Centro Universitário Fasipe

URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/5

Disponibiliza arquivos digitais de TCCs de acadêmicas, monografias ou artigos da Unifasipe

Notícias

www.fasipe.com.br

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Item
    COLIVIN como proposta habitacional universitária em Sinop - MT
    (2023) Balin, Julia Gabriela; Moreno, Lays Caroline
    No Brasil, a história das residências estudantis teve início em Ouro Preto, Minas Gerais, pela necessidade de um espaço para alunos e professores de outras cidades que possuíam interesse em estudar ou ensinar na instituição. As primeiras instituições de ensino superior a ofertarem moradia foram a Escola de Farmácia, fundada em 1839, e a Escola de Minas de Ouro Preto, em 1876. A constituição de 1988 e a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no Art 1º em que abrange processos que desenvolvem em meio familiar, convivência humana, trabalho, instituições de ensino, movimentos sociais, organizações civis e manifestações culturais, foram eventos significativos para educação brasileiras nas décadas de 80 e 90. Divergente das conhecidas repúblicas, a partição entre os inquilinos do coliving vai além das contas, os moradores estão intencionalmente juntos para desenvolverem ideias, projetos e experiências em conjunto. A natureza da participação na construção deste modelo não se reflete apenas na formação dos espaços durante o projeto ou nas finalidades econômicas e sustentáveis dele decorrentes, mas também, na gestão de um todo, no cotidiano das pessoas que ali se encontram e na troca de experiências e conexões que tudo isso proporcionaria. Assim, conforme este contexto, a pesquisa expôs a importância em adquirir conhecimento sobre o papel de um arquiteto perante o Coliving como uma proposta habitacional universitária em Sinop - MT. A coleta de dados ocorreu por meio da utilização de 40 artigos de revisão bibliográfica dos bancos de dados Scientific Eletronic Library Online (Scielo), com recorte temporal de 2012 a 2022.
  • Item
    Aplicação dos conceitos da construção sustentável em um parque tecnológico na cidade de Sinop - MT
    (2023) Schmitzhaus, Gustavo Marques; Marques, Pedro Henrique Santana
    O setor da construção civil exerce um papel fundamental no desenvolvimento social e urbano, mas deve-se salientar que o setor também é responsável por gerar impactos no meio ambiente. Diante disso, é preciso pensar em alternativas mais sustentáveis de sistemas construtivos que contribuam para reduzir esses impactos. Entende-se que os parques tecnológicos funcionam como impulsionadores da tecnologia, ciência e inovação em soluções para os desafios comuns e coletivos da sociedade. Dessa forma, o trabalho buscou por meio de pesquisa bibliográfica, entender como os parques tecnológicos podem contribuir para o desenvolvimento sustentável. Além disso, buscou-se entender quais seriam os ambientes de ensino, pesquisa e inovação mais adequados para a população da região de Sinop-MT, por meio de um questionário online. A partir dos estudos analisados, conclui-se que os parques tecnológicos bem sucedidos evidenciam um arranjo dos seguintes atributos voltados à sustentabilidade: base cientifica ou de pesquisa direcionada para o equilíbrio entre os pilares que conectam a sociedade, a economia e o meio ambiente, e a infraestrutura e ampliações inclinadas para o uso adequado dos recursos naturais disponíveis. Quanto aos resultados obtidos com o questionário online, constatou-se que há uma grande demanda por ambientes de ensino, pesquisa e inovação que poderiam ser implementados em um parque tecnológico. Além disso, em ambientes que não apresentaram grande demanda, também poderiam ser implementados, pois os resultados da pesquisa indicaram que uma boa parte desses ambientes presentes em Sinop são classificados como inadequados para a realização de atividades acadêmicas.
  • Item
    O uso excessivo da tecnologia no ambiente familiar e os impactos negativos na relação entre pais e filhos
    (2022) Rieger, Daiane Couto; Freitas, Poliana L.
