Comunidades Fasipe
Selecione uma comunidade para navegar por suas coleções
Envios Recentes
Talassemia: as principais características e a importância do diagnóstico
(2025-06) Oliveira, Maria Vitória Pereira Rosa de; Batista, Kátia da Silva
A talassemia é uma das hemoglobinopatias mais comuns no mundo e se caracteriza pela falta ou produção insuficiente de cadeias globulares de hemoglobina, levando a uma anemia microcítica e hipocrômica de gravidade variável. As formas mais frequentes são a alfatalassemia e a betatalassemia, que se distinguem pela cadeia globínica comprometida e pela severidade dos sintomas clínicos, que variam desde situações assintomáticas até situações severas que requerem transfusões frequentes e terapia de quelação de ferro. Este estudo se concentra na análise das formas mais frequentes da doença: alfa-talassemia e beta-talassemia, investigando suas diferenças genéticas, manifestações clínicas e implicações hematológicas. Além de descrever essas variantes, o estudo enfatiza os métodos de diagnóstico, como exames laboratoriais específicos e testes moleculares, essenciais para a detecção precoce e o tratamento adequado da condição. Também são abordadas as principais opções de tratamentos para o gerenciamento das complicações resultantes da sobrecarga de ferro em pacientes com casos mais severos. A detecção precoce e o diagnóstico em pacientes assintomáticos também foram apresentados mostrando a importância e as táticas fundamentais para diminuir a taxa de morbimortalidade e prevenir o nascimento de crianças com formas severas da enfermidade. Esse trabalho teve como objetivo a apresentação dos aspectos gerais da talassemia, incluindo o seu contexto histórico, fisiopatologia, diagnóstico e tratamento. Utilizando uma metodologia qualitativa e descritiva, fundamentada em revisão bibliográfica de fontes secundárias, com ênfase em publicações em português e inglês dos últimos vinte anos. E teve como base de dados National Library of medicine (PubMed), Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Google Acadêmico. Conclui-se que o resultado se transforma não só em um instrumento clínico, mas também em um recurso de saúde pública com impactos significativos na qualidade de vida dos indivíduos afetados.
Efeitos da microbiota cutânea na saúde e aparência da pele
(2025-06) Barela, Maria Luísa; Malacrida, Amanda
A microbiota cutânea é composta por microrganismos essenciais à manutenção da saúde e da estética da pele, atuando na proteção contra patógenos, regulação imunológica e integridade da barreira cutânea. Esses microrganismos mantêm uma relação simbiótica com o hospedeiro, contribuindo para a homeostase específica, regulação do pH, cicatrização, controle inflamatório e equilíbrio da hidratação, além de influenciar diretamente no envelhecimento da pele e na sua resposta imunológica. Quando em desequilíbrio, a microbiota pode desencadear disfunções estéticas e dermatológicas. Diante disso, este trabalho teve como objetivo geral analisar a relação entre a estrutura e o funcionamento da microbiota da pele com a sua aparência e saúde, além de apresentar métodos de tratamento e cuidado. Foram abordados os objetivos específicos, como a composição da microbiota, sua influência em doenças dermatológicas (como acne, dermatite atópica e rosácea), os impactos estéticos da disbiose e as estratégias terapêuticas baseadas na modulação microbiana por probióticos, prebióticos, simbióticos e pós-bióticos. Para isso, foi elaborada uma revisão bibliográfica para abordar tal temática. A busca do material científico foi realizada nas bases de dados: Google Acadêmico, PubMed e Scielo, com recorte temporal de 2011 a 2025. Assim, foi possível concluir que o equilíbrio da microbiota é essencial para a prevenção e tratamento de doenças dermatológicas, além de promover uma pele saudável e esteticamente satisfatória, sendo a modulação microbiana uma estratégia promissora e cada vez mais valorizada na biomedicina estética.
Técnicas de preenchimento labial com ácido hialurônico e suas intercorrências
(2025-06) Naressi, Lucilene; Batista, Kátia da Silva
A busca pela excelência estética na região perioral envolve desafios clínicos devido à complexa integração entre funcionalidade e morfologia labial. Os lábios, divididos em porções interna, intermediária e externa, são estruturas esteticamente relevantes, associadas à juventude e atratividade. A transição entre essas porções é delimitada pelo músculo orbicular da boca, responsável pela movimentação labial. Entre as técnicas de harmonização facial, o preenchimento com ácido hialurônico é amplamente utilizado para aprimorar contorno, volume e proporção, especialmente em lábios delgados.A busca por características associadas à juventude e simetria facial tem levado ao aumento da procura por esse tipo de intervenção. Dessa forma, vê-se a importância do biomédico esteta quanto ao conhecimento acerca do procedimento de execução da técnica de preenchimento labial com o auxílio do ácido hialurônico, bem como as possíveis intercorrências que podem surgir, assim, é necessário que o profissional esteja apto para identificar, preconizar e executar os procedimentos, além do conhecimento sobre a anatomia facial e mecanismo de ação do AH e metodologia de aplicação. Diante do exposto, o presente trabalho tem como objetivo principal responder à questão: como é executado o procedimento de preenchimento labial com ácido hialurônico e suas possíveis intercorrências. A coleta dos dados compreendeu os períodos do segundo semestre de 2024 e primeiro semestre de 2025, utilizando como bancos de dados Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Elsevier, PUBMED onde fazem pesquisados assuntos associados a Ácido Hialurônico. A pesquisa foi realizada em cima da plataforma do google scholar foi utilizado a procura das datas base em cima das seguintes frases: Ácido hialurônico na harmonização de lábios; tipos de ácidos hialurônico e importância do ácido hialurônico no preenchimento labial. Os critérios utilizados na seleção de publicações para esta pesquisa foram baseados em trabalhos relacionados com o tema escolhido com dados de 2007 a 2025. Além disso, é fundamental a identificação precoce e o manejo imediato das intercorrências, com protocolos bem estabelecidos, uso de hialuronidase quando necessário, e acompanhamento clínico contínuo. A capacitação técnica e científica do profissional, aliada à prática baseada em evidências, é a principal ferramenta para garantir procedimentos seguros, éticos e eficazes na harmonização orofacial com ácido hialurônico. Palavras-chave: Biomedicina Esteta; Estética Avança
