Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Tudo na Fasipe
  • English
  • العربية
  • বাংলা
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Ελληνικά
  • Español
  • Suomi
  • Français
  • Gàidhlig
  • हिंदी
  • Magyar
  • Italiano
  • Қазақ
  • Latviešu
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Српски
  • Svenska
  • Türkçe
  • Yкраї́нська
  • Tiếng Việt
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Valerio, Diana Sabino Sauer"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura Disponível
    Item
    Adolescência, transtorno borderline e vínculo familiar
    (2021) Valerio, Diana Sabino Sauer; Regauer, Cleoní Carmen
    O Transtorno de Personalidade Borderline – TPB, se caracteriza, essencialmente por seu padrão difuso e instável nas relações interpessoais, na autoimagem e uma impulsividade acentuada, assim como um medo profundo do abandono ou à sua mera menção. O presente estudo buscou o entendimento das características borderlines e a forma de manifestação no período da adolescência, considerada uma fase de mudanças físicas, cognitivas e emocionais que consolidam a estrutura da psique e que modela a forma final da personalidade. Portanto, o objetivo da pesquisa foi de descrever sobre o transtorno de personalidade borderline na adolescência, suas particularidades e como o tratamento psicoterapêutico atua em relação ao vínculo entre o adolescente e sua família. Para alcance do objetivo definido, foi necessário descrever as características do Transtorno de Personalidade Borderline, indicando as peculiaridades da adolescência, características da formação de vínculos para os adolescentes e compreensão de como se processa as formas de tratamento para o transtorno. A justificativa para abordar o tema em questão, baseou-se nos aspectos do transtorno que sugerem que tanto o adolescente quanto sua família, precisam adaptar-se, representando um desafio na relação familiar e no estabelecimento de vínculo terapêutico. Quanto ao problema de pesquisa, este estudo investigou as contribuições que tratamento psicológico pode fornecer aos adolescentes borderlines, relacionado à forma de lidar com seu transtorno e seus vínculos. A metodologia de pesquisa consistiu em uma revisão de literatura exploratória e qualitativa, com apresentação e discussão de estudos publicados entre os anos de 2010 a 2021. Como resultados, os estudos enfatizaram a melhoria da organização psíquica do adolescente borderline através do autoconhecimento e regulação emocional proporcionado pelo tratamento psicoterápico. De maneira geral, os estudos também destacaram a confiança, autonomia e produtividade dos pacientes, além de questões relacionadas à família e intervenções que reduzem sintomas como a impulsividade característica do TPB.

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de privacidade
  • Termos de uso
  • Enviar uma sugestão
Logo do repositório COAR Notify