Engenharia Civil
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Resultados da Pesquisa
Item Estudo sobre a resistência do concreto elaborado com resíduos da construção civil (RCC)(2020) Arantes Junior, Anselmo; Dias, Vinicius GonsalesA pesquisa foi desenvolvida baseando-se em análises bibliografias e posteriormente foi desenvolvido os ensaios necessários para obtenção de dados para que no final de todo o processo de obtenção de dados, foi possível desenvolver uma conclusão sobre a viabilidade da utilização de resíduos da construção civil. De acordo com as análises estatísticas sobre a geração de resíduos da construção civil, este trabalho apresenta o objetivo de realizar uma análise de resistência mecânica a compressão, com dos concreto produzidos com agregados convencionais (pedras britas e agregados miúdos) e feitos com Resíduo da construção civil (RCC). Vale ressaltar que todas as análises serão feitas e acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Busca-se com este estudo contribuir de forma acadêmica e científica sobre o assunto em questão, bem como, facilitar o entendimento sobre o concreto, os resíduos da construção civil e avaliar a resistência do concreto e sua viabilidade para uso em obras da construção civil. Esse estudo será desenvolvido com caráter comparativo entre corpos de provas cilíndricos de concreto com dimensão de 100x200mm, separados em dois grupos, o primeiro trará em sua composição a pedra brita e o segundo a pedra brita será substituída por Resíduos da Construção Civil (RCC). O presente estudo demonstrou que a utilização de RCC para a confecção do concreto pode ser uma alternativa sustentável e viável no ramo da construção civil. A princípio as resistências do concreto produzido com RCC foram menores do que as resistências do concreto convencional. Porém, isso não indica que ele é totalmente descartável, pois pode ser utilizado para a confecção de concreto que não possua caráter estrutural.Item Gestão de segurança no trabalho e cultura: um estudo de caso em um canteiro de obras(2020) Pansera, Francielly Souza Santos; Santos, Rafael Goulart de AndradeO presente estudo tem o intuito de apresentar a cultura organizacional como fator essencial de contribuição para prevenção de acidentes no ambiente de canteiro de obras da construção civil. Neste trabalho serão explorados os mecanismos que organizações podem adotar para se adaptar às mudanças, como criar uma cultura de segurança bem estabelecida no canteiro de obras, e a forma com que ocorrerá a comunicação dentro deste ambiente. Será tratado também, a interface homem e máquina, fatores humanos, falhas e erros operacionais como fatores contribuintes para ocorrência de acidentes. Além de serem mostradas que um acidente se manifesta antes mesmo de ocorrer e quais medidas preventivas devem ser tomadas para mitigar esses erros. O estudo será aplicado por meio de uma visita em um canteiro de obras na qual se aplicará um checklist com critérios a serem analisados na obra. Após a análise do checklist, foram obtidos resultados significativos do ponto de vista organizacional e da segurança operacional do ambiente canteiro de obras.Item Análise de custos na implantação de ciclovia na avenida blumenal em Sorriso - MT(2020) Almeida, Aline Adriana de; Santos, Bruno Rodrigues dosA indústria da construção civil é reconhecida como uma das atividades mais importantes para o desenvolvimento socioeconômico no Brasil, por outro lado, comporta-se como uma grande geradora de impactos ambientais, seja, pelo consumo de recursos naturais, pela modificação da paisagem ou pela geração de resíduos, situações ocasionadas em alguns casos pela falta de profissionais que elaborem planejamento coerente com orçamento e execução da obra. Para obras públicas, os preços utilizados para elaboração do edital e preço final da obra é o Sistema Nacional de Pesquisas de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI). Assim, a presente pesquisa apresenta a análise de custos para a mesma obra utilizando dois tipos de orçamentos, o primeiro baseado em planilha orçamentária oficial (SINAPI) e o segundo analisar e mostrar que a mesma obra, pode ter valores diferentes dependendo do modelo utilizado para através do resultado, a diferença de valor pode ser irrisória ou até mesmo prejudicar financeiramente o cliente, um órgão público, nesse caso. Nessa análise feita entre o dia 20/06 ate o dia 18/07, mostramos que mesmo sendo a mesma obra, os valores foram diferentes mesmo depois de 12 meses do retorno da obra e ainda mostrando um aumento no tamanho da ciclovia e valores diferenciados. A presente pesquisa afirmamos que a obra do ano de 2020 teve um valor mais alto relação aos outros anos, por conta de mudanças de insumos e tamanho de projeto.