Arquitetura e Urbanismo
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Item Aplicação dos conceitos da construção sustentável em um parque tecnológico na cidade de Sinop - MT(2023) Schmitzhaus, Gustavo Marques; Marques, Pedro Henrique SantanaO setor da construção civil exerce um papel fundamental no desenvolvimento social e urbano, mas deve-se salientar que o setor também é responsável por gerar impactos no meio ambiente. Diante disso, é preciso pensar em alternativas mais sustentáveis de sistemas construtivos que contribuam para reduzir esses impactos. Entende-se que os parques tecnológicos funcionam como impulsionadores da tecnologia, ciência e inovação em soluções para os desafios comuns e coletivos da sociedade. Dessa forma, o trabalho buscou por meio de pesquisa bibliográfica, entender como os parques tecnológicos podem contribuir para o desenvolvimento sustentável. Além disso, buscou-se entender quais seriam os ambientes de ensino, pesquisa e inovação mais adequados para a população da região de Sinop-MT, por meio de um questionário online. A partir dos estudos analisados, conclui-se que os parques tecnológicos bem sucedidos evidenciam um arranjo dos seguintes atributos voltados à sustentabilidade: base cientifica ou de pesquisa direcionada para o equilíbrio entre os pilares que conectam a sociedade, a economia e o meio ambiente, e a infraestrutura e ampliações inclinadas para o uso adequado dos recursos naturais disponíveis. Quanto aos resultados obtidos com o questionário online, constatou-se que há uma grande demanda por ambientes de ensino, pesquisa e inovação que poderiam ser implementados em um parque tecnológico. Além disso, em ambientes que não apresentaram grande demanda, também poderiam ser implementados, pois os resultados da pesquisa indicaram que uma boa parte desses ambientes presentes em Sinop são classificados como inadequados para a realização de atividades acadêmicas.Item Aproveitando a melhor idade: centro de convivência para idosos em Sinop - MT(2019) Vieira, Leticia; Nachbar, Vanessa de AbreuSegundo dados do IBGE do censo do ano de 2000, a população idosa vem sofrendo grande aumento representando 8,7% da população o que na década de noventa era 7,3% e apesar do aumento relevante nem toda população possui apoio familiar, sendo muitas vezes deixados em instituições de longa permanência, as quais geralmente encontram-se lotadas, e em sua maioria não oferecem atividades que se preocupem com o bem-estar, lazer e capacitação dos idosos ativos. Perante essa realidade, algumas cidades já possuem os centros de convivência para idosos, os quais trabalham a interação entre eles e a sociedade, porém infelizmente essa iniciativa muitas vezes depende de verba pública, a qual não se é aplicada por demandar mais custos e profissionais. Os centros de convivência originaram-se na década de 70, desde então só tem mostrado significativa melhora na qualidade de vida dos usuários, por justamente trabalhar a interação deles com a sociedade, tornando-os mais ativos. A cidade de Sinop-MT apesar de ser uma cidade em crescimento, não conta com um centro de convivência para idosos, possuindo apenas duas instituições de longa permanência e que não conseguem atender toda a demanda. Diante desse cenário viu-se extrema necessidade de propor a implantação de uma nova instituição para idosos em Sinop, o Centro de Convivência Aproveitando a Melhor Idade (AMI), que disponibilizará de atividades de interação, lazer, atendimento médico especializado e alojamento para idosos das cidades vizinhas, garantindo assim uma maior atenção a essa população que muitas vezes se encontra deixada as margens da sociedade. O AMI terá como prioridade a acessibilidade em todo o edifício, garantindo assim maior autonomia aos idosos. Pensando no bem-estar dos mesmos será trabalhado um paisagismo sensorial como forma de terapia. Sabe-se que o custo de uma instituição como essa é onerosa, decorrente disso, o AMI contará com uma loja mantenedora na qual será comercializado souvenirs, os quais serão originados de produção dos usuários em suas diversas atividades dentro do centro. É chegado a hora de retomar os valores antigos, em que o idoso tinha papel decisivo nas famílias. Os centros de convivência vêm para auxiliar a relação familiar, a convivência em sociedade, buscando assim mostrar as diversas faces do envelhecimento ativo, contribuindo com o aumento da expectativa de vida dos mesmos. É necessário quebrar os paradigmas que após certa idade as pessoas tornam-se inúteis e perdem seu valor empregatício, elas não podem ser tratadas como mercadorias e