Centro Universitário Fasipe

URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/5

Disponibiliza arquivos digitais de TCCs de acadêmicas, monografias ou artigos da Unifasipe

Notícias

www.fasipe.com.br

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 7 de 7
  • Item
    Proposta para um centro de Equoterapia na cidade de Sinop - MT
    (2023) Santos, Miguel Bartholomeo da Silva; Matos, Valesca
    O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de criar um projeto arquitetônico de um Centro de Equoterapia para a cidade de Sinop-MT aliando a arquitetura com sustentabilidade. A pesquisa traz uma revisão de literatura sobre a integração da edificação que atende as normativas de instalação e meio ambiente. A ligação entre homem e equinos acontece dês dosprimórdios da civilização, entretanto a busca para proporcionar qualidade de vida à ambos ao mesmo tempo que se beneficiam da ajuda mútua, vem sendo construída ao passar dos tempos.Teve como objetivo expor os benefícios que a prática da equoterapia tem na qualidade de vida,evidenciando a importância de uma arquitetura sustentável que visa a harmonia do ambiente ebem estar animal. Foi utilizado o método qualitativo referenciado, por meio de pesquisas bibliográficas, artigos publicados e páginas eletrônicas que defendem o conceito temático coma fundamentação teórica para expor e justificar sobre a importância de um haras com design biofílico para Sinop.
  • Item
    Aplicação dos conceitos da construção sustentável em um parque tecnológico na cidade de Sinop - MT
    (2023) Schmitzhaus, Gustavo Marques; Marques, Pedro Henrique Santana
    O setor da construção civil exerce um papel fundamental no desenvolvimento social e urbano, mas deve-se salientar que o setor também é responsável por gerar impactos no meio ambiente. Diante disso, é preciso pensar em alternativas mais sustentáveis de sistemas construtivos que contribuam para reduzir esses impactos. Entende-se que os parques tecnológicos funcionam como impulsionadores da tecnologia, ciência e inovação em soluções para os desafios comuns e coletivos da sociedade. Dessa forma, o trabalho buscou por meio de pesquisa bibliográfica, entender como os parques tecnológicos podem contribuir para o desenvolvimento sustentável. Além disso, buscou-se entender quais seriam os ambientes de ensino, pesquisa e inovação mais adequados para a população da região de Sinop-MT, por meio de um questionário online. A partir dos estudos analisados, conclui-se que os parques tecnológicos bem sucedidos evidenciam um arranjo dos seguintes atributos voltados à sustentabilidade: base cientifica ou de pesquisa direcionada para o equilíbrio entre os pilares que conectam a sociedade, a economia e o meio ambiente, e a infraestrutura e ampliações inclinadas para o uso adequado dos recursos naturais disponíveis. Quanto aos resultados obtidos com o questionário online, constatou-se que há uma grande demanda por ambientes de ensino, pesquisa e inovação que poderiam ser implementados em um parque tecnológico. Além disso, em ambientes que não apresentaram grande demanda, também poderiam ser implementados, pois os resultados da pesquisa indicaram que uma boa parte desses ambientes presentes em Sinop são classificados como inadequados para a realização de atividades acadêmicas.
  • Item
    Estudo da resistência do solo compactado contendo agregados provenientes dos resíduos sólidos da construção civil na cidade de Sinop-MT
    (2022-12) Bezerra, Marcos Xavier; Tonial, Thiago Mantovani
    O expressivo aumento de obras na construção civil, traz como consequência, maiorprodução de resíduos da construção civil e demolição - RCD, que são responsáveis por maisum grande problema ambiental, principalmente, devido à falta de políticas públicas paradirecionar sua gestão e destinação correta. Em alguns centros urbanos, esse tipo de resíduo temdestinação em obras que envolvam o solo, como a pavimentação e misturas de solos para obrasde edificação, sendo aproveitado dentro do próprio ambiente do qual foi gerado. O presenteestudo realizado no laboratório de geotecnia, do Centro Universitário UNIFASIPE, na cidadede Sinop-MT, com amostras de solo contendo proporções variadas de RCD para ensaios decompactação e índice de suporte Califórnia, busca analisar o possível aumento de resistência ciareferidos ensaios mostraram que as amostras de solo úmido contendo 25% de RCD tiverammaior grau de compactação dentre as demais e, que para um solo encharcado, essa compactaçãotornou-se melhor ao utilizar 50% de RCD. Além disso, as amostras de solo com 50% de RCDobtiveram valores de resistência à penetração consideráveis para uso em obras, desde queatendam critérios de projeto definidos pelo profissional de geotecnia, após a análise deresultados. Logo, é possível afirmar que o objetivo proposto no estudo é válido, possibilitandoo uso de RCD, para melhorar a resistência em solos a serem utilizados na construção civil,sendo indicado maiores estudos aplicados em campo, para reforçar os resultados obtidos emlaboratório.
  • Item
    Construção civil: certificações ambientais no município de Sinop e região norte de Mato Grosso
    (2020) Valandro, Helen Zatt; Pereira, Murilo Campos
