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Navegando por Autor "Arruda, Luana Oliveira de"

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    Avanços e desafios no diagnóstico e intervenção do Transtorno do Espectro Autista (TEA): uma revisão crítica da última década
    (2025-07) Arruda, Luana Oliveira de; Costa Filho, Leonço Alvaro
    O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição relacionada ao desenvolvimento neurológico, marcada por dificuldades na comunicação e na interação social, além de apresentar comportamentos repetitivos e interesses limitados. O diagnóstico precoce e as intervenções terapêuticas fundamentadas em evidências são fundamentais para o progresso das crianças e para a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos com TEA. Esta pesquisa, de caráter bibliográfico qualitativo, teve como objetivo principal realizar uma análise dos métodos de diagnóstico precoce e as principais intervenções terapêuticas aplicadas ao TEA na última década, com ênfase nas contribuições interdisciplinares, implicações socioculturais e políticas públicas. Como resultados, observou-se que instrumentos como o M-CHAT - Modified Checklist for Autism in Toddlers, CARS - Childhood Autism Rating Scale e PROTEA-R - Protocolo de Observação para Triagem do Espectro Autista – Revisado - têm sido amplamente utilizados no Brasil, embora o acesso aos padrões ouro internacionais (ADI-R e ADOS-2) seja restrito. A Análise do Comportamento Aplicada (ABA), o TEACCH e o uso de tecnologias assistivas destacaram-se como intervenções eficazes, sobretudo quando integradas a contextos familiares e escolares. A discussão evidenciou a necessidade de políticas públicas estruturadas, formação contínua de profissionais e articulação intersetorial para garantir inclusão social e atenção integral. Conclui-se que, embora os avanços científicos tenham ampliado o repertório diagnóstico e terapêutico, persistem desafios relacionados à equidade de acesso, à formação técnica e à consolidação de práticas inclusivas. A valorização da neurodiversidade e o fortalecimento das redes de apoio institucional e comunitário são caminhos fundamentais para assegurar o desenvolvimento pleno das pessoas com TEA.

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