Arquitetura e Urbanismo
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Resultados da Pesquisa
Item A importância da implementação de uma galeria de arte na cidade de Sinop - MT(2024-07) Turra, Guilherme Henrique Moreira; Marques, Pedro HenriqueA arte é indispensável para o ser humano, permitindo que ele alcance seu potencial de compreendere transformar o ambiente em que vive. A arte não se limita apenas à beleza; ela refleteoqueoartista sente e deseja comunicar ao espectador em cada obra criada. No contexto atual, a artetemseesforçado cada vez mais para retratar a realidade social, buscando cativar o público não pelaestéticada obra, mas pelo impacto que ela provoca. Este trabalho de investigação científica visa apresentaruma perspectiva sobre a importância e a necessidade de implementar uma galeria deartenomunicípio de Sinop-MT. Tal galeria serviria não apenas como um meio de entretenimento, mastambém com um propósito cultural mais amplo, oferecendo uma nova visão sobre o consumoeodesenvolvimento da arte. Um ambiente como este não só proporciona conhecimento, mas tambémfomenta a interação social, algo essencial em uma sociedade onde as pessoas estão cada vezmaisdesconectadas.Item Escola Infantil baseada na pedagogia Waldorf(2021) Girardi, Bruna Paolla; Ribeiro, Marla Simone Bueno; Botin, Andréia AlvesO presente estudo mostrou que a metodologia adotada pelas escolas com educação infantil de dois a sete anos vem seguindo um padrão na modalidade de ensino, mostrando cada vez mais desgastes e falta de inclusão dos indivíduos. Diante desse contexto, a realização do estudo bibliográfico exploratório investigou as dimensões na qualidade de ensino da Pedagogia Waldorf, criada pelo educador e filosofo Rudolf Steiner, que possui a missão de desenvolver o indivíduo priorizando suas características pessoais e seguindo o ritmo dos mesmos. Além de trazer o aconchego de casa dentro do ambiente de ensino, priorizando a educação ligada ao meio ambiente e aos materiais retirados dele, trazendo a possibilidade de criar um ambiente escolar com uma visão mais humanística. Dentro da metodologia de ensino da Pedagogia Waldorf, existe uma ligação direta com o projeto arquitetônico, sendo de extrema importância proporcionar espaços físicos que atendam às necessidades do processo de ensino. Portanto a pesquisa consiste em apresentar prerequisitos do ambiente arquitetônico que venham contribuir para o desenvolvimento da Pedagogia Waldorf, trazendo o valor da arquitetura e a importância de uma educação diferenciada para cada indivíduo.Item A implantação de um centro de reabilitação para dependentes químicos menores de idade em Sinop - MT(2019) Pont, Leticia Dal; Ribeiro, Marla Simone BuenoO presente trabalho vem apresentando a importância da implantação de um centro de reabilitação para dependentes químicos menores de idade, pensando na proteção da sociedade e na saúde desses jovens. Demonstrando o hábito do consumo de drogas desde os tempos mais remotos para fins terapêuticos e religiosos e continuando até os tempos atuais, porém, agora o consumo passa a ser visto de forma negativa pela sociedade e pelo poder público, por causar inúmeros problemas à saúde e à sociedade provindos da dependência química. O trabalho cita as consequências físicas, mentais e sociais causadas pelo uso das drogas, levantando a necessidade da implantação de um centro de reabilitação química na cidade de Sinop. Com base em um funcionamento e atendimento apropriado para esses pacientes, o referencial teórico explora toda a legislação, os tipos de tratamento disponíveis para esses menores, as noções de conforto ambiental, a acessibilidade e mobilidade nas edificações e as normativas técnicas previstas para esse tipo de estabelecimento evidenciando uma relação da arquitetura e sua contribuição com o tratamento contra a dependência química. Traz como embasamento estudo de caso e análise de correlato regional, nacional e internacional, para inspirar e acrescentar as influências arquitetônicas necessárias na criação projetual desse centro.Item Proposta de um templo ecumênico para a cidade de Sinop - MT(2019) Oliveira, Fhabiula Fernandes de; Uveda, Jennifer Beatriz; Costa, MarceloHabitamos num mundo de pluralismo religioso e de um individualismo intenso, ao