Pimentel, Cauê FelipeOliveira, Wátilla Henrique Gonçalves de2025-10-242025-06OLIVEIRA, Wátilla Henrique Gonçalves de. A relevância da rede de apoio para o desempenho acadêmico dos estudantes de graduação em enfermagem. 2025.https://repositorio.fasipe.com.br/handle/123456789/1185ptBem-estar acadêmicoDesempenho acadêmicoEstudantes de enfermagemRede de apoioSaúde mentalA relevância da rede de apoio para o desempenho acadêmico dos estudantes de graduação em enfermagemWorking PaperO estudo ressalta a importância das redes de apoio no desempenho acadêmico e bem-estar de estudantes de enfermagem, fundamentais para a formação profissional. Tanto redes informais, como familiares e colegas, quanto formais, oferecidas pelas instituições, contribuem para reduzir o estresse, fortalecer a resiliência e criar um ambiente propício ao aprendizado. O suporte emocional e instrumental ajuda os alunos a enfrentarem as exigências do curso, minimizando impactos de transtornos como ansiedade, estresse crônico e burnout, que afetam a motivação e podem levar à evasão escolar. Além disso, o ambiente acadêmico e as interações interpessoais influenciam diretamente a saúde mental dos estudantes, pois relações positivas incentivam a colaboração e o pertencimento, enquanto a falta de diálogo e conflitos agravam sintomas psicológicos. Estratégias como grupos de estudo e tutoria fortalecem essas redes, promovendo a cooperação. Entretanto, o suporte psicológico institucional ainda é insuficiente, sendo necessário ampliar programas de apoio emocional e manejo do estresse para prevenir transtornos. A pandemia de COVID-19 agravou esses desafios, tornando urgente a implementação de políticas institucionais eficazes. Assim, recomenda-se que universidades priorizem estratégias de suporte acadêmico e emocional, garantindo a permanência e o sucesso dos alunos, formando profissionais preparados e resilientes para atuar na assistência à saúde pública.