Centro Universitário Fasipe

URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/5

Disponibiliza arquivos digitais de TCCs de acadêmicas, monografias ou artigos da Unifasipe

Notícias

www.fasipe.com.br

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Item
    Uma nova proposta de sede para o CRAS - Centro de referencia de Assistência Social de Feliz Natal - MT
    (2019) Amorim, Ingryd Leal; Nachbar, Vanessa De Abreu
    Reconhecer a importância dos serviços desenvolvidos pelo Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) é fundamental para criar ambientes que possibilitam um melhor desenvolvimento das atividades ofertadas, como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) com crianças, adolescentes, adultos e idosos, de modo que não prejudique o principal serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). O estudo teve como ponto de partida identificar as dificuldades encontradas pelas assistentes sociais, famílias e a falta de estrutura na sede existente no município de Feliz Natal. Diante disso, a metodologia adotada para a pesquisa foi a visita ao local, buscando o melhor esclarecimento e entendimento sobre o espaço físico, estudos bibliográficos e exploratórios com artigos, livros e revistas, para demonstrar a importância de uma nova sede para o CRAS do município. O objetivo do estudo é propor um novo edifício para o Centro e abordar a importância do CRAS e dos serviços desenvolvidos por ele. Através da elaboração de espaços apropriados para as atividades desenvolvidas ali, como o atendimento assistencial social, garantindo conforto aos usuários. Propor a utilização de materiais sustentáveis que possam contribuir para a redução do impacto ambiental, jardins e uma estrutura física propícia ao atendimento e acolhimento de famílias em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para o bem-estar de todos que utilizarem desse espaço.
  • Item
    O uso excessivo da tecnologia no ambiente familiar e os impactos negativos na relação entre pais e filhos
    (2022) Rieger, Daiane Couto; Freitas, Poliana L.
    No decorrer da história da humanidade, a tecnologia se fez presente na vida dos seres humanos, podendo ser compreendida como o resultado do estudo e do entendimento de fenômenos através de métodos científicos, sendo o seu intuito a resolução de problemas. Entretanto, quando se fala de tecnologia na atualidade, associa-se logo aos vários dispositivos de telas, como smartphones, tablets, notebooks, aparelhos celulares, televisores e computadores; recursos estes, aos quais uma grande parcela da sociedade tem acesso e utiliza frequentemente. Pesquisas já constataram que a utilização dessas tecnologias está ocorrendo de modo excessivo por muitas pessoas, e o ambiente familiar é um dos espaços em que se é possível identificar esta problemática. Sendo a família o primeiro grupo social de um indivíduo, em que este começa a construção de sua psique, o uso desmedido de tecnologias pode tornar vulnerável o relacionamento entre seus membros. Diante disso, o objetivo deste estudo foi analisar como o uso excessivo da tecnologia no ambiente familiar pode gerar impactos negativos na relação entre pais e filhos. Para tanto, a pesquisa utilizou como método a pesquisa bibliográfica, que tem por finalidade o levantamento teórico de materiais já publicados na área de estudo, disponíveis em livros e bases de dados como Google Acadêmico, Scielo e acervos digitais de universidades. Sendo assim, foi possível concluir que o uso excessivo de tecnologias vem causando prejuízos na comunicação, interação e convivência dos membros da família, o que acaba trazendo também danos aos vínculos familiares. Já na relação entre pais e filhos, as telas vêm gerando o distanciamento físico e afetivo, bem como, levando os pais a não concederem a atenção necessária para seus filhos.
  • Item
    Altas habilidades e superdotação: um estudo de caso
    (2022) Defáveri, Helga Strital; Bertoco, Carla Florido
