Centro Universitário Fasipe

URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/5

Disponibiliza arquivos digitais de TCCs de acadêmicas, monografias ou artigos da Unifasipe

Notícias

www.fasipe.com.br

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    A Fé como ferramenta auxiliar no processo terapêutico
    (2022) Lima, Deborah Denise Vieira; Oliveira, Simone Ferreira de Sousa
    Ciência e Religião, nem sempre caminharam em direções opostas, pelo contrário, durante muito tempo, caminharam paralelamente, descobriram-se e desenvolveram-se lado a lado, complementando-se e apontando o caminho uma para a outra. O objetivo deste trabalho, foi identificar como a fé pode auxiliar no processo terapêutico mediante análise de questionário aplicado aos profissionais da aréa da saúde e pacientes. Esta pesquisa se constituiu de um esquema técnico de pesquisa bibliográfica, o texto se estruturou com base na história do desenvolvimento da Ciência e da Religião, fazendo uso de banco de dados disponíveis como livros, SciELO, Periódicos, Google Acadêmico e outros, contudo, foi necessário ampliar o arcabouço de literaturas devido à complexidade histórica do tema, buscando publicações, tanto mais antigas advindas do ano de 1988, aproximadamente, como mais recentes publicadas em meados de 2020. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo com análise qualitativa, visando o aprofundamento das teorias para uma melhor compreensão da relação entre Ciência e Religião no que tange ao seu aspecto terapêutico. O estudo em questão, contou com uma amostra representativa e de conveniência, composta por três Psicólogos, um Psiquiatra e um Fisioterapeuta e seis pacientes de ambos os sexos, maiores de 18 anos que, em algum momento de suas vidas utilizaram a fé como uma ferramenta auxiliar no processo terapêutico. A escolha se deu de forma aleatória e através de indicação. Com a pesquisa conclui-se que a Fé, pode sim, atuar como um recurso terapêutico diante do enfrentamento de doenças ou problemas graves. Neste sentido, a Fé, atua junto com a ciência proporcionando conforto, consolo e esperança, ou seja, essa experiência é vista como um suporte emocional e muitas vezes social, diante das adversidades da vida. A Fé, favorece a possibilidade de olhar sob outros aspectos o processo do adoecer, e permite, a possibilidade de reinterpretar o problema, a dor, o sofrimento ou doença, e diante desse novo olhar, surgem novas maneiras de lidar com os sintomas ou com as circunstâncias adversas.
  • Item
    Importância da fisioterapia ergonômica na melhora da qualidade de vida do trabalhador no setor de estoque
    (2018) Vilalva, Wendell Oliveski; Figueiredo Neto, Ênio
    Este estudo tem como objetivo verificar a importância da contribuição da Fisioterapia Ergonômica para cada colaborador, sua particularidade em seu trabalho como armazenista de uma empresa do segmento de distribuição de alimentos localizado na cidade de Sinop / Mato Grosso. Enfatizando a importância da intervenção do Fisioterapeuta no ambiente de trabalho, onde o objetivo é promover a melhoria da qualidade de vida, a saúde e contribuir para um espaço ergonomicamente correto, evitando possíveis lesões, desconforto, patologias e acidentes.
  • Item
    A visão de adultos jovens e idosos frente ao processo de envelhecimento e exercício físico.
    (2018) Souza, Alecsander Escobar; Ferreira, Rafael da Costa
    Atualmente a maioria dos indivíduos não têm ciência que no envelhecimento o corpo humano coincide com a redução progressiva dos tecidos ativos do organismo levando a perda da capacidade funcional e modificando funções metabólicas, comprometendo assim um envelhecimento bem sucedido. Os processos decorrentes do envelhecimento são progressivos e difíceis de serem identificados pelas pessoas, alguns desses processos podem acarretar em doenças e limitações, prejudicando o caminho para um envelhecimento saudável, levando em consideração a problemática desta pesquisa, questionou-se: Quais os conhecimentos da população em relação ao envelhecimento e exercício físico? No objetivo geral do trabalho foram analisados os conhecimentos dos indivíduos referentes ao processo de envelhecimento e exercício físico. Já nos objetivos específicos pesquisou-se o envelhecimento de uma perspectiva fisiológica, cognitiva e social aliada com o exercício físico, identificou-se as principais doenças hipocinéticas adquiridas no decorrer do envelhecimento, verificou-se a partir da visão dos participantes do estudo, a importância do exercício físico sobre orientação de um profissional de educação física. Foi realizada uma pesquisa de campo com caráter descritivo, abordando de maneira qualitativa e quantitativa. Os dados foram coletados através de um questionário constituído por 11 questões, abertas e fechadas, onde foi levando em consideração a percepção do indivíduo em relação às questões estabelecidas. A amostra foi constituída por 25 indivíduos, praticante e não praticantes de exercício físico, com idade entre 35 a 75 anos, de ambos os sexos, residentes na cidade de SINOP-MT, selecionados de maneira aleatória não probabilística, sendo um questionário objetivo, limitado em extensão, acompanhado de instrução para melhor esclarecer o propósito da aplicação e facilitar o seu preenchimento. No quarto capítulo foram analisados os dados da pesquisa, observou-se um conhecimento limitado por parte dos indivíduos em relação ao envelhecimento, o que prejudica o reconhecimento de problemas e a busca por melhoras. Em relação ao exercício físico foi destacada a sua importância não só sobre o benefício funcional, como também pelo cognitivo e social. Em relação a importância do acompanhamento profissional ficou clara sua importância mostrando ser mais objetivo com os resultados e segurança ate mesmo um incentivador para pratica de exercício.
Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.