Centro Universitário Fasipe

URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/5

Disponibiliza arquivos digitais de TCCs de acadêmicas, monografias ou artigos da Unifasipe

Notícias

www.fasipe.com.br

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Item
    Benefícios das intervenções psicomotoras e do neurofeedback no tratamento de crianças com transtorno de Défict de Atenção/Hiperatividade (TDAH)
    (2024-07) Miotto, Paolla Bittencourt Corrêa da Silva; Colli, Tabata Lasisa Didomênico Broch
    O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em crianças é uma alteração neurobiológica que apresenta como principais sintomas a falta de atenção, a hiperatividade e/ou impulsividade. Além desses sintomas, apresentam também significativas alterações motoras e posturais que impactam de forma significativa na qualidade de vida dessas crianças. Complexo, pois é necessário distingui-lo de outras condições semelhantes. A falta de profissionais especializados para realizar o diagnóstico, tratamento adequado e a escassez de terapias apropriadas para atender a demanda também são desafios consideráveis. Um tratamento adequado é composto por uma equipe multidisciplinar e diferentes abordagens entre elas fisioterapêuticas, são usadas para alcançar a detecção e o tratamento desse transtorno. A psicomotricidade é a base para a eficácia das demais abordagens, com o programa de estimulação psicomotora (PEP) composto por variações de exercícios cinesioterapêuticos podendo ser associado ao neurofeedback, uma técnica inovadora que utiliza através da aplicação de Interfaces Cérebro-Computador (ICC) no ambiente clínico. Este trabalho tem como objetivo descrever o processo completo de construção, desde a especificação até a validação, de uma solução voltada para auxiliar a detecção e tratamento do TDAH, através de testes entre como o MABC-2. Os resultados contidos nesse trabalho são promissores, através dos principais testes motores e os contidos no NF que permite o monitoramento cerebral da criança. Portanto, o tratamento fisioterapêutico se justifica pela urgência de prevenir ou reabilitar atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor na infância, uma vez que essa condição é comum e os indivíduos afetados tendem a enfrentar desafios na adolescência e na vida adulta, contribuindo negativamente para a sociedade. O estudo utilizado nessa pesquisa tratou do método de referência bibliográfica. A pesquisa foi conduzida com base na seguinte questão: Quais são as abordagens fisioterapêuticas mais atuais utilizadas no tratamento do Transtorno no Déficit de Atenção e Hiperatividade?
Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.