Centro Universitário Fasipe

URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/5

Disponibiliza arquivos digitais de TCCs de acadêmicas, monografias ou artigos da Unifasipe

Notícias

www.fasipe.com.br

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 15
  • Item
    Microagulhamento e radiofrequência no rejuvenescimento facial
    (2021) Seefeldt, Sueli Cristina; Gois, Monica Teixeira
    O envelhecimento é um processo que faz parte da vida de todos os seres humanos, o mesmo ocorre de forma natural e é inevitável. Porém há pessoas que se preocupam demais com a aparência e recorrem aos mais variados tratamentos estéticos, para poder retardar o máximo possível este processo. Dentre os vários tratamentos e aparelhos existentes na área da estética, o presente estudo tem como objetivo, trazer informações relevantes sobre o uso do microagulhamento e da radiofrequência no rejuvenescimento facial. São procedimentos que tem como função tratar rugas, linhas de expressão, cicatrizes e flacidez. O microagulhamento estimula a síntese natural de colágeno e a radiofrequência remodela as fibras de colágeno. O colágeno, é uma das proteínas mais abundantes no corpo humano, porém com o passar dos anos, vai ocorrendo modificações em suas propriedades e diminuindo cada vez mais a sua produção, necessitando assim, de meios para estimular a sua formação. Em suma, pode-se verificar, que tanto o microagulhamento como a radiofrequência, melhoram aspectos relacionados ao envelhecimento e ajudam a prevenir o mesmo.
  • Item
    Intervenções fisioterapêuticas para redução dos níveis pressóricos em pacientes idosos com hipertensão arterial sistêmica
    (2023) Souza, Marcieli Cabral de; Martini, Mayse D. M.
    A Hipertensão Arterial Sistêmica é uma condição multifatorial caracterizada pela elevação de pressão arterial, podendo ser agravada por fatores modificáveis ou não, sendo fator de risco para ocorrência de eventos cardíacos. As alterações fisiológicas na população idosa tornam esse grupo mais vulnerável a complicações cardiovasculares. Entretanto, a fisioterapia pode contribuir para seu controle, atribuída a resultados de respostas fisiológicas hipotensivas, sendo vista como forma de manutenção pressórica não medicamentosa, favorecendo ao aumento da qualidade de vida no envelhecimento. De acordo com Fecchio et al., (2017), a fisioterapia propõe formas de prevenção e tratamento através de exercícios terapêuticos que acarretam respostas hemodinâmicas e hormônios vasodilatadores, além do aumento da capacidade cardiorrespiratória e resistência musculoesquelética, fatores essências para reabilitação e prevenção de danos cardiovasculares para a população idosa. Essa revisão teve como objetivo analisar estudos que relacionam a prática de diferentes modalidades da fisioterapia, como os tipos de exercício físico, para o controle da hipertensão arterial na terceira idade e sua influência sobre o fenômeno da hipotensão pós-exercício, durante o momento de repouso. Com base nessa afirmação, esse estudo é uma revisão da literatura de artigos, revistas e monografias publicadas, buscadas nas bases SciELO, LILACS e PubMed. Conclui-se resultados satisfatórios para a intervenção fisioterapêutica na redução da pressão arterial do idoso, onde tem influência para a diminuição de quadros cardiovasculares, renais e cerebrais.
  • Item
    Os benefícios da fisioterapia na qualidade de vida do idoso
    (2023) Silva, Erika Gomes da; Colli, Tabata Lasisa Didomênco B.
    Nota-se que o processo de envelhecimento vem acompanhado de vários conjuntos de alterações do qual acomete a execuçãode habilidades motoras, algumas alterações patológicas como Alzheimer e Parkinson podem prejudicar a independência dos mesmos, causando mudanças nos aspectos psicológicos, sociais e culturais, frente a isso, a fisioterapia mostra-se com papel de suma importância, na prevenção e recuperação das alterações cometidas ao decorrer da idade, podem desfrutar de alguns recurso e técnicas dessa área como pilates, hidroterapia, cinesioterapia, gameterapia que contribui para serem obtidos inúmeros benefícios como melhora da resistência, força muscular, coordenação, equilíbrio, flexibilidade articular, correção postural, aumento da capacidade respiratória, contribuindo assim para redução de quedas nos idosos e alterações funcionais, promovendo os últimos anos de vida com autonomia, confiança, independências, bem estar físico, social e psicológico, portanto a fisioterapia é indispensável para um envelhecimento saudável e uma qualidade de vida para os idosos.
