Navegando por Autor "Silva, Vitória Souza Rocha da"
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Item Intervenções fisioterapêuticas na reabilitação de pacientes com espondilólise lombar(2025-06) Silva, Vitória Souza Rocha da; Tribioli, Ricardo AlexandreA espondilólise lombar é uma patologia caracterizada por uma fratura por estresse na pars interarticularis, comumente associada à dor lombar crônica e instabilidade vertebral. Afeta adolescentes, adultos e idosos, impactando negativamente a mobilidade, a funcionalidade e a qualidade de vida. Este trabalho teve como objetivo analisar a eficácia das intervenções fisioterapêuticas na reabilitação de pacientes com espondilólise lombar. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, abrangendo publicações entre 2010 e 2025, a fim de identificar os métodos mais eficazes aplicados nas diferentes fases do tratamento. A pesquisa evidenciou que a abordagem fisioterapêutica deve ser individualizada e adaptada conforme a fase clínica do paciente: aguda, subaguda, funcional e de retorno às atividades. Dentre as técnicas mais utilizadas, destacam-se os exercícios de alongamento, fortalecimento muscular, estabilização do core, reeducação postural, pilates terapêutico e treinamento funcional. A atuação fisioterapêutica mostrou-se essencial para reduzir a dor, melhorar a mobilidade e restaurar a função, permitindo a reintegração segura às atividades diárias e esportivas. Além disso, observou-se que a adoção de estratégias preventivas, como educação do paciente, ergonomia e manutenção de um programa domiciliar, são fundamentais para evitar recidivas e promover estabilidade a longo prazo. A organização do tratamento em fases, com objetivos terapêuticos específicos, facilita a condução do plano de reabilitação e melhora os resultados clínicos. Conclui-se que a fisioterapia desempenha papel indispensável no manejo conservador da espondilólise lombar, contribuindo para a recuperação funcional, prevenção de complicações e promoção da autonomia dos pacientes. Este estudo pretende oferecer subsídios teóricos e práticos para guiar a atuação profissional em contextos clínicos e acadêmicos, promovendo uma abordagem mais eficaz, segura e centrada nas necessidades do paciente.