    O presente trabalho apresenta informações pertinentes sobre as Altas Habilidades e Superdotação. Se propõe a elencar métodos e técnicas para que familiares e demais envolvidos consigam identificar essas crianças com mais precisão, minimizando assim o sofrimento imputado a eles. A inclusão escolar é um assunto debatido em todo mundo, este tema está presente nas propostas políticas a nível nacional e internacional e é muito mais abrangente do que apenas implementar programas, políticas e estratégias, pois é imprescindível que a escola faça parte dessas mudanças, se adaptando as características e necessidades desses alunos. Objetiva-se reforçar a necessidade de aprofundar os estudos acerca das AH/SD elucidando com clareza seu conceito, como o papel da família é fundamental no desenvolvimento dessa criança e como a escola inclui esses indivíduos, apresentando o valor do psicólogo nesse contexto. Para tanto será realizada uma pesquisa qualitativa, o período de publicação do material consultado engloba alguns periódicos pontuais de 1979, 1992 e 1995, sendo o restante a partir do ano 2001, computando 61 em seu total. Terá como base um estudo de caso, que trará os caminhos e processos percorridos pela família desde as primeiras observações. Para esse fim utilizou-se como abordagem teórica a Terapia Cognitivo Comportamental. Ao término deste estudo comprovou-se a eficácia da TCC para a regulação emocional, para o perfeccionismo excessivo e uma melhora expressiva da flexibilidade cognitiva, todas características de Altas Habilidades e Superdotação.
  • Item
    Atuação do fisioterapeuta na atenção primária do Sistema Único de Saúde no Brasil
    (2021-11-30) Souza, Ketyla Regina da Silva; Melluzzi, Mayse Doro
    Este trabalho possui como objetivo analisar a inserção do profissional fisioterapeuta na atenção primária à saúde no Brasil. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e análise de literatura para obter uma compreensão da trajetória da fisioterapia e seu campo de atuação e realizar pesquisas a respeito do Sistema Único de Saúde e seu desenvolvimento. O fisioterapeuta está qualificado para trabalhar em todos os níveis de atenção à saúde, embora sua prática ainda seja fortemente voltada para a reabilitação, o que dificulta a incorporação desse profissional à equipe de atenção básica. No entanto, o presente estudo mostra que o fisioterapeuta pode trazer inúmeros benefícios à sua intervenção na atenção primária à saúde, como por exemplo, garantir o vínculo entre prevenção e promoção da saúde, realizar diagnósticos fisioterapêuticos e fornecer medidas a fim de aumentar a qualidade de vida. Conclui-se que a fisioterapia é de grande valor para as comunidades que utilizam esses serviços, além de favorecer a melhoria da qualidade de vida e longevidade dos pacientes.
  • Item
    Impacto psicológico da família ao receber o diagnostico de autismo
    (2020) Ribeiro, Amanda Gracielly; Bertocco, Carla Florido
    O Transtorno de Espectro Autista define-se pelo comprometimento em três domínios do desenvolvimento: interação social, habilidade de comunicação, interesses restritos e estereotipados. As particularidades comportamentais relacionadas ao grau do transtorno, refletem no ambiente familiar, gerando estresse e outros sentimentos. O diagnóstico de autismo é inteiramente clínico e, a partir de então, geram-se sentimentos complexos nos pais, que vão da negação, vindo da expectativa do filho típico, passam pelo estresse, por muitas vezes ansiedade e depressão, culpa e, finalmente, chegam à aceitação e à ressignificação, tornandose engajados na causa, em busca de atender as demandas e os direitos do seu filho. O presente estudo objetivou apresentar os impactos psicológicos da família ao se deparar com o título diagnóstico de autismo, e a importância do profissional de Psicologia neste contexto. No que compete à metodologia, é uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, cujas informações foram coletadas através de um questionário online enviado por meio eletrônico e, posteriormente, foram apresentadas as conclusões acerca do assunto, com o intuito de identificar os principais impactos à família, no que tange ao matrimônio e à relação conjugal, às relações fraternais e às mudanças na rotina familiar; bem como o apoio do psicólogo para a criança e sua família. Ao final deste estudo, constatou-se que os sentimentos mais apontados pelos pais foram ansiedade, estresse, culpa e aceitação. E indicaram as mudanças que ocorreram em diversas áreas da vida: na relação conjugal, apontam principalmente o sentimento de sobrecarga; na área profissional, evidenciaram as adequações de horário e alterações na rotina familiar. Ainda, citam a dificuldade em encontrar uma rede profissional de apoio capacitada.
Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.