  • Item
    Uma abordagem multidisciplinar e o pilates aquático na diminuição de quedas em idosos
    (2020-12-01) Bormann, Ananda Roberta; Fabiano, Micaely; Parrela, Jocemara Souza
    O envelhecimento é uma realidade no Brasil e, em todo o mundo é caracterizado por um processo fisiológico, morfológico e psicológico de aspecto progressivo, que qualquer indivíduo está suscetível a desenvolver. Com a chegada do envelhecimento o sistema fisiológico fica propício à diversas alterações no organismo, uma das principais alterações que acometem é a perda da massa muscular, diminuição da estabilidade do corpo, alterações hormonais e disfunções posturais, as mesmas podem ser prevenidas com uma boa alimentação e a prática de exercício físico, com o passar do tempo e com o avanço da idade, ocorrem modificações anatômicas e fisiológicas principalmente nos sistemas: nervoso, muscular e esquelético, que acarretam déficit motor e sensorial que dificultam as respostas motoras e sensoriais e o controle corporal, que reduz a capacidade funcional e a realização de atividades diárias do idoso, o foco da fisioterapia aquática é utilizar diversos métodos de exercício como forma de prevenção e proporcionar qualidade de vida e vida ativa na sociedade, por este motivo a fisioterapia abrange várias áreas de atuação, dentre elas a hidroterapia que por sua vez é o método mais eficaz para se trabalhar em idosos com instabilidade postural. Este trabalho tem como justificativa contribuir com o conhecimento para estudantes interessados no assunto a fim de informar e atualizar sobre benefícios da hidroterapia associada a cinesioterapia relatados na literatura do estudo que se mostra eficaz no retardamento do envelhecimento. Tem como objetivo revisar os efeitos do método Pilates Aquático na instabilidade postural, força muscular e flexibilidade em idosos de 60 a 75 anos.
  • Item
    Os benefícios da hidroterapia como tratamento da lombalgia em idosos: uma revisão bibliográfica
    (2021-11-30) Conceição, Izaquiel dos Santos da; Scain, Jessica; Melluzzi, Mayse Doro
    Atualmente, a sociedade acredita em uma expectativa de vida cada vez mais alta. O envelhecimento é um processo natural, dinâmico, progressivo e irreversível, sendo um fenômeno pessoal e de variabilidade individual, ou seja, que varia de indivíduo para indivíduo. Ao longe desse processo ocorre uma series de alterações, tais como, biológicas, psicológicas e sociais. A fisioterapia gerontológica é de extrema importância, pois é o fisioterapeuta que trabalha para com a conservação da função motora e cognitiva do idoso. Proporcionando ao mesmo, retardamento de incapacidades decorrentes do processo de envelhecimento, para melhorar a qualidade de vida e atividade de vida diária do idoso. A reabilitação aquática diferese do solo, além das propriedades físicas, ocorre a diminui da ação da gravidade, permitindo exercícios tridimensionais, sem risco de quedas, facilita os exercícios de relaxamento e fortalecimento, em um ambiente agradável e de fácil socialização. Todos esses fatores, em conjunto, contribuem para a melhora da confiança e autoestima do paciente. Para elaboração deste trabalho foi realizada uma revisão bibliográfica de caráter exploratório e descritivo, a busca para pesquisa se dará em livros, sites, artigos e revistas em sites científicos da internet brasileira e estrangeiros, nas principias bases de dados científicos Scielo (Scientific electronic library online); Revista on-line ipog; Estatuto do idoso; Livros de anatomia; Revista Saúde dos Vales, Revista movimenta; Revista Saúde Santa Maria. O método de inclusão será de informações coletadas de artigos publicados entre os anos 2001 e 2021.
