Centro Universitário Fasipe

URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/5

Disponibiliza arquivos digitais de TCCs de acadêmicas, monografias ou artigos da Unifasipe

Notícias

www.fasipe.com.br

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    Promoção e prevenção para um envelhecimento saudável: contribuição da enfermagem
    (2022-12-12) Abreu, Lais Borges de; Santos, Vanessa Gisele dos
    O envelhecimento, antes considerado um fenômeno, hoje, faz parte da realidade da maioria das sociedades no mundo inteiro. No entanto, não só o acesso a cuidados de saúde de qualidade, mas também a necessidade de enfrentamento de diversos determinantes da saúde, exigindo políticas públicas saudáveis, articulação intersetorial efetiva do poder público e mobilização da população, contudo, se faz necessário trabalhar a ideia de promover a saúde que é um dever de todos. Para isso, as equipes da saúde devem investir na promoção e prevenção da saúde para os idosos. O enfermeiro por sua vez, é fundamental na promoção do envelhecimento saudável, mostrando ao paciente que é importante a manutenção da saúde. Diante disso, o objetivo deste estudo é elencar a importância da assistência de enfermagem para com o idoso na promoção e prevenção da saúde para um envelhecimento saudável. Como visto envelhecer por si só não é um problema, mas na medida em que os anos vão passando, as causas que influenciam na qualidade de vida vão aumentando. Dessa forma, não bastam somente os cuidados de enfermagem para haver a qualidade de vida para o paciente da terceira idade. Esse estudo trata-se de uma revisão da literatura, de natureza exploratória, onde fora realizado pesquisas por meio de busca eletrônica, entre os anos de 2015 à 2022. Com isso, diante da importância da promoção da saúde em nosso meio, o enfermeiro tem uma grande responsabilidade como integrante de uma equipe multiprofissional e deve estar devidamente capacitado para atender às necessidades individuais e coletivas de todos, qualitativa e quantitativamente, principalmente daquelas populações de sessenta anos ou mais.
  • Item
    Os Impactos psicológicos do isolamento social devido à Pandemia de Covid-19 e a resiliência desenvolvida por idosos no município de Sinop-MT
    (2021) Gandolfi, Aline Vitória; Fortes, Tatiane Favarin Rech
    O presente trabalho de pesquisa buscou encontrar respostas às problemáticas específicas relacionadas à população idosa e o evento pandêmico que chegou ao Brasil no final do mês de fevereiro de 2020. Com a disseminação do novo Coronavírus, o isolamento social foi uma das medidas de biossegurança para conter o contágio e preservar vidas, sendo a população idosa considerada como grupo de risco, devido sua fragilidade física, decorrente da senescência e senilidade do processo de envelhecimento, o isolamento tornou-se de suma importância. O objetivo foi investigar através de uma pesquisa de campo descritiva de natureza qualitativa, quais foram os impactos psicológicos, consequentes deste isolamento social e os níveis de resiliência apresentado por estes indivíduos, bem como as estratégias de enfrentamento utilizadas para superação da adversidade. Concluindo que os sentimentos mais frequentes e intensos, durante este período de isolamento social, foram estresse, tristeza e angústia e que para uma parte da amostra, estes ainda interferem, de alguma forma no contexto saúde mental, de forma geral, apresentaram bons níveis de resiliência e possuem como principais estratégias de enfretamento a religiosidade / fé e as atividades manuais.
Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.