Centro Universitário Fasipe

URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/5

Disponibiliza arquivos digitais de TCCs de acadêmicas, monografias ou artigos da Unifasipe

Notícias

www.fasipe.com.br

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 18
  • Item
    Carboxiterapia no tratamento das estrias superficiais
    (2021) Haziak, Juliana; Granzoto, Anny Christiann Garcia
    As estrias caracterizam alterações no tecido, ocasionando danos à pele que causam desconforto. São raras ou numerosas, juntadas paralelamente umas às outras, o que indica seu desequilíbrio elástico. A carboxiterapia é um tratamento não invasivo, que faz uso do gás dióxido de carbono, com finalidade de estimular a circulação e oxigenação, favorecendo uma vasodilatação periférica que, consequentemente, melhora o tecido afetado. O objetivo desta pesquisa foi o de descrever a ação da carboxiterapia no tratamento das estrias superficiais a partir de uma revisão de literatura, exploratória com abordagem qualitativa, com coleta dos dados realizada nos anos de 2020 a 2021 nos bancos de dados de plataformas científicas, com recorte temporal de 2004 a 2021. O estudo evidenciou que a carboxiterapia tem por finalidade provocar um processo inflamatório e desencadear uma série de eventos no tecido conjuntivo vascularizado, para melhorar o aspecto das estrias, sendo, portanto, uma opção de tratamento adequado e seguro. No entanto, novas pesquisas comparando carboxiterapia e outras técnicas são relevantes cientificamente.
  • Item
    Abordagem terapêutica do melasma no período gestacional
    (2021) Mata, Joyceane Gonçalves da; Moresco, Brennda Valeria
    O melasma é considerado uma dermatose que causa alterações na cor da pele e tem maior ocorrência de casos em mulheres em idade reprodutiva. Ele consiste em uma hipermelanose adquirida que possui manchas escuras e tem maior incidência nas regiões centrofacial, malar e mandibular. No período gestacional, a mulher passa a sofrer várias alterações no seu corpo devido a mudanças endócrinas, metabólicas, imunológicas e vasculares, causando diversos efeitos no corpo da mulher, entre eles, o melasma. De ocorrência comum durante a gestação na região da face, o melasma interfere negativamente no bem-estar das mulheres acometidas, pois compromete sua aparência. Com isso, ela tem sua autoestima afetada, podendo-se sentir insegura até mesmo para procurar tratamentos e isso faz com que elas busquem esconder suas manchas em vez de procurar tratá-las. Nesse sentido, o objetivo deste estudo buscou identificar os tratamentos recomendados para promover a melhoria da qualidade de vida das gestantes que sofrem deste distúrbio e foi adotada a pesquisa bibliográfica como metodologia de estudo. A literatura aponta que, após a gestação, a maior parte dessas manifestações some de forma espontânea decorrido um ano do parto, no entanto, aproximadamente 30% das gestantes podem ter evolução em alguma mancha. Para o tratamento do melasma de gestação, um dos produtos mais utilizados é o ácido kójico, que é um ácido de origem microbiana, isolado de algumas espécies de Aspergillus, Penicillium e Acetobacter, que possui ação clareadora e antienvelhecimento.
  • Item
    Clinica de tratamento oncológico infanto-juvenil proposta para o município de Sinop - MT
    (2019) Rebequi, Brenna Alexya de Sousa; Góes, Déborah C. G. Alves
    O presente trabalho apresenta um breve histórico do município de Sinop e uma breve explicação e conhecimento sobre o que é câncer. Segundo o Institucional Nacional do Câncer (INCA), o câncer é uma doença crônica que pode levar muitas pessoas a morte. A notícia da enfermidade carrega em si um drama particular: são longos tratamentos, com diferentes profissionais, incertezas de cura, preconceito e períodos de intensa debilitação física. Imagina tudo isso citado anteriormente na cabeça de uma criança ou adolescente, que não entende o que se passa, sendo sujeito a passar por procedimentos complexos. Desta maneira, conjugando o cenário, objetivos e o público, o projeto deve exercer a partir de um espaço arquitetônico os programas de humanização, a conscientização da inocência de uma criança ou adolescente que está passando por isso. O espaço deverá exercer influências positivas, conforto e estimulo aos pacientes oncológicos e seus familiares ou responsáveis, através do entendimento básico do que é câncer e de que maneira ele acomete a vida das pessoas. Este trabalho propõe esclarecer como a arquitetura pode influenciar no bem-estar do paciente, apenas produzindo um espaço de interação, apoio, variáveis emocionais e físicas que acometem tanto o paciente quanto a família, e que influencia no processo de recuperação. Em relação a crianças o espaço projeto tem a finalidade de tirar o medo e o receio do paciente quando se falar em ir ao hospital. A intenção é que eles se distraiam com as cores, com as brincadeiras e com as formas, aliviando assim a tensão, ansiedade e medo e ajudando a preparar o psicológico, de uma maneira que não percebam. Um projeto que venha para impactar diretamente na qualidade de vida das pessoas e mudar as perspectivas de todos em relação a essa doença que é tão comum nos dias de hoje.
