Centro Universitário Fasipe

URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/5

Disponibiliza arquivos digitais de TCCs de acadêmicas, monografias ou artigos da Unifasipe

Notícias

www.fasipe.com.br

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    Atuação da Fisioterapia na escoliose idiopática em crianças na idade escolar
    (2020-12-12) Fatori, Livia Shiraishi; Mendes, Vanessa Camila Gotardo; Carvalho, Fabiano Pedra
    A escoliose idiopática é um desvio postural onde ocorre uma curvatura na coluna vertebral, e pode estar associada à rotação dos corpos vertebrais. De acordo com sua etiologia, esses desvios podem ser classificados em estruturais e não estruturais, e suas curvaturas podem ser desenvolvidas em “C” ou “S”. As crianças em idade escolar estão em uma fase de acomodação de suas estruturas anatômicas, e é nesta fase em que seu período de crescimento desenvolvem a maioria dos problemas posturais, que resultam em alterações como a escoliose, hiperlordose, hipercifose, cervicalgia, lombalgia e dorsalgia, que prejudicam o seu desenvolvimento normal. Esta revisão tem como objetivo compreender as possíveis causas comuns desses desvios posturais, relacionados aos hábitos na idade escolar. Diante destas complicações estruturais será abordado a importância das adequações e orientações no ambiente escolar. A metodologia aplicada neste trabalho científico está fundamentada em levantamentos bibliográficos. Conclui-se que a Fisioterapia preventiva no período escolar desencadeia a implementação de programas de correção postural adequados para propiciar bons resultados. Assim, as medidas preventivas devem ser tomadas, educando as crianças sobre as posturas adequadas ao realizar suas atividades de vida diária, para que se evite o comprometimento do sistema músculo esquelético.
  • Item
    Importância da ergonomia em canteiros de obras
    (2020) Nascimento, Guilherme de Castro; Carvalho, Marcos Fernandes de; Oliveira, Weslley Silva
    A ergonomia está relacionada aos aspectos físicos e psicológicos do indivíduo, estando os parâmetros ergonômicos ligados ao seu ambiente de trabalho. Assim, faz-se necessário que o ambiente de trabalho se adapte ao homem e nunca o contrário. Não é muito comum de se encontrar aqui no Brasil a utilização da ergonomia em canteiros de obras, devido, principalmente, à falta de interesse das empresas, uma vez que esse tipo de serviço gera despesas com profissionais dessa área de ergonomia, os quais trabalham na orientação dos operários das obras. Sabe-se, no entanto, que a falta da ergonomia pode causar doenças ocupacionais como, por exemplo, lesões no músculo ou lesões por esforço repetitivo, levando o colaborador a ficar ausente de suas tarefas. Ademais, estudos mostram que a má postura e a curvatura da coluna são os erros mais comuns dentro de um canteiro de obras, podendo resultar em dores para os profissionais. Sob tais aspectos, o objetivo deste trabalho foi alertar para a importância da ergonomia no meio da construção civil, mostrando, ainda, quais são os problemas encontrados pela sua ausência.
  • Item
    Os beneficios do RPG em pacientes com hérnia de disco lombar
    (2018) Montanhana, Kamilla de Oliveira; Silva, Ereni Ramos da; Nascimento, Alan Jeferson do
    Este estudo tem como objetivo, demostrar a atuação da Fisioterapia e do RPG para a detecção e tratamento da hérnia discal lombar diminuindo a indicação cirúrgica. Ao longo dos anos com auxílio da má postura, das mudanças de posições incorretas, como sentar, levantar, deitar, atividades físicas e afazeres no dia a dia, que vão causando impactos evoluindo para uma hérnia de disco, que pode ser definida como um processo contínuo de degeneração discal, provocando a migração do núcleo pulposo além dos limites fisiológicos do ânulo fibroso. A Fisioterapia cada vez mais, vem ganhando espaço com os tratamentos conservadores. As técnicas manuais, no caso do RPG que utiliza em pacientes, após uma avaliação, para saber qual é o grau e a característica da sua hérnia de disco, e assim melhorar as dores a limitação do movimento diminuindo assim as indicações cirúrgicas, e a invalidez. A revisão bibliográfica foi desenvolvida e fundamentada a partir da análise dos artigos científicos obtidos no Google Acadêmico e na base de dados Sciemtific Eletronic Library Online (Scielo) e Livros de Anatomia, Biomecânica e cinesiologia.
Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.