substituídas por outras mais novas. Por isso é de suma importância instituições de convivência que proporcionem bem-estar aos que chegaram na considerada melhor idade.Item A arquitetura como ferramenta de melhoria na qualidade da atenção à saúde: proposta para implantação de um instituto de educação e pesquisas em saúde na cidade de Sinop - MT(2024-07) Grigoletto, Pollyana Aparecida; Marques, Pedro Henrique SantanaOs primeiros Institutos de Ensino e Pesquisa em Saúde surgiram durante a Revolução Industrial para combater as epidemias de doenças infeciosas. Atualmente, eles desenvolvem insumos como vacinas e soros para a prevenção e tratamento de doenças. Além disso, oferecem uma diversidade de cursos para a especialização de profissionais da área. O objetivo do trabalho é examinar o contexto histórico e características da arquitetura para a concepção de um projeto arquitetônico que aperfeiçoe a aprendizagem e o bem-estar dos usuários. Para isso, foram empregadas metodologias como pesquisa bibliográfica, estudo de casos nacionais e internacionais, além de uma pesquisa de campo por meio de questionário destinado à população local. Como resultado, o questionário obteve um total de 102 respostas que confirmaram a importância da implantação de um Instituto de Ensino e Pesquisas em Saúde na Cidade de Sinop-MT. Assim, coube enfatizar a importância da acessibilidade e da qualidade ambiental desses espaços, ressaltando como conforto ambiental, ergonomia, humanização, uso das cores e design biofílico podem positivamente influenciar o aprendizado e a eficiência das atividades realizadas no local. Dessa forma, o trabalho destacou a importância da conexão entre usuários e o espaço, e o compromisso com a preservação ambiental, fomentando a inovação e a conscientização ambiental em futuras edificações de pesquisa em saúde.Item Arquitetura escolar: a influência do ambiente de ensino na formação do estudante(2019) Baumgardt, Ana Paula; Ribeiro, Marla Simone BuenoO presente trabalho traz um pequeno histórico acerca da educação e quais foram os seus principais precursores. Aborda de forma sucinta a respeito de normativas para portadores de necessidades especiais e sobre a legislação para o desenvolvimento do projeto escolar. O objetivo principal do referido trabalho é a elaboração de um projeto de uma escola infantil, empregando o uso de materiais que proporcionem melhor conforto térmico, acústico e lumínico para os alunos. Características que associadas a pedagogia vygotskyana, sejam capazes de estimular a diversidade cultural, o desenvolvimento emocional e social do aluno. Promover a interação com o ambiente externo, incentivando o contato com a natureza, tendo como exemplo, o cultivo de alimentos orgânicos na horta. Sendo assim, o aluno possui maior autonomia, adquire suas próprias experiencias e assim desenvolve suas próprias indagações através das suas vivencias. Buscando de forma responsável e segura a melhor qualidade de vida para as crianças aliado a pedagogia.Item Arquitetura sensorial: a aplicação do conceito em projeto de um lar para idosos na cidade de Sorriso - MT(2023) Franco, Patricia Ramos; Matos, Fábio Reginaldo deO envelhecimento é um tema cada vez mais debatido atualmente, principalmente sobre as comorbidades que acompanham esse processo e sobre uma forma de proporcionar as pessoas idosas um envelhecimento saudável, bem como sua independência e autonomia. O presente trabalho possui como tema a aplicação de um conceito de arquitetura sensorial a um Lar para Idosos na cidade de Sorriso-MT, e neste contexto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com objetivo de compreender os conceitos necessários para a conjunção da arquitetura sensitiva com um lar, sem deixar de atender as necessidades dos residentes. Para entender a importância deste tema para a sociedade, foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória, adquirindo respostas satisfatórias, além de também realizar estudos em cima de projetos já existentes dessas moradias, garantindo a qualidade do presente trabalho. Por fim, os resultados obtidos durante toda a pesquisa revelaram a importância desta implementação de projeto para os idosos, alcançando todos os objetivos necessários para oferecer um lugar de qualidade e segurança, garantindo sua independência e autonomia, além de estimular seus sentidos, reduzindo assim doenças psíquicas como depressão, e também proporcionando um bem-estar físico.Item Centro comunitário para o assentamento Gleba Mercedes I e II no município de Tabaporã - MT(2019) Lobato, Sandra Maria Schulz; Nachbar, Vanessa de AbreuO presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de criação de um centro comunitário para o assentamento Gleba Mercedes I e II, uma vez que, o local não dispõe de um espaço adequado que ofereça socialização, convivência, lazer e profissionalização. Com intuito de melhorar a qualidade de vida e a renda familiar dos moradores do assentamento, verificou-se a necessidade da implantação de um centro que ofereça esse tipo de atendimento e serviços. Para isso, foram analisadas bibliografias referentes ao tema e elaborados estudos de casos para melhor entendimento desse equipamento e como ele deve ser inserir no meio urbano. Espera-se que a partir dessa implantação do centro comunitário, que esses moradores sejam contemplados de fato com um espaço para convivência e lazer, inclusive auxiliando as pessoas que se encontram em estado de vulnerabilidade, decorrente da exclusão social e econômica, e fazendo-as se sentirem pertencentes a comunidade. Deseja-se que o centro abranja cursos profissionalizantes, como apoio as escolas existentes na Gleba Mercedes. Espera-se que o centro ofereça caminhos para a capacitação profissional, inserção no mercado de trabalho e conhecimento de técnicas construtivas sustentáveis, incentivando boas práticas ao meio ambiente. Almeja-se que o assentamento tenha um crescimento e um desenvolvimento social e econômico alavancados pelo centro proposto e contribuindo para o seu empoderamento.Item Centro cultural como espaço de lazer e convívio para a cidade de Sinop - MT(2023) Antonioli, Ana Paula; Marques, Pedro Henrique SantanaO presente trabalho tem como objetivo propor a implantação de um Centro Cultural como espaço de lazer e convívio para a cidade de Sinop-MT, de modo que por meio deste, o município consiga valorizar toda a diversidade cultural existente na sua localidade, tal como concentrar em um único espaço o patrimônio histórico, artístico e arquitetônico de Sinop. Com intuito de gerar diversos recursos para a economia local. O Centro Cultural atuará como um turismo atrativo e contará com espaço de lazer para a cidade, assim, projetando a edificação com uma boa arquitetura e promovendo harmonia necessária para o público. Por meio da relação entre a arte e educação, o espaço de cultura irá auxiliar na formação básica da sociedade, permitindo que todos tenham acesso a esse ambiente, com a inclusão e a integração de todos os indivíduos. Este estudo fundamentou-se em análises de dados para verificar as necessidades da população local, e assim, constatou a defasagem de instituições culturais presentes no município, deste modo, é essencial um projeto que integre e atenda todas as expectativas da comunidade em fomentar a cultura de Sinop-MT.Item Centro cultural e de apoio ao público LGBT+(2019) Kopper, Eduardo Augusto; Seganfredo, FelipeEste trabalho tem por finalidade a elaboração de Centro Cultural e de apoio ao público LGBT+ a ser implantado na cidade de Sinop - MT, buscando transmitir através da arquitetura suas características e necessidades. Desta forma, para o desenvolvimento do projeto, foram feitos estudos bibliográficos para o real entendimento da necessidade dessa população, estudando as leis e políticas públicas vigentes para os mesmos, estudo de análise de correlatos para se entender o dimensionamento, programa de necessidades e os aspectos da população a usufruir deste espaço. O Centro Cultural tem como finalidade levar a toda a comunidade o real entendimento sobre a causa LGBT+, ofertando espaços de debates e palestras, além de contar áreas de lazer para a inteiração do público. É também ofertado cursos profissionalizantes e alojamentos para a população LGBT+ de rua, que necessita de uma nova chance para recuperar a autoestima e autonomia sobre a própria vida, e assim, auxiliando na reinserção dessas pessoas na sociedade de forma digna.Item Centro cultural: espaço de integração e conhecimento artístico em Sinop - MT(2023) Mello, Luna Heloisa de; Marques, Pedro HenriqueO presente trabalho tem como finalidade propor a implantação de um Centro Cultural: Espaço de Integração e Conhecimento Artístico em Sinop-MT, que possibilitará o desenvolvimento de relações sociais e a identidade cultural, a disseminação e a preservação da cultura e a valorização do aprendizado. A proposta do tema, baseada nos estudos realizados, procurará facilitar o acesso à informação sobre a cultura, as tradições e os costumes regionais, além de incentivar o conhecimento e as relações entre as pessoas, por meio do convívio social. Para isso, é essencial que o centro cultural esteja sempre buscando retratar a cultura no tempo