Fisioterapia
URI permanente para esta coleçãohttp://216.238.99.214/handle/123456789/16
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Item Atuação da fisioterapia no Transtorno de Espectro Autista (TEA)(2020-11-27) Costa, Kemilly Cristina Granja da; Gonçalvez, Makelly PetrikicO autismo, a alguns anos atrás, era um distúrbio totalmente irreconhecível, onde não tinha muitas informações ou estudos, portanto raros, hoje, no entanto, vem sendo considerado um dos assuntos mais comentados e estudados, por ser um distúrbio sem cura, porém, se tratado precocemente, poderá amenizar os sintomas. O autismo tem como características severas em três áreas do desenvolvimento, sendo eles: desenvolvimento motor, desenvolvimento social e transtorno da fala. E nesse contexto, a fisioterapia tem um grande papel no desenvolvimento de protocolos de tratamento, entrando como método eficaz e comprovado, como o sistema de comunicação em forma de figuras, a análise aplicada do comportamento, a equoterapia, a hidroterapia, a ludoterapia, e método Bobath, que vem agregando na diminuição dos sintomas, trazendo sucesso nostratamentos. Técnicas que buscam trabalhar os aspectos motores, cognitivos e afetivos, através do envolvimento da criança com a terapia, assim estimulando a fala, movimentos e interação social, levando desta maneira, a inúmeros benefícios e contribuições.Item Contribuição da fisioterapia associada a musicoterapia no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)(2023) Pereira, Amabilli LuizaO Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode ser compreendido como uma síndrome caracterizada por alterações comportamentais, no desenvolvimento da linguagem e na comunicação social, normalmente acompanhados por condutas estereotipadas, interesses restritos e alterações sensoriais (TEIXEIRA, 2016). Tendo em vista que as estimativas de prevalência do autismo vêm crescendo rapidamente ao decorrer dos anos e que as alterações causadas pela condição interferem e limitam a comunicação e realização das atividades de vida diária (AVDs), o presente trabalho traz um estudo apurado sobre o assunto em questão. Tratase de uma revisão de literatura que reúne bibliografias acerca do autismo, da fisioterapia e da musicoterapia. Esse estudo visa discutir como a intervenção fisioterapêutica junto à musicoterapia contribui para melhora de crianças com Transtorno do Espectro Autista. No geral, aborda a respeito da atuação do profissional fisioterapeuta na melhora da capacidade motora, cognitiva e sensorial de crianças com autismo, além de abranger a musicoterapia como uma estratégia complementar que objetiva gerar estímulos e contribuir de forma global para a aprendizagem, comunicação e obtenção de novas habilidades, de modo a favorecer o desenvolvimento dessa população.