  • Item
    Promoção e prevenção para um envelhecimento saudável: contribuição da enfermagem
    (2022-12-12) Abreu, Lais Borges de; Santos, Vanessa Gisele dos
    O envelhecimento, antes considerado um fenômeno, hoje, faz parte da realidade da maioria das sociedades no mundo inteiro. No entanto, não só o acesso a cuidados de saúde de qualidade, mas também a necessidade de enfrentamento de diversos determinantes da saúde, exigindo políticas públicas saudáveis, articulação intersetorial efetiva do poder público e mobilização da população, contudo, se faz necessário trabalhar a ideia de promover a saúde que é um dever de todos. Para isso, as equipes da saúde devem investir na promoção e prevenção da saúde para os idosos. O enfermeiro por sua vez, é fundamental na promoção do envelhecimento saudável, mostrando ao paciente que é importante a manutenção da saúde. Diante disso, o objetivo deste estudo é elencar a importância da assistência de enfermagem para com o idoso na promoção e prevenção da saúde para um envelhecimento saudável. Como visto envelhecer por si só não é um problema, mas na medida em que os anos vão passando, as causas que influenciam na qualidade de vida vão aumentando. Dessa forma, não bastam somente os cuidados de enfermagem para haver a qualidade de vida para o paciente da terceira idade. Esse estudo trata-se de uma revisão da literatura, de natureza exploratória, onde fora realizado pesquisas por meio de busca eletrônica, entre os anos de 2015 à 2022. Com isso, diante da importância da promoção da saúde em nosso meio, o enfermeiro tem uma grande responsabilidade como integrante de uma equipe multiprofissional e deve estar devidamente capacitado para atender às necessidades individuais e coletivas de todos, qualitativa e quantitativamente, principalmente daquelas populações de sessenta anos ou mais.
  • Item
    Efeitos do microagulhamento no tratamento do envelhecimento associado com fator de crescimento
    (2018) GolombieskiI, Elci Marisa; Carvalho, Thaisa Talita
    O envelhecimento é um processo que atinge a todos, levando à diminuição da produção dos fibroblastos, que são responsáveis pela proteína de colágeno e elastina. A procura por tratamentos com rápida recuperação vem crescendo para que assim os indivíduos possam voltar a suas atividades normais, o microagulhamento é uma proposta de tratamento minimamente invasivo, tendo como principal função a estimulação de colágeno, consequentemente a minimização dos sinais de envelhecimento. A associação dos fatores de crescimento garantem resultados mais eficazes pois atuam na proliferação, crescimento, sobrevivência e migração das células. Esse tratamento pode ser realizado por profissionais da área da estética, quando o objetivo for a estimulação da produção de colágeno. Este trabalho teve como objetivo verificar a eficácia do microagulhamento associado com o fator de crescimento no tratamento do envelhecimento cutâneo. Para a realização desta pesquisa, foi utilizado pesquisa de campo, exploratória com abordagem qualitativa, visando aprofundar conhecimentos sobre a técnica e produzir novas informações relevante sobre o tema. Dos quatros voluntários submetidos ao tratamento obteve-se resultados satisfatórios, observando melhoras significativas nas linhas de expressão, rugas, textura e brilho da pele, sendo assim uma ótima opção de tratamento para o rejuvenescimento da pele.
  • Item
    Benefícios da radiofrequência com associação da vitamina C para rejuvenescimento facial.
    (2018) Trevisan, Juciely; Bianchini, Ana Caroline
    A procura por uma pele mais jovial é cada vez mais frequente e, com isso, novas tecnologias surgem no mercado, dentre elas, a radiofrequência, que é indicada em tratamentos para a melhoria do contorno facial, na diminuição de rugas e sulcos, no combate à flacidez cutânea e juntamente à vitamina C, pode compreender atividade antioxidante, despigmentante, agir na redução dos sinais do fotoenvelhecimento e combate às rugas. Portanto, a radiofrequência isolada e combinada à vitamina C, revela-se efetiva nos tratamentos de linhas de expressão e rugas e, consequentemente, contribui para elevar a autoestima de quem procura esse tratamento. Assim, este trabalho constitui-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, tendo realizado revisão de literatura sobre benefícios da radiofrequência com associação da vitamina C para rejuvenescimento facial. Foi desenvolvido protocolo em quatro modelos com idade entre 48 e 54 anos no período de 14 de março a 18 abril de 2018, realizando seis sessões, iniciando com a ficha de anamnese para assegurar maior segurança ao tratamento e, ao final, aplicado um questionário para percepção dos resultados pelas modelos. A análise dos resultados foi realizada através de fotos que registraram o antes e o depois da pesquisa. Constatou-se que ambos os tratamentos geraram uma melhora significativa, sendo que a combinação da radiofrequência com a vitamina C não apresentou resultados significativos a mais em comparação ao tratamento somente com a radiofrequência, o que se justifica pela variação do tipo de pele, idade e cuidados associados no decorrer do procedimento. O profissional de Estética, devidamente qualificado, desempenha com segurança suas funções, auxiliando na promoção do bem-estar físico e emocional das pessoas que o procuram.