invés de estarmos acentuando a singularidade junto com os valores das diversidades, de forma irrenunciável e irrevogável. Desse modo, se faz necessário o entendimento de que existem diferenças de cunho religioso, cultural e político. De acordo com o dicionário Aurélio, o ecumenismo é um movimento que busca a união das igrejas cristãs, passando a ser considerado como uma unidade dos cristãos num contexto religioso de cristianismo, na busca de um diálogo e cooperação comum, buscando superar suas divergências. Diante disso o objetivo desse trabalho é realizar a projeção de um Templo Ecumênico estimulando os fiéis a derrubar barreiras de indiferenças através de um diálogo único, somado a uma edificação indutiva e propícia para tal. Trata-se de um trabalho com abordagem qualitativa de caráter descritiva e exploratória, buscando uma análise acerca da implantação de um projeto arquitetônico a realizar-se no município de Sinop (MT), no ano de 2019. Foi elaborado um questionário contendo nove questões objetivas, e aplicado junto ao corpo social de Sinop (MT), que posteriormente foi tabulado e analisado os dados encontrados.Item Clinica de tratamento oncológico infanto-juvenil proposta para o município de Sinop - MT(2019) Rebequi, Brenna Alexya de Sousa; Góes, Déborah C. G. AlvesO presente trabalho apresenta um breve histórico do município de Sinop e uma breve explicação e conhecimento sobre o que é câncer. Segundo o Institucional Nacional do Câncer (INCA), o câncer é uma doença crônica que pode levar muitas pessoas a morte. A notícia da enfermidade carrega em si um drama particular: são longos tratamentos, com diferentes profissionais, incertezas de cura, preconceito e períodos de intensa debilitação física. Imagina tudo isso citado anteriormente na cabeça de uma criança ou adolescente, que não entende o que se passa, sendo sujeito a passar por procedimentos complexos. Desta maneira, conjugando o cenário, objetivos e o público, o projeto deve exercer a partir de um espaço arquitetônico os programas de humanização, a conscientização da inocência de uma criança ou adolescente que está passando por isso. O espaço deverá exercer influências positivas, conforto e estimulo aos pacientes oncológicos e seus familiares ou responsáveis, através do entendimento básico do que é câncer e de que maneira ele acomete a vida das pessoas. Este trabalho propõe esclarecer como a arquitetura pode influenciar no bem-estar do paciente, apenas produzindo um espaço de interação, apoio, variáveis emocionais e físicas que acometem tanto o paciente quanto a família, e que influencia no processo de recuperação. Em relação a crianças o espaço projeto tem a finalidade de tirar o medo e o receio do paciente quando se falar em ir ao hospital. A intenção é que eles se distraiam com as cores, com as brincadeiras e com as formas, aliviando assim a tensão, ansiedade e medo e ajudando a preparar o psicológico, de uma maneira que não percebam. Um projeto que venha para impactar diretamente na qualidade de vida das pessoas e mudar as perspectivas de todos em relação a essa doença que é tão comum nos dias de hoje.Item Arquitetura escolar: a influência do ambiente de ensino na formação do estudante(2019) Baumgardt, Ana Paula; Ribeiro, Marla Simone BuenoO presente trabalho traz um pequeno histórico acerca da educação e quais foram os seus principais precursores. Aborda de forma sucinta a respeito de normativas para portadores de necessidades especiais e sobre a legislação para o desenvolvimento do projeto escolar. O objetivo principal do referido trabalho é a elaboração de um projeto de uma escola infantil, empregando o uso de materiais que proporcionem melhor conforto térmico, acústico e lumínico para os alunos. Características que associadas a pedagogia vygotskyana, sejam capazes de estimular a diversidade cultural, o desenvolvimento emocional e social do aluno. Promover a interação com o ambiente externo, incentivando o contato com a natureza, tendo como exemplo, o cultivo de alimentos orgânicos na horta. Sendo assim, o aluno possui maior autonomia, adquire suas próprias experiencias e assim desenvolve suas próprias indagações através das suas vivencias. Buscando de forma responsável e segura a melhor qualidade de vida para as crianças aliado a pedagogia.