Centro Universitário Fasipe

URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/5

Disponibiliza arquivos digitais de TCCs de acadêmicas, monografias ou artigos da Unifasipe

Notícias

www.fasipe.com.br

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    A importância da fisioterapia no tratamento da incontinência urinária em idosas
    (2023) Silva, Ana Cricia Sousa; Villa, Larissa S. Carvalho
    A incontinência urinária (IU) é considerada um distúrbio e não uma patologia do assoalho pélvico. A prevalência da IU é maior em mulheres idosas, os fatores contribuintes para a incontinência urinária incontrolável são numerosos e multifatoriais, e o impacto na saúde vai além do físico. Assim, este estudo tendo como tema, A importância da Fisioterapia Pélvica no Tratamento da Incontinência Urinária em Idosas, teve como objetivo descrever, os mecanismos e procedimentos para o tratamento da incontinência urinária em mulheres idosas, através da fisioterapia pélvica, a partir de uma revisão de literatura, usados como banco de dados livros, revistas e artigos. A fisioterapia pélvica tem se mostrado eficaz no tratamento da incontinência urinária e deve ser a primeira linha de tratamento conservador. Ressalta ainda que as principais medidas fisioterapêuticas devem ser utilizadas em prol do fortalecimento da musculatura pélvica. Através de recursos, como, os cones vaginais, o biofeedback e a eletroestimulação que podem ser aplicados para esse fim, porém, sempre associados à cinesioterapia e orientações que promovam a prevenção da perda de urina.
  • Item
    Efeitos benéficos da prática de exercício físico regular na qualidade de vida do idoso
    (2018) Davinci, Leticia Liliam; Paulis, Rafael Luiz Barbosa
    O envelhecimento é um processo gradativo que envolve fatores fisiológicos, biológicos, sociais e psicológicos, porém considerar somente a cronologia não é o suficiente, é preciso envelhecer com qualidade de vida. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo analisar de que modo a prática de exercício físico regular auxilia na qualidade de vida da pessoa idosa e, para garantir a adequada compreensão da temática, definiram-se os objetivos específicos em: verificar os principais fatores fisiológicos, cronológicos e suas consequências no processo de envelhecimento; identificar quais os efeitos de bem-estar físico e emocional da prática de exercício físico em idosos; relatar algumas patologias que possam interferir na qualidade de vida dos idosos participantes desta pesquisa; enumerar os motivos que levam os idosos a praticar exercício físico e analisar a percepção do idoso em relação aos benefícios da prática regular de exercício físico sobre sua qualidade de vida. Este estudo se caracterizou como pesquisa de campo, utilizando abordagem qualitativa, tendo sido aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas com dezoito pessoas idosas com a idade acima dos 60 anos, que praticam exercícios físicos regularmente. A partir da aplicação do questionário, os resultados obtidos foram analisados e interpretados, constatando-se que todos os pesquisados perceberam melhorias na qualidade de vida depois de iniciarem a prática de exercício físico e, dentre os vários benefícios citados, os mais mencionados estão relacionados à maior disposição física, redução de dores, sensação de bem-estar e melhora na qualidade do sono, ou seja, estes aspectos citados contribuem para a melhor qualidade de vida dos idosos pesquisados. Todos os resultados foram positivos quanto às patologias questionadas tanto físicas como psicológicas e a incidência de quedas por desequilíbrio teve destaque. Dessa forma, acredita-se que a prática regular de exercício físico orientado e planejado deve ser adotada para a prevenção e em casos de diagnósticos de patologias, pode ser um auxiliar como tratamento não farmacológico, revelando-se imprescindível na vida dos idosos, podendo contribuir efetivamente para que tenham uma melhor qualidade de vida.
  • Item
    Qualidade de vida e funções executivas de idosos que participam de grupo de lazer
    (2020) Holschucu, Luana Lidiane; Medeiros, Luiza Alvarenga Marques de
    Atualmente, o aumento da população idosa é observado no Brasil e no mundo, portanto, a longevidade humana está em constante crescimento. O envelhecimento é um processo natural na vida do ser humano, um processo que esta pesquisa buscará evidenciar, ressaltando a qualidade de vida de idosos que participam de grupo de lazer e como essa participação pode contribuir para a manutenção das funções executivas, tais como memória, atenção, inteligência e linguagem. Neste sentido, estudar a qualidade de vida na população idosa é fundamental, visto que engloba os aspectos físicos, psicológicos, relacionamentos interpessoais e demandas relacionadas à saúde e educação, fatores estes, que podem ser identificados e mensurados. O objetivo deste estudo foi o de evidenciar a qualidade de vida e as funções executivas em idosos que participam de grupo de lazer, através da identificação dos principais elementos que evidenciam esses fatores, correlacionados a convivência dos idosos no grupo de lazer. O presente estudo foi realizado no município de Sinop-MT, presencialmente com os participantes do Clube de Idosos São Francisco de Assis, com uma amostra de 16 idosos que frequentam o grupo de lazer do clube. O levantamento de dados foi realizado através da aplicação de dois instrumentos escolhidos, o WHOQOL-Bref para identificação dos elementos de qualidade de vida e o Mini Exame do Estado Mental (MEEM) para avaliação da qualidade das funções executivas dos idosos. Como resultado da pesquisa, foi possivel identificar que as funções executivas de idosos que participam de grupo de lazer estão preservadas; pôde-se também avaliar quais são os elementos que compõem a qualidade de vida deles.
Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.