  • Item
    Os benefícios dos fotoprotetores e da vitamina E na prevenção do envelhecimento precoce facial.
    (2018) Dassi, Daiane Joanella; Moresco, Brenda Valeria
    Com o aumento da radiação solar UVA e UVB na superfície terrestre, o envelhecimento cutâneo precoce tem sido motivo de preocupação para muitos, as medidas de prevenção devem começar deste a infância com o uso de protetores solares e vitaminas antioxidantes que exercem função nas principais radiações. Os fatores que afetam a saúde da pele ocasionam o envelhecimento precoce são os fatores intrínsecos de natureza genética e os fatores extrínsecos causados pela exposição solar e uma variável de fatores ambientais, induzindo até mesmo o câncer de pele. A vitamina E sendo lipossolúvel e um potente antioxidante encontrado em grande quantidade nos vegetais e frutos, exercendo função de cofator em reações enzimáticas, principalmente nas reações de oxidação e redução. Por ser antioxidante é usado em protetores solares na prevenção da radiação UVA e UVB. Como sustância de uso tópico o filtro solar é capaz de refletir ou absorver as radiações ultravioletas que atingem a pele, tendo como finalidade minimizar e prevenir os efeitos danosos capazes de causar queimaduras solares, manchas, apresentar sinais de envelhecimento cutâneo como linhas de expressão, rugas até mesmo o desenvolvimento do câncer de pele. Para garantir a proteção da pele há a necessidade do uso correto da fotoproteção e das medidas preventivas. Como a pele é o órgão que mais entra em contato com a radiação solar faz-se necessário o uso de medidas prevenção, como conscientizar a população do uso diário do protetor solar, sendo o principal meio para evitar os efeitos danosos da radiação ultravioleta para o retardo e diminuição do envelhecimento precoce que atinge a população consideravelmente. Como estudo metodológico trata-se de uma revisão de literatura descritiva, exploratória com abordagem qualitativa. O objetivo geral é relatar à importância do uso dos fotoprotetores e da vitamina E na prevenção do envelhecimento precoce e como objetivos específicos descrever sobre a pele, relatar os danos causados a pele pelos raios ultravioleta e descrever sobre a importância do uso da vitamina E na prevenção do envelhecimento precoce. Os critérios de inclusão serão artigos publicados entre os anos de 2000 á 2017 disponíveis na íntegra.
  • Item
    Conhecimento de mulheres sobre o uso de ativos antienvelhecimento
    (2018) Cardozo, Gislaine Karoline de Andrade; Dresch, Aline Cristina dos Santos
    O envelhecimento é processo natural que acontece com os seres humanos, no entanto, com a sua chegada, surgem rugas, manchas, flacidez e a pele torna-se mais seca, áspera e opaca, fazendo com que muitas mulheres, especialmente, recorram a tratamentos estéticos. As indústrias do ramo cosmético aumentaram a busca por ativos para tratar e prevenir os sinais do envelhecimento, sendo que os mais utilizados para essa finalidade, são as vitaminas C e E, ácido mandélico, ácido retinoico, ácido salicílico, ácido glicólico, pantenol, ácido hialurônico e o protetor solar. Sendo assim, o objetivo desse trabalho foi o de verificar o conhecimento de mulheres de 20 a 60 anos sobre o uso de ativos antienvelhecimento, a partir de uma pesquisa de campo, exploratória com abordagem quali-quantitativa. A realização dessa pesquisa mostrou que, das mulheres pesquisadas, 78% fazem uso de ativos antienvelhecimento, sendo os mais utilizados o protetor solar e a vitamina C, cujo uso se dá somente com 50% delas diariamente. As manchas de pele representam o motivo principal para o uso dos produtos, no entanto, evitar e prevenir o envelhecimento, manter a pele jovem e diminuir e prevenir rugas também foram expressivamente citados, observando-se que a maioria mostra-se satisfeita com os resultados obtidos com o uso dos ativos. Os resultados sugerem que a maioria das mulheres se preocupa com a imagem pessoal e busca por recursos para se manter jovem e bonita por mais tempo, justificando, assim, o uso de ativos antienvelhecimento com o objetivo de prevenir os sinais do envelhecimento e rejuvenescer a pele, aumentando, dessa forma, sua autoestima.
Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.