Centro Universitário Fasipe

URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/5

Disponibiliza arquivos digitais de TCCs de acadêmicas, monografias ou artigos da Unifasipe

Notícias

www.fasipe.com.br

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 7 de 7
  • Item
    Proposta de implantação de um centro de acompanhamento para crianças com transtorno do espectro Autista no municipio de Sinop - MT
    (2024-07) Liberatti, Emanuella; Uveda, Jennifer Beatriz
    Considerando a crescente prevalência do Transtorno do Espectro Autista, é evidente que o número de diagnósticos tem aumentado ao longo dos anos. Diante dessa realidade, é crucial a existência de um espaço que possa oferecer apoio e suporte adequados aos indivíduos com TEA, uma vez que eles enfrentam uma série de desafios mentais, sociais e motores. Este projeto tem como objetivo principal criar um centro de acompanhamento para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), buscando atender tanto os habitantes de Sinop quanto toda a região do Mato Grosso. Através de uma abordagem arquitetônica, propõe-se a minimização do impacto ambiental, desenvolvendo um programa de necessidades capaz de suprir as demandas do município e da região, atendendo às especificidades do Autismo. O presente trabalho foi realizado a partir de uma revisão bibliográfica sobre o tema, bem como a aplicação de um questionário online a fim de investigar o conhecimento do assunto por populares. Cinquenta e cinco pessoas responderam ao questionário e acreditam ser importante a implementação de um centro de acompanhamento para crianças com TEA.
  • Item
    Contribuição da fisioterapia associada a musicoterapia no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
    (2023) Pereira, Amabilli Luiza
    O Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode ser compreendido como uma síndrome caracterizada por alterações comportamentais, no desenvolvimento da linguagem e na comunicação social, normalmente acompanhados por condutas estereotipadas, interesses restritos e alterações sensoriais (TEIXEIRA, 2016). Tendo em vista que as estimativas de prevalência do autismo vêm crescendo rapidamente ao decorrer dos anos e que as alterações causadas pela condição interferem e limitam a comunicação e realização das atividades de vida diária (AVDs), o presente trabalho traz um estudo apurado sobre o assunto em questão. Tratase de uma revisão de literatura que reúne bibliografias acerca do autismo, da fisioterapia e da musicoterapia. Esse estudo visa discutir como a intervenção fisioterapêutica junto à musicoterapia contribui para melhora de crianças com Transtorno do Espectro Autista. No geral, aborda a respeito da atuação do profissional fisioterapeuta na melhora da capacidade motora, cognitiva e sensorial de crianças com autismo, além de abranger a musicoterapia como uma estratégia complementar que objetiva gerar estímulos e contribuir de forma global para a aprendizagem, comunicação e obtenção de novas habilidades, de modo a favorecer o desenvolvimento dessa população.
  • Item
    A análise do comportamento aplicada na construção de habilidades sociais no transtorno do espectro Autista
    (2022) Alves, Kézia Neris; Medeiros, Luiza Alvarenga Marques de
    As crianças autistas têm muita dificuldade de processar as informações cognitivas e sensoriais que recebem do meio externo, inviabilizando toda a sua comunicação, e a falta da comunicação, sendo ela verbal ou não, acarreta muitos prejuízos, pois faz com que a criança autista não se socialize com outras crianças, sendo assim elas perdem muitas oportunidades de aprender através da interação com o meio e com seus pares , e por isso vão deixando de construir relações sociais que são consideradas muito importantes para seu desenvolvimento. Para realizar a coleta de dados foi utilizado o instrumento SSRS, com intuito de mensurar o repertório de habilidades sociais do participante antes e após a intervenção, também foram utilizadas técnicas de intervenção da análise do comportamento aplicada (ABA). Essa pesquisa teve como principal objetivo desempenhar os procedimentos da análise do comportamento em uma criança autista, a fim de salientar as estratégias de maior eficácia na construção de um novo repertório de habilidades sociais. Ao finalizar este estudo pode-se concluir que as estratégias comportamentais como a modelação, reforçamento diferencial e o ensaio comportamental são estratégias comportamentais que possibilitam que crianças autistas construam um novo repertório de habilidades sociais, pois tais estratégias facilitam o processo de interação e a inclusão das crianças com TEA, que permitirá à criança neuroatípica possibilidades de se desenvolver em padrões semelhantes das demais. A aplicação de técnicas como o treino de habilidades sociais ajudará a aperfeiçoar o comportamento de uma forma mais prática, fácil e estruturada, promovendo a diminuição de problemas de aceitação enfrentados por este público frente a sociedade, possibilitando uma qualidade de vida mais apropriada para os mesmos.
  • Item
    Atuação da fisioterapia no Transtorno de Espectro Autista (TEA)
    (2020-11-27) Costa, Kemilly Cristina Granja da; Gonçalvez, Makelly Petrikic
    O autismo, a alguns anos atrás, era um distúrbio totalmente irreconhecível, onde não tinha muitas informações ou estudos, portanto raros, hoje, no entanto, vem sendo considerado um dos assuntos mais comentados e estudados, por ser um distúrbio sem cura, porém, se tratado precocemente, poderá amenizar os sintomas. O autismo tem como características severas em três áreas do desenvolvimento, sendo eles: desenvolvimento motor, desenvolvimento social e transtorno da fala. E nesse contexto, a fisioterapia tem um grande papel no desenvolvimento de protocolos de tratamento, entrando como método eficaz e comprovado, como o sistema de comunicação em forma de figuras, a análise aplicada do comportamento, a equoterapia, a hidroterapia, a ludoterapia, e método Bobath, que vem agregando na diminuição dos sintomas, trazendo sucesso nostratamentos. Técnicas que buscam trabalhar os aspectos motores, cognitivos e afetivos, através do envolvimento da criança com a terapia, assim estimulando a fala, movimentos e interação social, levando desta maneira, a inúmeros benefícios e contribuições.