em que esta é modificada, para corresponder às experiências e as novas culturas que surgirem. Diante disso, o projeto proposto sugere a criação de espaços multifuncionais com cafés, salas de exposição, oficinas e jardins, para desenvolver a conexão entre as pessoas e o ambiente. Este estudo fundamentou-se em métodos de pesquisa bibliográfica, documental, em estudos de caso e entrevista semiestruturada, para o entendimento essencial das áreas culturais.Item Centro de abrigo e tratamento para cães e gatos desabrigados na cidade de Sinop - MT(2023) Menocin, Livia Paula Travaglia; Marques, Pedro Henrique SantanaO presente trabalho tem como objetivo propor a implantação de um Centro de Abrigo e Tratamento destinado a cães e gatos desabrigados na cidade de Sinop - MT, como uma solução para os problemas gerados pelo abandono de animais, em vista da saúde pública e do animal. O projeto será voltado para cachorros e gatos e terá estrutura necessária para abrigar, oferecer tratamento veterinário e favorecer seu bem-estar. A intenção do projeto é propor espaços projetados para os animais, com elementos arquitetônicos sustentáveis, conforto térmico, lumínico e vegetação adequada. Para o desenvolvimento deste, serão abordados temas que esclarecem e enfatizam a importância deste assunto para a sociedade, bem como da criação de um espaço, como o que será proposto. Para o aprofundamento deste trabalho, foi utilizado o método de pesquisa qualitativa. Esta pesquisa tem caráter documental, bibliográfico com amparo em estudos de casos e pesquisas para a compreensão necessária acerca das condições adequadas dos abrigos para a ressocialização dos animais.Item Centro de integração a pessoa em vulnerabilidade social(2019) Souza, Emanuely Faganelo de; Moreno, Lays CarolineO centro de integração a pessoa em vulnerabilidade social tem por objetivo acompanhar, profissionalizar, reintegrar à sociedade, pessoas em situação de rua, disponibilizando local de moradia, lazer e convívio aplicando conceitos sustentáveis. O processo histórico dessas pessoas que vivem em situações precárias, vem desde a revolução industrial no século XVIII, onde os primeiros movimentos em prol foram feitos pela Pastoral do Povo da Rua em 1970, onde o primeiro atendimento a essa população foi no ano de 2002, pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte que deu origem a Saúde da Família. A Política Nacional para a População em Situação de Rua definida pelo Decreto Presidencial nº 7.053, de 23 de dezembro de 2009, define essa população como: Um grupo populacional heterogêneo que possui em comum a pobreza extrema, que teve seus vínculos familiares interrompidos ou fragilizados, que devido a inexistência de moradia convencional regular utiliza os logradouros públicos e as áreas degradadas como espaço de moradia e de sustento, de forma temporária ou permanente. Os centros de integração a pessoa em vulnerabilidade social também são chamados de acolhimento institucional, sendo oferecido por diversas instituições governamentais e não governamentais, como abrigo institucional, casa-lar, casa de passagem, república, albergue, casa de convívio/centros pop e acolhimentos institucionais. A indústria da construção civil é indicada como um setor de grande importância para alcançar a sustentabilidade pois estima-se que, por ano, no mínimo 33.000 (trinta e três mil) toneladas de resíduos da construção civil são recolhidos no Brasil. Visando um bom funcionamento e sua baixa manutenção da obra, com um projeto arquitetônico bem elaborado capaz de evitar desperdício de recursos e potencializar os já disponíveis, tomando partido do terreno, clima, materiais e tecnologias, ferramentas sustentáveis foram avaliadas como o método construtivo Steel Frame, reuso da água e iluminação e ventilação natural.Item Centro ecumênico para integração das religiões na cidade de Sinop - MT(2023) Angonese, Gabriela; Marques, Pedro Henrique SantanaO tema do presente trabalho busca mostrar os benefícios que a implantação de um centro ecumênico pode oferecer ao município de Sinop – MT, justificado pela razão da cidade ser um polo de desenvolvimento para o agronegócio, a indústria e o comércio, aumentando, dessa forma, a sua heterogeneidade sociocultural. Será apresentado o conceito do termo ecumenismo e como ele pode ter relações vantajosas com a arquitetura religiosa a partir do cenário atual das religiões. O objetivo é apontar que mesmo cada crença tendo suas particularidades, é possível unir essa fé em busca de um ideal comum, promovendo o diálogo entre a sociedade a fim de incentivar o respeito e combater a