, a segurança, a obediência, a disposição, a socialização, as amizades, a melhora da concentração e atenção e que a criança passa a entender com mais facilidade as tarefas escolares, a metodologia do (a) professor (a). A evolução do desempenho de crianças nas aulas de natação, na concepção dos pais e/ou responsáveis aponta que as crianças têm confiança no (a) professor (a) que trabalha de forma lúdica, estimulando as crianças nas aulas de natação.