Enfermagem

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    Assistência de enfermagem no cuidado à criança com Transtorno do Espectro Autista
    (2025-06) Queiroz, Clisley Fernanda Oliveira de Lima; Agulhó, Daniela Luzia Zagoto
    Introdução: De acordo com o Ministério da Saúde, o Transtorno do Espectro Autista (TEA), conhecido popularmente como autismo, é uma condição que se caracteriza por perturbações no desenvolvimento neurológico. Essas alterações afetam principalmente a comunicação, o comportamento social e o repertório de interesses da criança, exigindo uma atenção específica e contínua. Nesse contexto, a enfermagem desempenha um papel essencial, pois está presente nas diferentes fases do cuidado, oferecendo suporte não apenas à criança, mas também à família. O olhar sensível, a escuta qualificada e a construção de vínculos são elementos fundamentais da prática de enfermagem, contribuindo para um cuidado mais humanizado, acolhedor e adaptado às necessidades singulares de cada criança com TEA. Objetivo: Descrever a atuação do enfermeiro nas práticas de cuidado voltadas à criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura, que utilizou artigos publicados nos últimos cinco anos em língua portuguesa. Para o desenvolvimento desta pesquisa, as bases de dados estudadas foram a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scielo e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde. Resultados: Foram selecionados 12 artigos para análise da revisão literária. Após análise dos artigos, emergiram as temáticas: Cuidados de enfermagem, capacitação dos profissionais sobre o TEA e a importância da equipe de enfermagem no acolhimento da criança e da família. Discussão: Reconhecer e identificar as dificuldades do diagnóstico precoce do TEA, como identificar o impacto que a família sofre ao saber do diagnóstico da criança, potencializa o cuidado de enfermagem, buscando estratégias, através de capacitação continuada da equipe de enfermagem como de todos profissionais da equipe multidisciplinar, para um olhar atento aos sinais do TEA, para que tenha um tratamento com resultados positivos. Considerações finais: Esta revisão destaca a importância de buscar capacitação sobre o TEA, a fim de ajudar a criar estratégias e planejamento de cuidado individualizado e humanização, contribuindo desta forma para um tratamento mais efetivo.
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    Assistência de enfermagem a criança autista
    (2021) Matoso, Simone Barros Bernardes Ferreira; Ricci, Hebert Almeida
    Autismo ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno de desenvolvimento que compromete geralmente crianças antes dos três anos de idade que tem como características o comportamento repetitivo e restrito, e o comprometimento de todo o desenvolvimento motor e psiconeurológico, dificultando a cognição, linguagem, comunicação e interação social da criança. Identificar caracterizar e analisar as evidências disponíveis sobre a atuação do enfermeiro no cuidado à criança com transtorno do espectro autista. A metodologia tratará de um estudo de revisão bibliográfica de carácter descritivo. Por se tratar de revisão de literatura, para a obtenção dos dados secundários, serão realizadas pesquisas em endereços eletrônicos, tais como: Scielo (Scientific Eletronic Library Online), que é uma biblioteca eletrônica composta por uma coleção de periódicos mundiais, constantemente atualizadas; e Lilacs (Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) que também é uma base de dados que organiza trabalhos de autores latino-americanos. Da busca realizada, foram utilizados os descritores: Autismo and Cuidados de enfermagem na plataforma Bireme no qual foram encontrados 382 artigos destes ao realizar a filtragem tivemos como resultado somente 06 artigos respondiam ao objetivo do estudo. Nesse trabalho pode observar o papel do enfermeiro que atendimento e acompanhamento de crianças com TEA é muito importante, porém, ainda não está completamente inserido em seu dia a dia, pois há uma complexidade de fatores que podem acrescer em seu trabalho junto as equipes multidisciplinares na detecção e acompanhamento do tratamento dos pacientes. A percepção dos profissionais sobre a assistência da enfermagem a criança autista ainda alimenta estereótipos. São necessários mais cursos, treinamentos e ampliação de ações que diversifiquem os métodos hoje utilizados na rede de atenção básica para intervenções mais acertadas na assistência de crianças com TEA. Este trabalho se propõe a ser uma ferramenta de pesquisa sobre a assistência da enfermagem a criança autista, pois ainda é escassa a literatura nessa área, gerando expectativas nos pacientes e especialmente em seus familiares de novas estratégias que promovam o diagnóstico precoce bem como a melhoria no tratamento e acompanhamento desses pacientes