Centro Universitário Fasipe

URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/5

Disponibiliza arquivos digitais de TCCs de acadêmicas, monografias ou artigos da Unifasipe

Notícias

www.fasipe.com.br

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Item
    Índice de incidência da Síndrome de Burnout em professores de 1° ao 5° ano das escolas municipais de ensino básico de Sinop-MT
    (2018) Martins, Rannielle Maria Sousa; Silva, Silvia Maria
    O estudo em questão tem como objetivo geral investigar a incidência da Síndrome de Burnout em professores de 1° ao 5° ano do ensino básico de instituições municipais de Sinop-MT e, como objetivos específicos, investigar o perfil sócio familiar, econômico e profissional dos participantes da pesquisa e avaliar a frequência dos três fatores que compõem o constructo síndrome de Burnout: exaustão emocional, despersonalização e sentimentos de reduzida realização profissional. Foram avaliados 39 profissionais do ensino básico em escolas municipais de Sinop-MT. Utilizou-se, nesta pesquisa, dois instrumentos: Questionário sociodemográfico e profissional, contendo dados como identificação, gênero, faixa etária, grau de escolaridade e condição socioeconômica e profissional e o inventário Maslach Burnout Inventory (MBI) versão em português, que avalia a Síndrome de Burnout, a qual se manifesta a partir de sintomas específicos e abrange as três dimensões da síndrome, sendo elas: a exaustão emocional, a despersonalização e sentimentos de reduzida realização profissional. Tendo em vista o resultado da pesquisa pode se observar que apesar dos professores se sentirem cansados e esgostados o seu nível de realização profissional aparece extremamente elevado.
Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.