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Resultados da Pesquisa
Item Benefícios das intervenções psicomotoras e do neurofeedback no tratamento de crianças com transtorno de Défict de Atenção/Hiperatividade (TDAH)(2024-07) Miotto, Paolla Bittencourt Corrêa da Silva; Colli, Tabata Lasisa Didomênico BrochO Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em crianças é uma alteração neurobiológica que apresenta como principais sintomas a falta de atenção, a hiperatividade e/ou impulsividade. Além desses sintomas, apresentam também significativas alterações motoras e posturais que impactam de forma significativa na qualidade de vida dessas crianças. Complexo, pois é necessário distingui-lo de outras condições semelhantes. A falta de profissionais especializados para realizar o diagnóstico, tratamento adequado e a escassez de terapias apropriadas para atender a demanda também são desafios consideráveis. Um tratamento adequado é composto por uma equipe multidisciplinar e diferentes abordagens entre elas fisioterapêuticas, são usadas para alcançar a detecção e o tratamento desse transtorno. A psicomotricidade é a base para a eficácia das demais abordagens, com o programa de estimulação psicomotora (PEP) composto por variações de exercícios cinesioterapêuticos podendo ser associado ao neurofeedback, uma técnica inovadora que utiliza através da aplicação de Interfaces Cérebro-Computador (ICC) no ambiente clínico. Este trabalho tem como objetivo descrever o processo completo de construção, desde a especificação até a validação, de uma solução voltada para auxiliar a detecção e tratamento do TDAH, através de testes entre como o MABC-2. Os resultados contidos nesse trabalho são promissores, através dos principais testes motores e os contidos no NF que permite o monitoramento cerebral da criança. Portanto, o tratamento fisioterapêutico se justifica pela urgência de prevenir ou reabilitar atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor na infância, uma vez que essa condição é comum e os indivíduos afetados tendem a enfrentar desafios na adolescência e na vida adulta, contribuindo negativamente para a sociedade. O estudo utilizado nessa pesquisa tratou do método de referência bibliográfica. A pesquisa foi conduzida com base na seguinte questão: Quais são as abordagens fisioterapêuticas mais atuais utilizadas no tratamento do Transtorno no Déficit de Atenção e Hiperatividade?Item Equidade: um olhar humano para o aluno diagnosticado TDAH(2020) Freiria, Mariana Leandro; Bertocco, Carla FloridoEste trabalho teve como objetivo descrever métodos adequados de manejar o aluno portador do TDAH com inclusão, praticando a equidade tendo em vista o seu diagnóstico. A finalidade é contribuir para mudança no cenário da educação básica atual, no qual é possível observar que as instituições, em sua maioria, não estão devidamente preparadas com sua equipe para receber o aluno portador do TDAH. Para isso, por meio da revisão de literatura, o presente trabalho se inicia com a conceitualização do TDAH, aborda a teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Jean Piaget por sua contribuição para a compreensão dos comportamentos das crianças nas diferentes fases do desenvolvimento, apresenta então sinais de alerta que podem ser observados na escola, mostra a importância do trabalho de uma equipe multidisciplinar no tratamento do TDAH enquanto transtorno complexo que é. Entre os profissionais envolvidos no tratamento adequado, dois são o foco deste trabalho: o professor e o psicólogo. Por isso o tópico seguinte aborda o papel do professor, falando da influência do TDAH nas práticas docentes e das limitações sociais do TDAH na educação básica e, a seguir, o estudo aborda o trabalho do psicólogo no tratamento do TDAH, incluindo o trabalho junto aos professores para intervenções em sala de aula e o trabalho com a família e intervenção extra escola. Por fim é apresentado o conceito de equidade, objetivo a ser alcançado na inclusão dos alunos com TDAH no ambiente escolar. Conclui-se então que a intervenção junto ao TDAH, com a inclusão de equipe multiprofissional, a compreensão dos envolvidos objetivando o desenvolvimento da criança, e a evolução com o tratamento difere de criança para criança. E que a inserção dessa criança no mundo depende do olhar com equidade, praticando o respeito, atenção e igualdade.