intolerância religiosa. Para isso foi preciso estudar as características de cada doutrina e os detalhes construtivos de seus locais de adoração, além das questões relevantes para o bom desempenho da construção. Entre elas é possível destacar as condições de conforto ambiental, térmico e acústico, especificas para essa tipologia arquitetônica, e a evolução do seu método edificador. Por fim, foi feito uma pesquisa de origem qualitativa, para poder entender como a população se posiciona a respeito do tema, e assim, poder estudar e arquitetar um programa de necessidades apropriado para a elaboração do projeto.Item Clinica de tratamento oncológico infanto-juvenil proposta para o município de Sinop - MT(2019) Rebequi, Brenna Alexya de Sousa; Góes, Déborah C. G. AlvesO presente trabalho apresenta um breve histórico do município de Sinop e uma breve explicação e conhecimento sobre o que é câncer. Segundo o Institucional Nacional do Câncer (INCA), o câncer é uma doença crônica que pode levar muitas pessoas a morte. A notícia da enfermidade carrega em si um drama particular: são longos tratamentos, com diferentes profissionais, incertezas de cura, preconceito e períodos de intensa debilitação física. Imagina tudo isso citado anteriormente na cabeça de uma criança ou adolescente, que não entende o que se passa, sendo sujeito a passar por procedimentos complexos. Desta maneira, conjugando o cenário, objetivos e o público, o projeto deve exercer a partir de um espaço arquitetônico os programas de humanização, a conscientização da inocência de uma criança ou adolescente que está passando por isso. O espaço deverá exercer influências positivas, conforto e estimulo aos pacientes oncológicos e seus familiares ou responsáveis, através do entendimento básico do que é câncer e de que maneira ele acomete a vida das pessoas. Este trabalho propõe esclarecer como a arquitetura pode influenciar no bem-estar do paciente, apenas produzindo um espaço de interação, apoio, variáveis emocionais e físicas que acometem tanto o paciente quanto a família, e que influencia no processo de recuperação. Em relação a crianças o espaço projeto tem a finalidade de tirar o medo e o receio do paciente quando se falar em ir ao hospital. A intenção é que eles se distraiam com as cores, com as brincadeiras e com as formas, aliviando assim a tensão, ansiedade e medo e ajudando a preparar o psicológico, de uma maneira que não percebam. Um projeto que venha para impactar diretamente na qualidade de vida das pessoas e mudar as perspectivas de todos em relação a essa doença que é tão comum nos dias de hoje.Item COLIVIN como proposta habitacional universitária em Sinop - MT(2023) Balin, Julia Gabriela; Moreno, Lays CarolineNo Brasil, a história das residências estudantis teve início em Ouro Preto, Minas Gerais, pela necessidade de um espaço para alunos e professores de outras cidades que possuíam interesse em estudar ou ensinar na instituição. As primeiras instituições de ensino superior a ofertarem moradia foram a Escola de Farmácia, fundada em 1839, e a Escola de Minas de Ouro Preto, em 1876. A constituição de 1988 e a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no Art 1º em que abrange processos que desenvolvem em meio familiar, convivência humana, trabalho, instituições de ensino, movimentos sociais, organizações civis e manifestações culturais, foram eventos significativos para educação brasileiras nas décadas de 80 e 90. Divergente das conhecidas repúblicas, a partição entre os inquilinos do coliving vai além das contas, os moradores estão intencionalmente juntos para desenvolverem ideias, projetos e experiências em conjunto. A natureza da participação na construção deste modelo não se reflete apenas na formação dos espaços durante o projeto ou nas finalidades econômicas e sustentáveis dele decorrentes, mas também, na gestão de um todo, no cotidiano das pessoas que ali se encontram e na troca de experiências e conexões que tudo isso proporcionaria. Assim, conforme este contexto, a pesquisa expôs a importância em adquirir conhecimento sobre o papel de um arquiteto perante o Coliving como uma proposta habitacional universitária em Sinop - MT. A coleta de dados ocorreu por meio da utilização de 40 artigos de revisão bibliográfica dos bancos de dados Scientific Eletronic Library Online (Scielo), com recorte temporal de 2012 a 2022.Item Diretrizes projetuais proposta de implantação de um centro de eventos e convenções para a cidade de Sinop - MT(2024-07) Rocha, isabella Monique da; Marques, Pedro HenriqueEsta pesquisa tem como finalidade conceituar e explanar sobre as