Arquitetura e Urbanismo
URI permanente para esta coleçãohttp://216.238.99.214/handle/123456789/6
Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.
Navegar
2 resultados
Resultados da Pesquisa
Item A importância da implementação de uma galeria de arte na cidade de Sinop - MT(2024-07) Turra, Guilherme Henrique Moreira; Marques, Pedro HenriqueA arte é indispensável para o ser humano, permitindo que ele alcance seu potencial de compreendere transformar o ambiente em que vive. A arte não se limita apenas à beleza; ela refleteoqueoartista sente e deseja comunicar ao espectador em cada obra criada. No contexto atual, a artetemseesforçado cada vez mais para retratar a realidade social, buscando cativar o público não pelaestéticada obra, mas pelo impacto que ela provoca. Este trabalho de investigação científica visa apresentaruma perspectiva sobre a importância e a necessidade de implementar uma galeria deartenomunicípio de Sinop-MT. Tal galeria serviria não apenas como um meio de entretenimento, mastambém com um propósito cultural mais amplo, oferecendo uma nova visão sobre o consumoeodesenvolvimento da arte. Um ambiente como este não só proporciona conhecimento, mas tambémfomenta a interação social, algo essencial em uma sociedade onde as pessoas estão cada vezmaisdesconectadas.Item Escola Infantil baseada na pedagogia Waldorf(2021) Girardi, Bruna Paolla; Ribeiro, Marla Simone Bueno; Botin, Andréia AlvesO presente estudo mostrou que a metodologia adotada pelas escolas com educação infantil de dois a sete anos vem seguindo um padrão na modalidade de ensino, mostrando cada vez mais desgastes e falta de inclusão dos indivíduos. Diante desse contexto, a realização do estudo bibliográfico exploratório investigou as dimensões na qualidade de ensino da Pedagogia Waldorf, criada pelo educador e filosofo Rudolf Steiner, que possui a missão de desenvolver o indivíduo priorizando suas características pessoais e seguindo o ritmo dos mesmos. Além de trazer o aconchego de casa dentro do ambiente de ensino, priorizando a educação ligada ao meio ambiente e aos materiais retirados dele, trazendo a possibilidade de criar um ambiente escolar com uma visão mais humanística. Dentro da metodologia de ensino da Pedagogia Waldorf, existe uma ligação direta com o projeto arquitetônico, sendo de extrema importância proporcionar espaços físicos que atendam às necessidades do processo de ensino. Portanto a pesquisa consiste em apresentar prerequisitos do ambiente arquitetônico que venham contribuir para o desenvolvimento da Pedagogia Waldorf, trazendo o valor da arquitetura e a importância de uma educação diferenciada para cada indivíduo.