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Navegando por Autor "Hubner, Camila"

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    Transtorno do Espectro Autista: o enfermeiro enquanto agente de inclusão social.
    (2018) Hubner, Camila; Prado, Rafael Alexandre
    Acredita-se que os Transtornos do Espectro Autista (TEA) são transtornos graves que afetam a autossuficiência e o funcionamento social do indivíduo, sua prevalência tem sofrido um aumento nos últimos anos, atingindo de 1 a 2% da população infantil. Devido ao fato dos sinais sugestivos desse transtorno ser evidente nos primeiros anos de vida da criança, favorece o diagnóstico precoce, que é fundamental para melhorar o desenvolvimento do indivíduo e facilitar a inclusão social do mesmo. Para o tratamento dessa condição é preciso que o indivíduo passe por um acompanhamento com uma equipe multidisciplinar, sabendo que as particularidades apresentadas por esses indivíduos podem levar a situações de exclusão social, nota-se atualmente a importância das equipes de Atenção Básica (AB) para essa identificação precoce e instauração de intervenções. Assim tem-se como objetivo geral compreender as atribuições da equipe multidisciplinar de saúde, com ênfase na atuação do enfermeiro, frente ao cliente com TEA e sua função na inclusão social dessa população. Como objetivos específicos correlacionar exclusão social ao preconceito gerado pela desinformação sobre o transtorno; discorrer sobre os aspectos epidemiológicos e peculiaridades do TEA, indicando os critérios de avaliação utilizados para o diagnóstico; e relatar o papel da equipe multidisciplinar na assistência ao paciente com TEA, destacando a atuação do enfermeiro. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório e abordagem qualitativa fundamentada em publicações científicas pertinentes ao assunto disponíveis em sites fidedignos, como Scielo e Biblioteca Virtual da Saúde. Por fim, verifica-se que quanto à inclusão, a função das equipes multidisciplinares em saúde é promover um ambiente de confiança, interna e externamente às instituições, que estimule o autista a desenvolver as habilidades até então limitadas pelo transtorno, para que evolua e adquira autonomia, podendo exercer plenamente sua cidadania.

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