    No decorrer da história da humanidade, a tecnologia se fez presente na vida dos seres humanos, podendo ser compreendida como o resultado do estudo e do entendimento de fenômenos através de métodos científicos, sendo o seu intuito a resolução de problemas. Entretanto, quando se fala de tecnologia na atualidade, associa-se logo aos vários dispositivos de telas, como smartphones, tablets, notebooks, aparelhos celulares, televisores e computadores; recursos estes, aos quais uma grande parcela da sociedade tem acesso e utiliza frequentemente. Pesquisas já constataram que a utilização dessas tecnologias está ocorrendo de modo excessivo por muitas pessoas, e o ambiente familiar é um dos espaços em que se é possível identificar esta problemática. Sendo a família o primeiro grupo social de um indivíduo, em que este começa a construção de sua psique, o uso desmedido de tecnologias pode tornar vulnerável o relacionamento entre seus membros. Diante disso, o objetivo deste estudo foi analisar como o uso excessivo da tecnologia no ambiente familiar pode gerar impactos negativos na relação entre pais e filhos. Para tanto, a pesquisa utilizou como método a pesquisa bibliográfica, que tem por finalidade o levantamento teórico de materiais já publicados na área de estudo, disponíveis em livros e bases de dados como Google Acadêmico, Scielo e acervos digitais de universidades. Sendo assim, foi possível concluir que o uso excessivo de tecnologias vem causando prejuízos na comunicação, interação e convivência dos membros da família, o que acaba trazendo também danos aos vínculos familiares. Já na relação entre pais e filhos, as telas vêm gerando o distanciamento físico e afetivo, bem como, levando os pais a não concederem a atenção necessária para seus filhos.
  • Item
    Analise comparativa de custos entre o sistema construtivo em alvenaria convencional e sistema construtivo (ICF)
    (2020) Rocha, João Felipe da; Botin, Andreia Alves
    A indústria da construção civil no Brasil passa por um momento de expansão, fazendo com que ocorra um aumento do número de empreendimentos e, consequentemente, maior concorrência no setor, tornando-o mais competitivo. Esse fato promove a busca por tecnologias mais aprimoradas, que possibilitem a simplificação do processo construtivo, gerando uma redução nos custos durante a execução da obra e, ao mesmo tempo, um alto padrão de qualidade. De acordo com a crescente procura por racionalizar essas tecnologias, o método de cálculo e execução por meio do sistema construtivo Insulating Concret Forms (ICF) vem se aprimorando gradativamente em virtude do surgimento de novos materiais e de grupos de pesquisa sobre o assunto, sendo esta técnica cada vez mais utilizada. Um assunto muito abordado no cenário nacional é a análise de custos, sobre o qual diversos autores afirmam ser considerado o sistema mais viável quando comparado a métodos construtivos convencionais. Assim, o objetivo deste trabalho é realizar uma análise comparativa entre o uso do sistema construtivo ICF e alvenaria convencional, através de um estudo de caso, apontando as vantagens de um método em relação a outro e verificando qual é o sistema mais viável. Visto a redução de R$6.372,8 do sistema construtivos em ICF, percebeu-se que o sistema promove uma significativa redução das atividades que não agregam valor ao produto final, sendo potencialmente mais “enxuto”, fator este interessante em empreendimentos que visam à rapidez de execução, redução de desperdícios e maior racionalização.
  • Item
    O uso excessivo da tecnologia na infância e seus impactos psicológicos e sociais
    (2020) Silva, Francislaine Wuges Cabreiras da; Ceribino, Márcia Cecília
    O presente estudo visa analisar por meio de uma revisão da literatura e de pesquisa qualitativa descritiva, a forma de como a tecnologia se torna influente durante o período de infância, sendo assim, será abordado os principais aspectos de como as famílias desta nova geração estão lidando com o mundo digital, ressaltando a importância do brincar infantil, a importância da família e seu afeto com o outro e como se dá a socialização dos indivíduos no mundo hodierno, também será apresentado as devidas orientações pressupostas pelos autores sobre os benefícios e principalmente sobre os malefícios que a tecnologia vem trazendo para crianças de 2 a 6 anos, explanando como a Psicologia pode contribuir neste novo assunto do século XXI. Finalmente, serão apontadas as opiniões dos autores sobre a preocupação do relacionamento atual com a tecnologia nesta fase da infância, visto o excesso do uso de aparelhos eletrônicos e como é possível usar a tecnologia para o bem pessoal sem interferir no ambiente social e emocional.
Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.