influências de um Centro de Eventos e Convenções na cidade de Sinop-MT, sua importância com o princípio de integração social, reunião de indivíduos, geração e propagação de conhecimento que podem ser definidos por diversas tipologias, e segmentos. A cidade como polo do agronegócio gera um aumento do turismo de negócios, obtendo assim futuros investimentos, torna-se pertinente a criação de novos espaços destinados para este fim. A pesquisa, tem como premissa, o propósito de permitir que o público tenha acesso as etapas que envolveram o processo de colonização da cidade de Sinop-MT, bem como ao aumento significativo de turismo na região. Para isso, a proposta da pesquisa de um Centro de Eventos e Convenções é de mostrar a sua devida importância para a localidade. Este trabalho baseou-se em estudos de caso, para conhecer e analisar as necessidades da população em relação as instituições de Eventos e Convenções e, a partir disso, compreender a importância da realização da proposta de um local para preservar a cultura de um povo, contribuir para o conhecimento e integração social.Item Escola Infantil baseada na pedagogia Waldorf(2021) Girardi, Bruna Paolla; Ribeiro, Marla Simone Bueno; Botin, Andréia AlvesO presente estudo mostrou que a metodologia adotada pelas escolas com educação infantil de dois a sete anos vem seguindo um padrão na modalidade de ensino, mostrando cada vez mais desgastes e falta de inclusão dos indivíduos. Diante desse contexto, a realização do estudo bibliográfico exploratório investigou as dimensões na qualidade de ensino da Pedagogia Waldorf, criada pelo educador e filosofo Rudolf Steiner, que possui a missão de desenvolver o indivíduo priorizando suas características pessoais e seguindo o ritmo dos mesmos. Além de trazer o aconchego de casa dentro do ambiente de ensino, priorizando a educação ligada ao meio ambiente e aos materiais retirados dele, trazendo a possibilidade de criar um ambiente escolar com uma visão mais humanística. Dentro da metodologia de ensino da Pedagogia Waldorf, existe uma ligação direta com o projeto arquitetônico, sendo de extrema importância proporcionar espaços físicos que atendam às necessidades do processo de ensino. Portanto a pesquisa consiste em apresentar prerequisitos do ambiente arquitetônico que venham contribuir para o desenvolvimento da Pedagogia Waldorf, trazendo o valor da arquitetura e a importância de uma educação diferenciada para cada indivíduo.Item Haras: Equoterapia para pessoas com diagnóstico de Síndrome de Down em Sinop - MT(2019) Schlich, Felipe Coradi; Osti, Jonathan; Santos, Carla RodriguesA equoterapia é um método terapêutico e educacional, com a utilização do cavalo em uma abordagem interdisciplinar buscando o desenvolvimento de pessoas com necessidades especiais. Entre os vários tipos de necessidades especiais destaca-se a síndrome de Down (SD); é a causa genética mais comum em pacientes com problemas mentais. O objetivo do presente estudo é a criação de um haras, com o programa de equoterapia sobre o desenvolvimento psicomotor de crianças com diagnostico em SD. Visando atender à crescente demanda deste tipo de tratamento na região de Sinop e todo norte do Mato Grosso. Com relação ao método, foram desenvolvidos estudos exploratórios sobre o tema abordado, como: a história da equoterapia, a origem da equoterapia no Brasil, a escolha do cavalo e o movimento tridimensional que o cavalo proporciona aos alunos. Com a análise de correlatos junto ao estudo de caso foram analisados três haras existentes, um internacional, um nacional e um regional, visando o conforto das pessoas que frequentam o local, acessos dos funcionários, acessibilidade, circulação, estruturas, dimensionamento e qualidade de vida dos animais.Item Implantação de um (C.E.U) Centro Educacional Unificado na cidade de Sinop/MT para crianças e adolescentes(2019) Amaral, Gabriela Soares de Menezes do; Nachbar, Vanessa de AbreuAtravés do presente estudo, verificou-se a necessidades de implantar na cidade de Sinop-MT, um projeto educacional diferenciado, que possibilite melhor qualidade de ensino aos seus usuários. O C.E.U. (Centro de Educação Unificado), traz a proposta de equipamentos urbanos públicos dedicados à educação infantil e fundamental, com espaços para práticas esportivas, recreativas e culturais cotidianas que disponibiliza, aprendizado integral, e atividades complementares em um único local. É um projeto transformador e tem como finalidade, promover e integrar as crianças no ambiente cognitivo, desenvolver habilidades motoras e socioeducativas, diminuindo a exclusão social e cultural através