Centro Universitário Fasipe
URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/5
Disponibiliza arquivos digitais de TCCs de acadêmicas, monografias ou artigos da Unifasipe
Notícias
www.fasipe.com.br
Navegar
2 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Escola Infantil baseada na pedagogia Waldorf(2021) Girardi, Bruna Paolla; Ribeiro, Marla Simone Bueno; Botin, Andréia AlvesO presente estudo mostrou que a metodologia adotada pelas escolas com educação infantil de dois a sete anos vem seguindo um padrão na modalidade de ensino, mostrando cada vez mais desgastes e falta de inclusão dos indivíduos. Diante desse contexto, a realização do estudo bibliográfico exploratório investigou as dimensões na qualidade de ensino da Pedagogia Waldorf, criada pelo educador e filosofo Rudolf Steiner, que possui a missão de desenvolver o indivíduo priorizando suas características pessoais e seguindo o ritmo dos mesmos. Além de trazer o aconchego de casa dentro do ambiente de ensino, priorizando a educação ligada ao meio ambiente e aos materiais retirados dele, trazendo a possibilidade de criar um ambiente escolar com uma visão mais humanística. Dentro da metodologia de ensino da Pedagogia Waldorf, existe uma ligação direta com o projeto arquitetônico, sendo de extrema importância proporcionar espaços físicos que atendam às necessidades do processo de ensino. Portanto a pesquisa consiste em apresentar prerequisitos do ambiente arquitetônico que venham contribuir para o desenvolvimento da Pedagogia Waldorf, trazendo o valor da arquitetura e a importância de uma educação diferenciada para cada indivíduo.Item Atuação da Fisioterapia na Psicomotricidade dentro da Educação Infantil(2018) MIRANDA, Emilly Cristina Menani de; GEMELLI, Layane Perotto; SOARES, MarcosA psicomotricidade é uma terapia que estuda o desenvolvimento neuropsicomotor do ser humano além da interação das funções motoras e psíquicas em consequência da maturidade do sistema nervoso. Trata-se da ciência que estuda o indivíduo através do seu corpo em relação ao seu mundo interno e externo. O presente estudo teve como objetivo analisar as contribuições da psicomotricidade aplicada na educação infantil, o qual pretende relatar e comprovar o papel da psicomotricidade praticada na infância. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola privada do município de Sinop – MT. A amostra foi constituída por 18 crianças que realizaram atividades 2 vezes na semana com duração de 45 minutos cada turma, em um período de 3 meses. Foram elaboradas fichas de avaliação adaptadas com o método clínico de Jean Piaget (1987). Diante dos dados coletados podemos afirmar que os alunos submetidos às atividades propostas apresentaram uma grande melhoria no seu desenvolvimento neuropsicomotor.