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    Aplicação de materiais asfálticos recapados de pavimentos flexíveis: estudo de caso
    (2022-12) Miranda, Josimar Martos; Matiazzi, Pedro
    No Brasil, os pavimentos flexíveis integram a maior parte da rede rodoviária, aqual grande parte, se encontra no fim de sua vida útil. Devido a isso, a reabilitação dessespavimentos é uma preocupação atual e onde a seleção do processo de reabilitação dopavimento é dada em função de aspectos técnicos, econômicos e ambientais. No que tange àreabilitação dos pavimentos rodoviários flexíveis, o método da reciclagem permite que osmateriais oriundos de camadas degradadas do pavimento sejam utilizados novamente nareabilitação deste ou de outros pavimentos. Desta forma, a reciclagem de pavimentos flexíveisé uma opção economicamente viável e diplomaticamente correta, devido a viabilizar oreaproveitamento dos elementos, por possibilitar menor extração de recursos naturais,diminuindo os gastos e os impactos ambientais. Diante disso, este estudo visa analisar asvantagens técnicas da reciclagem do material asfáltico deteriorado. Para tal, foram analisadosalguns estudos de caso em rodovias nacionais, com foco em um trecho da BR-163/364 nomunicípio de Jangada – MT, que foi contemplado com a primeira obra rodoviária feita comasfalto reciclado do Brasil. Assim, através de pesquisa bibliográfica foi possível compreendera justificativa da tecnologia de reciclagem adotada, bem como o diagnóstico do trecho algumtempo após a conclusão da obra. Desta forma, pode-se concluir que a adição de teores de 30%de material fresado pode causar uma economia de até 35% na proporção de ligante adicionadona mistura, aumento de rigidez, parcela elástica, módulo de resiliência e resistência a traçãoquando comparado a mistura de referência.
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    Caracterização de jazidas para a possível execução de subcamadas de pavimento localizado na MT - 206
    (2020) Silva, Dheyniffe Souza da; Reiner, Geigibel
    O estado do Mato Grosso e muitas outras regiões do Brasil ainda possuem diversas rodovias não pavimentadas que dificultam o fluxo rápido e seguro de veículos de um lugar ao outro. O pavimento é composto pelas camadas de revestimento, base, sub-base e subleito. Os materiais utilizados nesta composição devem ter as propriedades fundamentais para um bom desempenho do pavimento. Por outro lado, um grande número de jazidas no estado pode ser utilizado como matéria prima, para a construção da estrutura do pavimento, desde que possuam características necessárias para a implantação do pavimento. Sendo assim, este trabalho abordou um estudo de três jazidas localizadas próximas a MT-206 entre as cidades de Paranaíta e Apiacás, que poderão ser utilizadas como material pétreo, para a composição das camadas de um pavimento. Para que o material dessas jazidas seja empregado corretamente, foi realizado a caracterização e classificação dos solos de acordo com o método TRB (Transportation Research Board). Desta maneira, foram realizados os ensaios de Granulometria, Compactação, índice de Suporte Califórnia e Limites de consistência. Após realizados os ensaios foram concluídos que as jazidas J1 e J2 podem ser utilizadas como material nas camadas de subleito e sub-base, e a jazida J3 pode ser utilizada nas camadas de Base, sub-base e subleito por apresentar características que atendem as necessidades de cada camada. Para tanto, a metodologia percorrida trata-se da pesquisa de campo, em que os dados gerados foram analisados segundo o aporte teórico que ampara esta pesquisa. Sendo assim, este trabalho está divido em quatro seções. A primeira irá tratar do aporte teórico, que ampara este estudo. Na sequência, será apresentado os materiais e métodos, depois os resultados e discussão, por fim, a conclusão.
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