de uma proposta de viabilidade política vivida nas regiões periféricas. Entre os objetivos propostos estão o de demostrar como as atividades empregadas podem influenciar no desenvolvimento de seus usuários através de espaços que proporcionem qualificação profissional para os adolescentes e oficinas lúdicas para as crianças, com intuído de criar uma edificação que abrange funcionalidade, conforto, sustentabilidade e acessibilidade. A pesquisa que fundamentou esse trabalho teve natureza básica, do tipo qualitativo, através de leituras de bibliografias existente, estudos de caso e coleta de dados através de questionários e entrevistas. Para implantação do centro foi escolhido um terreno localizado no bairro Maria Vidilina I, sendo que a inspiração para o partido arquitetônico foi o jogo tetris e lego, no qual as peças se encaixam e proporciona volumes com encaixes diferentes, além de trazer o colorido para o ambiente escolar deixando-o mais agradável. A edificação dessa unidade do C.E.U propõem arquitetura inclusiva, com atividades complementares no contra turno, atendendo também a comunidade, que poderá utilizar-se dos espaços recreativos nos finais de semana.Item A implantação de um centro de reabilitação para dependentes químicos menores de idade em Sinop - MT(2019) Pont, Leticia Dal; Ribeiro, Marla Simone BuenoO presente trabalho vem apresentando a importância da implantação de um centro de reabilitação para dependentes químicos menores de idade, pensando na proteção da sociedade e na saúde desses jovens. Demonstrando o hábito do consumo de drogas desde os tempos mais remotos para fins terapêuticos e religiosos e continuando até os tempos atuais, porém, agora o consumo passa a ser visto de forma negativa pela sociedade e pelo poder público, por causar inúmeros problemas à saúde e à sociedade provindos da dependência química. O trabalho cita as consequências físicas, mentais e sociais causadas pelo uso das drogas, levantando a necessidade da implantação de um centro de reabilitação química na cidade de Sinop. Com base em um funcionamento e atendimento apropriado para esses pacientes, o referencial teórico explora toda a legislação, os tipos de tratamento disponíveis para esses menores, as noções de conforto ambiental, a acessibilidade e mobilidade nas edificações e as normativas técnicas previstas para esse tipo de estabelecimento evidenciando uma relação da arquitetura e sua contribuição com o tratamento contra a dependência química. Traz como embasamento estudo de caso e análise de correlato regional, nacional e internacional, para inspirar e acrescentar as influências arquitetônicas necessárias na criação projetual desse centro.Item A importância da elaboração de um projeto arquitetônico de moradia estudantil universitária para a cidade de Sinop - MT(2023) Silveira, Weslayne dos Santos; Weirich, Ana RaquelO presente estudo busca elucidar a importância da elaboração de um projeto arquitetônico de moradia estudantil universitária para a cidade de Sinop-MT, pois a mesma além de democratizar o acesso à universidade para muitos jovens, serve como um espaço de socialização, que incentiva e melhora o desempenho acadêmico, de modo a evitar a evasão na graduação. A moradia estudantil é fundamental na vida de jovens graduandos, uma vez que muitos se deslocam temporariamente de seu contexto familiar para ingressar na universidade, e se deparam com desafios como distâncias a serem percorridas, valor de aluguel alto em relação às despesas mensais e dificuldade de criar novos laços sociais. Por meio de revisões da literatura, o presente trabalho, apresenta e contextualiza o tema moradia estudantil e seus desafios, e, na sequência, relaciona-o com temáticas a respeito da socialização e vitalidade urbana, uma vez que o norte desse estudo se baseia na ideia de que a moradia estudantil pode servir para além de habitar, objetivando que a mesma possa impulsionar o potencial de socialização entre os moradores e a comunidade externa. Por fim, através de estudos de casos relacionados ao tema e coletas de dados obtidos através de questionários aplicados ao público alvo, o estudo de caráter qualitativo, demonstra que o público consultado é favorável à implantação de um projeto de moradia estudantil universitária com possível abertura para a comunidade externa. Desse modo, o trabalho buscou elaborar uma proposta de projeto arquitetônico de moradia estudantil universitária que atenda às reais necessidades dos acadêmicos e também fortaleça as interações e conexões sociais com a comunidade local.
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