  • Item
    Processos psicológicos e desenvolvimento do senso de identidade em pessoas acometidas por TEA - Transtorno do Espectro do Autista
    (2021) Conti, Emilia; Florido, Carla
    O desenvolvimento do senso de identidade e autopercepção é um processo natural do ser humano saudável, o que ocorre na medida em que as estruturas neurofisiológicas se especializam e amadurecem, ao passo em que o indivíduo se relaciona e aprende com o meio social. Porém, os indivíduos acometidos por um Transtorno do Espectro do Autismo sofrem alterações nesse desenvolvimento neurofisiológico, além de possuírem dificuldades de interação social, o que é algo extremamente importante, principalmente nos primeiros anos de vida. Os diferentes graus de severidade em que são classificados os Transtornos do Espectro do Autismo ditam os níveis de desenvolvimento dos processos psicológicos básicos, em conjunto com a qualidade de estímulos positivos recebidos do ambiente que atuam sobre o sujeito durante a formação da sua identidade. Compreender o desenvolvimento da autopercepção do TEA é um dos passos mais significativos para a atuação terapêutica bemsucedida, pois seu desenvolvimento depende diretamente da dinâmica de estímulos do meio em relação ao seu nível de capacidade cognitiva, de sua capacidade de execução de processos psicológicos básicos e grau de severidade do transtorno que o acomete.
  • Item
    Contribuição da Equoterapia para o desempenho funcional de crianças com autismo
    (2020) Passoni, Gabriela; Fortes, Tatiane Favarin Rech
    O interesse pela Equoterapia deu-se por meio do reconhecimento de que essa terapia apresenta resultados benéficos para a melhora de movimentos corporais em seres humanos. Nesse sentido, ao se portar para a clientela de crianças acometidas por autismo, objetiva-se demonstrar que este recurso cinesioterapêutico contribui significativamente para o desenvolvimento de crianças com este transtorno, também conhecido por Transtorno do Espectro Autismo (TEA). O cavalo, animal imprescindível para o uso e aplicação deste método, precisa ser escolhido de modo criterioso que vise atender às necessidades do praticante, o qual deverá ser diagnosticado por uma equipe de profissionais, incluindo o psicólogo, que comporá a equipe multidisciplinar que acompanhará as sessões. Nesse sentido, a fim de contemplar os objetivos, a metodologia utilizada corresponde à Pesquisa Bibliográfica, fazendo-se revisão da literatura apresentada, analisando e explorando artigos e periódicos que já fizeram pesquisa participante. Na análise realizada, a bibliografia consultada denotou que esta terapia obtém resultados positivos para crianças com TEA, favorecendo melhora nos seus aspectos psicomotores e em vínculos sociais. A criança autista precisa compreender, favorecido pela ajuda de profissionais, que os vínculos e afetos não podem se restringir a uma pessoa, qual seja sua mãe, pai, irmãos ou pessoas com quem convive diariamente. É no coletivo que se interage e se convive harmoniosamente (ou pelo menos deveria ser assim). Nesse cenário, o papel do psicólogo mediante a contemplação de resultados favoráveis, principalmente à criança com autismo, condiz com uma das funcionalidades de sua atuação no meio social, conferindo à Psicologia, e reforçando, sua importância de Ciência imprescindível em vários campos sociais que perpassam as relações humanas.
  • Item
    Impacto psicológico da família ao receber o diagnostico de autismo
    (2020) Ribeiro, Amanda Gracielly; Bertocco, Carla Florido
    O Transtorno de Espectro Autista define-se pelo comprometimento em três domínios do desenvolvimento: interação social, habilidade de comunicação, interesses restritos e estereotipados. As particularidades comportamentais relacionadas ao grau do transtorno, refletem no ambiente familiar, gerando estresse e outros sentimentos. O diagnóstico de autismo é inteiramente clínico e, a partir de então, geram-se sentimentos complexos nos pais, que vão da negação, vindo da expectativa do filho típico, passam pelo estresse, por muitas vezes ansiedade e depressão, culpa e, finalmente, chegam à aceitação e à ressignificação, tornandose engajados na causa, em busca de atender as demandas e os direitos do seu filho. O presente estudo objetivou apresentar os impactos psicológicos da família ao se deparar com o título diagnóstico de autismo, e a importância do profissional de Psicologia neste contexto. No que compete à metodologia, é uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, cujas informações foram coletadas através de um questionário online enviado por meio eletrônico e, posteriormente, foram apresentadas as conclusões acerca do assunto, com o intuito de identificar os principais impactos à família, no que tange ao matrimônio e à relação conjugal, às relações fraternais e às mudanças na rotina familiar; bem como o apoio do psicólogo para a criança e sua família. Ao final deste estudo, constatou-se que os sentimentos mais apontados pelos pais foram ansiedade, estresse, culpa e aceitação. E indicaram as mudanças que ocorreram em diversas áreas da vida: na relação conjugal, apontam principalmente o sentimento de sobrecarga; na área profissional, evidenciaram as adequações de horário e alterações na rotina familiar. Ainda, citam a dificuldade em encontrar uma rede profissional de apoio capacitada.
Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.