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    Bruxismo na infância: a importância do diagnostico, das características e do tratamento dessa condição parafuncional
    (2018) Davanso, Isabelle Christine de Almeida; Amorim, Isadora Tabacchi
    O bruxismo tem como definição atividade parafuncional do sistema mastigatório, caracterizada por movimentos não funcionais da mandíbula, onde a pessoa aperta, range ou bate os dentes, de forma contínua, podendo ter ou não ruídos. Essas práticas parafuncionais são danosas e têm grande importância no desenvolvimento da Disfunção Temporomandibular (DTM’S), pois os músculos da mastigação geralmente estão causando fadiga muscular sucedendo em desgaste anormal e o amolecimento pelo ranger e apertar dos dentes. O bruxismo tem sua prevalência na fase da infância logo após o aparecimento dos dentes decíduos ou ao iniciar a adolescência, sem distinguir sexo: masculino ou feminino. Os sinais e sintomas são desgastes nas faces incisais dos dentes anteriores e oclusais nos posteriores, com mobilidade e sensibilidade dentários, fratura de cúspides, restaurações e hipertonicidade dos músculos mastigatórios. Para se obter um diagnóstico exato o cirurgião-dentista deve examinar meticulosamente a dentição decídua, realizando uma a anamnese completa em local agradável e tranquilo, sempre com os pais ajudando nas informações sobre a história médica geral, queixa de dor, relacionamento familiar, social e perfil psicológico da criança. O tratamento odontológico para o bruxismo, na infância é voltada para a proteção do dente, fazendo diminuir o ranger, aliviando dores faciais e temporais, promovendo assim, melhorias no sono. O objetivo deste trabalho é mostrar através de uma revisão de literatura a importância do cirurgião dentista no diagnóstico do bruxismo desde a fase infantil, apresentando as características clínicas, sinais e sintomas e seu tratamento.
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    O uso excessivo da tecnologia na infância e seus impactos psicológicos e sociais
    (2020) Silva, Francislaine Wuges Cabreiras da; Ceribino, Márcia Cecília
    O presente estudo visa analisar por meio de uma revisão da literatura e de pesquisa qualitativa descritiva, a forma de como a tecnologia se torna influente durante o período de infância, sendo assim, será abordado os principais aspectos de como as famílias desta nova geração estão lidando com o mundo digital, ressaltando a importância do brincar infantil, a importância da família e seu afeto com o outro e como se dá a socialização dos indivíduos no mundo hodierno, também será apresentado as devidas orientações pressupostas pelos autores sobre os benefícios e principalmente sobre os malefícios que a tecnologia vem trazendo para crianças de 2 a 6 anos, explanando como a Psicologia pode contribuir neste novo assunto do século XXI. Finalmente, serão apontadas as opiniões dos autores sobre a preocupação do relacionamento atual com a tecnologia nesta fase da infância, visto o excesso do uso de aparelhos eletrônicos e como é possível usar a tecnologia para o bem pessoal sem interferir no ambiente social e emocional.
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