Arquitetura e Urbanismo
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Resultados da Pesquisa
Item COLIVIN como proposta habitacional universitária em Sinop - MT(2023) Balin, Julia Gabriela; Moreno, Lays CarolineNo Brasil, a história das residências estudantis teve início em Ouro Preto, Minas Gerais, pela necessidade de um espaço para alunos e professores de outras cidades que possuíam interesse em estudar ou ensinar na instituição. As primeiras instituições de ensino superior a ofertarem moradia foram a Escola de Farmácia, fundada em 1839, e a Escola de Minas de Ouro Preto, em 1876. A constituição de 1988 e a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no Art 1º em que abrange processos que desenvolvem em meio familiar, convivência humana, trabalho, instituições de ensino, movimentos sociais, organizações civis e manifestações culturais, foram eventos significativos para educação brasileiras nas décadas de 80 e 90. Divergente das conhecidas repúblicas, a partição entre os inquilinos do coliving vai além das contas, os moradores estão intencionalmente juntos para desenvolverem ideias, projetos e experiências em conjunto. A natureza da participação na construção deste modelo não se reflete apenas na formação dos espaços durante o projeto ou nas finalidades econômicas e sustentáveis dele decorrentes, mas também, na gestão de um todo, no cotidiano das pessoas que ali se encontram e na troca de experiências e conexões que tudo isso proporcionaria. Assim, conforme este contexto, a pesquisa expôs a importância em adquirir conhecimento sobre o papel de um arquiteto perante o Coliving como uma proposta habitacional universitária em Sinop - MT. A coleta de dados ocorreu por meio da utilização de 40 artigos de revisão bibliográfica dos bancos de dados Scientific Eletronic Library Online (Scielo), com recorte temporal de 2012 a 2022.Item Aplicação dos conceitos da construção sustentável em um parque tecnológico na cidade de Sinop - MT(2023) Schmitzhaus, Gustavo Marques; Marques, Pedro Henrique SantanaO setor da construção civil exerce um papel fundamental no desenvolvimento social e urbano, mas deve-se salientar que o setor também é responsável por gerar impactos no meio ambiente. Diante disso, é preciso pensar em alternativas mais sustentáveis de sistemas construtivos que contribuam para reduzir esses impactos. Entende-se que os parques tecnológicos funcionam como impulsionadores da tecnologia, ciência e inovação em soluções para os desafios comuns e coletivos da sociedade. Dessa forma, o trabalho buscou por meio de pesquisa bibliográfica, entender como os parques tecnológicos podem contribuir para o desenvolvimento sustentável. Além disso, buscou-se entender quais seriam os ambientes de ensino, pesquisa e inovação mais adequados para a população da região de Sinop-MT, por meio de um questionário online. A partir dos estudos analisados, conclui-se que os parques tecnológicos bem sucedidos evidenciam um arranjo dos seguintes atributos voltados à sustentabilidade: base cientifica ou de pesquisa direcionada para o equilíbrio entre os pilares que conectam a sociedade, a economia e o meio ambiente, e a infraestrutura e ampliações inclinadas para o uso adequado dos recursos naturais disponíveis. Quanto aos resultados obtidos com o questionário online, constatou-se que há uma grande demanda por ambientes de ensino, pesquisa e inovação que poderiam ser implementados em um parque tecnológico. Além disso, em ambientes que não apresentaram grande demanda, também poderiam ser implementados, pois os resultados da pesquisa indicaram que uma boa parte desses ambientes presentes em Sinop são classificados como inadequados para a realização de atividades acadêmicas.