    Não é de hoje que se fala em sustentabilidade no mercado da construção civil, mas, poucas iniciativas são colocadas em prática. Tendo em vista que, a construção civil é um dos ramos que utiliza praticamente toda a matéria prima de origem natural, e é um dos principais geradores de resíduos e fases de efeito estufa. Sendo assim, nada seria mais justo que começar a implementação de soluções sustentáveis para conseguir equilibrar esse fator. Pensando nisso foram criadas as certificações ambientais ou selos ecológicos, que tem como principal função atestar as obras sustentáveis em todo o âmbito da construção civil. O consumo consciente pode ser utilizado por todos, tendo em vista, que cada setor tem buscado adaptar-se buscando soluções economicamente viáveis e sustentáveis. Não obstante, quando se fala de economicamente viável, tem-se que levar em conta o longo prazo, principalmente quando o assunto é sustentabilidade. Desta forma, as certificações ambientais na engenharia civil, são ferramentas não muito utilizadas ainda, porém, pode trazer uma posição diferenciada no mercado imobiliário. Tendo em vista que, é importante entender e verificar a viabilidade desses selos, foi analisada a realidade do setor da construção civil local a respeito da adoção das certificações ambientais onde percebeu-se que a maior dificuldade encontrada é a falta de conhecimento dos profissionais em relação a esses tipos de práticas. Já considerada por eles como algo inviável mesmo antes de estudar mais a fundo suas aplicações.
  • Item
    Gestão ambiental de resíduos sólidos da construção civil na cidade de Sinop - MT
    (2020) Rizzato, Anderson Bruno; Pereira, Murilo Campos
    O volume de resíduos gerados pelas atividades que envolvem a construção civil aumenta à medida que o setor se expande. É notório que boas práticas modificam significativamente o cenário de responsabilidade para com o gerenciamento e gestão dos resíduos, com intuito de minimizar os impactos ambientais gerados pelo setor, que caminha em passos lentos para a evolução. Para amparar as empresas do ramo da construção, têm-se como respaldo a Resolução CONAMA 307 entre outras legislações que visam a melhor alternativa de reutilização e/ou destinação final correta destes materiais. A presente pesquisa tem por objetivo, acompanhar a aplicação do Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC), em duas empresas localizadas no município de Sinop/MT. Verificar possíveis falhas e pontos de melhoria do plano de gestão, bem como observar se as normativas e legislações estão sendo realizadas pelas empresas. Também observar e analisar as empresas que são responsáveis pelo transporte e destinação final dos resíduos se elas cumprem todas as exigências dos órgãos ambientais.
  • Item
    Logística reversa de equipamentos eletroeletrônicos
    (2018) Ferreira, Luis Fellipe Borges; Winter, Daiane Cristina
    O processo de inovação tecnológica em componentes eletroeletrônicos possibilitou o acesso irrestrito da sociedade à informação e a produtos tecnológicos em seu cotidiano. Consequentemente, o descarte do lixo tecnológico avançou. Mundialmente, a sustentabilidade virou preocupação por parte das empresas, seja por redução de impactos, sejam eles sociais, econômicos e ambientais, ou mesmo como uma vantagem competitiva. Nesse contexto, a logística reversa tem ganhado espaço e força, uma vez que além de desempenhar um papel sustentável, tem como principal função empresarial a tentativa de recuperar valor de um produto que está no mercado. Diante disso, o presente trabalho tem como intuito analisar a inserção da Logística Reversa de equipamentos eletroeletrônicos. Através da aplicação da metodologia de pesquisa de campo, será possível um estudo aprofundado sobre o tema, para obter informações de suma importância para o entendimento do funcionamento da logística reversa, analisando seus conceitos e evidenciando seus benefícios e, assim, contribuir com maiores referências sobre esta ferramenta. Foi realizado, ainda, um questionário com as empresas, objetivando identificar seu nível de entendimento quanto ao tema lixo eletrônico, bem como os locais adequados para descartá-lo. Com a conclusão deste artigo, pode-se concluir que Sinop-MT não possui meios para absorver a demanda do município de resíduos eletrônicos e precisa de conscientização das empresas quanto a sua responsabilidade no processo, qualquer tipo de resíduo no município e descartado em um local conhecido como lixão, de forma inadequada.
  • Item
    Centro de integração a pessoa em vulnerabilidade social
    (2019) Souza, Emanuely Faganelo de; Moreno, Lays Caroline
    O centro de integração a pessoa em vulnerabilidade social tem por objetivo acompanhar, profissionalizar, reintegrar à sociedade, pessoas em situação de rua, disponibilizando local de moradia, lazer e convívio aplicando conceitos sustentáveis. O processo histórico dessas pessoas que vivem em situações precárias, vem desde a revolução industrial no século XVIII, onde os primeiros movimentos em prol foram feitos pela Pastoral do Povo da Rua em 1970, onde o primeiro atendimento a essa população foi no ano de 2002, pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte que deu origem a Saúde da Família. A Política Nacional para a População em Situação de Rua definida pelo Decreto Presidencial nº 7.053, de 23 de dezembro de 2009, define essa população como: Um grupo populacional heterogêneo que possui em comum a pobreza extrema, que teve seus vínculos familiares interrompidos ou fragilizados, que devido a inexistência de moradia convencional regular utiliza os logradouros públicos e as áreas degradadas como espaço de moradia e de sustento, de forma temporária ou permanente. Os centros de integração a pessoa em vulnerabilidade social também são chamados de acolhimento institucional, sendo oferecido por diversas instituições governamentais e não governamentais, como abrigo institucional, casa-lar, casa de passagem, república, albergue, casa de convívio/centros pop e acolhimentos institucionais. A indústria da construção civil é indicada como um setor de grande importância para alcançar a sustentabilidade pois estima-se que, por ano, no mínimo 33.000 (trinta e três mil) toneladas de resíduos da construção civil são recolhidos no Brasil. Visando um bom funcionamento e sua baixa manutenção da obra, com um projeto arquitetônico bem elaborado capaz de evitar desperdício de recursos e potencializar os já disponíveis, tomando partido do terreno, clima, materiais e tecnologias, ferramentas sustentáveis foram avaliadas como o método construtivo Steel Frame, reuso da água e iluminação e ventilação natural.
Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.