Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/1

O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

Notícias

www.fasipe.com.br

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    Benefícios das intervenções psicomotoras e do neurofeedback no tratamento de crianças com transtorno de Défict de Atenção/Hiperatividade (TDAH)
    (2024-07) Miotto, Paolla Bittencourt Corrêa da Silva; Colli, Tabata Lasisa Didomênico Broch
    O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em crianças é uma alteração neurobiológica que apresenta como principais sintomas a falta de atenção, a hiperatividade e/ou impulsividade. Além desses sintomas, apresentam também significativas alterações motoras e posturais que impactam de forma significativa na qualidade de vida dessas crianças. Complexo, pois é necessário distingui-lo de outras condições semelhantes. A falta de profissionais especializados para realizar o diagnóstico, tratamento adequado e a escassez de terapias apropriadas para atender a demanda também são desafios consideráveis. Um tratamento adequado é composto por uma equipe multidisciplinar e diferentes abordagens entre elas fisioterapêuticas, são usadas para alcançar a detecção e o tratamento desse transtorno. A psicomotricidade é a base para a eficácia das demais abordagens, com o programa de estimulação psicomotora (PEP) composto por variações de exercícios cinesioterapêuticos podendo ser associado ao neurofeedback, uma técnica inovadora que utiliza através da aplicação de Interfaces Cérebro-Computador (ICC) no ambiente clínico. Este trabalho tem como objetivo descrever o processo completo de construção, desde a especificação até a validação, de uma solução voltada para auxiliar a detecção e tratamento do TDAH, através de testes entre como o MABC-2. Os resultados contidos nesse trabalho são promissores, através dos principais testes motores e os contidos no NF que permite o monitoramento cerebral da criança. Portanto, o tratamento fisioterapêutico se justifica pela urgência de prevenir ou reabilitar atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor na infância, uma vez que essa condição é comum e os indivíduos afetados tendem a enfrentar desafios na adolescência e na vida adulta, contribuindo negativamente para a sociedade. O estudo utilizado nessa pesquisa tratou do método de referência bibliográfica. A pesquisa foi conduzida com base na seguinte questão: Quais são as abordagens fisioterapêuticas mais atuais utilizadas no tratamento do Transtorno no Déficit de Atenção e Hiperatividade?
  • Item
    Transtorno de défict de atenção e hiperatividade em pessoas adultas: diagnósticos e características
    (2023-12) Fernandes, Suely Matos Pereira; Martini, Árthur Galvão
    O objetivo geral deste estudo está definido na compreensão e análise de quais são os possíveis impactos do TADH na fase adulta. A metodologia utilizada no Trabalho de Conclusão de Curso II tem como proposta e como processo de discussão a abordagem qualitativa, com base bibliográfica, contendo como tipo de pesquisa de revisão de leitura que usa o tipo de pesquisa: qualitativa e descritiva não experimental. Durante o processo de desenvolvimento da pesquisa, a estratégia utilizada para análise foi por meio de busca de dados que definissem as discussões nos últimos 10 anos. Com relação aos resultados e discussões da pesquisa, serão definidos os conceitos e métodos de tratamento do TDAH que se tornaram extremamente relevantes ao longo do tempo. É necessário caracterizar esse transtorno em sua conceituação atual e abordar o tema inicial deste trabalho. Por fim, conclui-se que o TDAH pode estar associado à morbidades que tornam a vida ainda mais desafiadora para as pessoas que o possuem. O correto diagnóstico e tratamento proporcionam maior harmonia familiar, melhores interações sociais e maior sucesso escolar. Com o avanço do conhecimento, surgiram novos tratamentos para o TDAH. Além de medicamentos eficazes e seguros, estratégias psicoterapêuticas foram desenvolvidas e comprovadamente eficazes.
  • Item
    Equidade: um olhar humano para o aluno diagnosticado TDAH
    (2020) Freiria, Mariana Leandro; Bertocco, Carla Florido
    Este trabalho teve como objetivo descrever métodos adequados de manejar o aluno portador do TDAH com inclusão, praticando a equidade tendo em vista o seu diagnóstico. A finalidade é contribuir para mudança no cenário da educação básica atual, no qual é possível observar que as instituições, em sua maioria, não estão devidamente preparadas com sua equipe para receber o aluno portador do TDAH. Para isso, por meio da revisão de literatura, o presente trabalho se inicia com a conceitualização do TDAH, aborda a teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Jean Piaget por sua contribuição para a compreensão dos comportamentos das crianças nas diferentes fases do desenvolvimento, apresenta então sinais de alerta que podem ser observados na escola, mostra a importância do trabalho de uma equipe multidisciplinar no tratamento do TDAH enquanto transtorno complexo que é. Entre os profissionais envolvidos no tratamento adequado, dois são o foco deste trabalho: o professor e o psicólogo. Por isso o tópico seguinte aborda o papel do professor, falando da influência do TDAH nas práticas docentes e das limitações sociais do TDAH na educação básica e, a seguir, o estudo aborda o trabalho do psicólogo no tratamento do TDAH, incluindo o trabalho junto aos professores para intervenções em sala de aula e o trabalho com a família e intervenção extra escola. Por fim é apresentado o conceito de equidade, objetivo a ser alcançado na inclusão dos alunos com TDAH no ambiente escolar. Conclui-se então que a intervenção junto ao TDAH, com a inclusão de equipe multiprofissional, a compreensão dos envolvidos objetivando o desenvolvimento da criança, e a evolução com o tratamento difere de criança para criança. E que a inserção dessa criança no mundo depende do olhar com equidade, praticando o respeito, atenção e igualdade.

Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.

Licença Creative Commons
Estas obras estão licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Brasil.