Abordagens biomédicas para o tratamento do melasma visando a melhoria estética
(2025-06) Tumelero, Leticia Galdino; Malacrida, Amanda Milene
A condição dermatológica crônica conhecida como melasma é marcada pelo aparecimento de manchas hiperpigmentadas, de tonalidade marrom a acastanhada, que atingem principalmente regiões da pele que ficam em exposição ao sol, como a face, particularmente bochechas, testa, nariz e queixo. Esta é uma condição estética que tem um efeito expressivo na qualidade de vida dos pacientes, devido ao dano a aparência e a complexidade do tratamento. Com base nessas questões, o propósito deste estudo é examinar as principais estratégias biomédicas utilizadas no tratamento do melasma, concentrando-se na eficácia e segurança das técnicas, bem como na otimização dos resultados estéticos. A pesquisa foi elaborada de maneira exploratória e qualitativa, fundamentada em uma revisão bibliográfica. A busca do material científico foi realizada em bases de dados amplamente respeitadas pela comunidade científica, tais como PubMed, Scielo e Google Acadêmico em um período que foi do 2º semestre de 2024 até o 1º semestre de 2025, com recorte temporal de 2004 a 2024. Palavras-chave como "melasma", "tratamento biomédico", "estética" e "Brasil" foram empregadas para localizar artigos relevantes. Com isso, foi possível investigar elementos essenciais ligados a anatomia e fisiologia da pele, as causas e processos relacionados a fisiopatologia do melasma, além dos métodos diagnósticos mais comuns empregados na prática clínica. A pesquisa procurou entender as diversas estratégias terapêuticas, a aplicação tópica de agentes despigmentantes, como o ácido tranexâmico, que se destacou como um dos métodos mais promissores. Devido à sua atividade clareadora, o ácido tranexâmico tem demonstrado habilidade para bloquear a produção de melanina, interferindo diretamente no processo de hiperpigmentação. O estudo também enfatizou a utilização integrada de terapias, como a combinação de peelings químicos com ácidos (glicólico, mandélico, entre outros), além de procedimentos minimamente invasivos, como a intradermoterapia, que envolve a aplicação precisa de substâncias despigmentantes diretamente na derme. Esta estratégia conjunta intensifica a diminuição das manchas e aprimora a textura e a aparência total da pele. Os resultados indicaram que a combinação de métodos tópicos e injetáveis gera efeitos associados significativos para o clareamento das manchas, além de reduzir os efeitos colaterais específicos de cada técnica, tornando o tratamento mais seguro e eficiente. Destacou-se a relevância do biomédico esteta na avaliação personalizada do paciente, na seleção correta dos protocolos terapêuticos e na supervisão constante, para assegurar a adesão ao tratamento e a prevenção dos resultados ao longo do tempo. Portanto, concluiu-se que o tratamento efetivo do melasma necessita de uma estratégia abrangente, personalizada e constante, onde a participação do biomédico esteta é essencial para assegurar não só a melhoria estética, mas também a qualidade de vida dos pacientes.
Câncer de tireoide: características clínicas, diagnóstico e tratamento
(2025-06) Wolfart, Larissa; Petrin, Danielly Kawane Soffientini
O câncer de tireoide (CT) é a neoplasia maligna mais comum que afeta o sistema endócrino, com maior prevalência entre mulheres, especialmente na faixa etária acima dos 40 anos. Apesar de representar um percentual relativamente pequeno entre os demais tipos de câncer, sua incidência tem aumentado consideravelmente nas últimas décadas, em razão do aprimoramento dos métodos diagnósticos e de fatores ambientais, genéticos e alimentares. Este estudo tem como objetivo descrever os principais fatores de riscos e consequência CT, bem como, mostrar a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. A metodologia aplicada para o desenvolvimento deste trabalho foi conduzida por meio de revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, explorando dados de bases científicas nacionais e internacionais sobre o tema Câncer de Tireoide: Características Clínicas, diagnóstico e tratamento, baseado em artigos científicos publicados entre os anos de 2011 a 2025. A pesquisa foi conduzida por meio do acesso online nos bancos de dados científicos como, Biblioteca Virtual da USP, National Library of Medicine (PubMed), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Foram apresentados os subtipos histológicos do CT, com destaque para os carcinomas papilífero, folicular, medular e anaplásico, incluindo suas manifestações clínicas, fatores de risco, métodos diagnósticos, como a dosagem de TSH, ultrassonografia, o PAAF e englobando as principais abordagens terapêuticas, como cirurgia, terapia com iodo radioativo e, em casos específicos, quimioterapia. Destacando ainda a importância do papel do biomédico no diagnóstico laboratorial e na contribuição para a detecção precoce da doença, reforçando a importância da prevenção e rastreamento precoce.