  • Item
    Recursos estéticos no tratamento do melasma após o período gestacional
    (2022) Rodrigues, Valeria Barros; Dalmolin, Rafaela
    O melasma é considerado uma dermatose que causa alterações na cor da pele e tem maior ocorrência de casos em mulheres em idade reprodutiva. Ele consiste em uma hipermelanose adquirida, que possui manchas escuras e tem maior incidência na região centro facial, malar e mandibular. No período gestacional, a gestante passa a sofrer várias alterações no seu corpo devido a mudanças endócrinas, metabólicas, imunológicas e vasculares, causando diversos efeitos no corpo, entre eles, o melasma. De ocorrência comum durante a gestação na região da face, o melasma interfere negativamente no bem-estar das mulheres acometidas, pois compromete a aparência. Com isso, a mulher tem sua autoestima afetada, podendo se sentir insegura até mesmo para procurar tratamentos e isso faz com que elas busquem esconder suas manchas ao invés de procurar tratá-las. Neste sentido, o objetivo deste estudo, buscou identificar os tratamentos recomendados, para promover a melhoria da qualidade de vida das gestantes que sofrem deste distúrbio e abordar tratamentos que possam ter uma grande eficácia após o período gestacional. Para tanto, foi adotada a pesquisa bibliográfica como metodologia de estudo. A literatura aponta que, após a gestação, a maior parte dessas manifestações somem de forma espontânea, decorrido um ano do parto, no entanto, aproximadamente 30% das gestantes podem ter evolução em alguma mancha. Para o tratamento do melasma, após a gestação, os recursos estéticos que demonstram mais eficácia, serão ser abordados como laser, peeling químico, microagulhamento e ativos.
  • Item
    Atuação do fisioterapeuta no tratamento de pacientes na terceira idade acometidos pela osteoartrite nas articulações de joelho
    (2023) Ojeda, Matheus Sampaio; Santos, Reurison Fernandes Bertolino dos
    A osteoartrite de joelho, também conhecida como osteoartrose de joelho, é uma condição degenerativa das articulações que afeta a cartilagem, os ossos e os tecidos ao redor do joelho. É uma das formas mais comuns de artrite e geralmente ocorre em pessoas mais velhas, embora também possa afetar pessoas mais jovens devido a lesões articulares prévias. Os principais sintomas da osteoartrite de joelho incluem dor, rigidez, inchaço e diminuição da mobilidade articular. À medida que a doença progride, os pacientes podem ter dificuldade em caminhar, subir escadas e realizar atividades diárias. O presente trabalho ocorreu através de uma revisão bibliográfica a partir de materiais e estudos já publicados e referenciados, com análise integral e completa dos artigos científicos, visa evidenciar a atuação do fisioterapeuta no tratamento de paciente da terceira idade acometidos por essa patologia através de técnicas cinética funcionais, recursos eletrofísicos, elementais e técnicas manuais terapêuticas, assim realçando ao final a importância da intervenção fisioterapêutica na prevenção e no tratamento da osteoartrite de joelho.
  • Item
    Os benefícios da hidroterapia como tratamento da lombalgia em idosos: uma revisão bibliográfica
    (2021-11-30) Conceição, Izaquiel dos Santos da; Scain, Jessica; Melluzzi, Mayse Doro
    Atualmente, a sociedade acredita em uma expectativa de vida cada vez mais alta. O envelhecimento é um processo natural, dinâmico, progressivo e irreversível, sendo um fenômeno pessoal e de variabilidade individual, ou seja, que varia de indivíduo para indivíduo. Ao longe desse processo ocorre uma series de alterações, tais como, biológicas, psicológicas e sociais. A fisioterapia gerontológica é de extrema importância, pois é o fisioterapeuta que trabalha para com a conservação da função motora e cognitiva do idoso. Proporcionando ao mesmo, retardamento de incapacidades decorrentes do processo de envelhecimento, para melhorar a qualidade de vida e atividade de vida diária do idoso. A reabilitação aquática diferese do solo, além das propriedades físicas, ocorre a diminui da ação da gravidade, permitindo exercícios tridimensionais, sem risco de quedas, facilita os exercícios de relaxamento e fortalecimento, em um ambiente agradável e de fácil socialização. Todos esses fatores, em conjunto, contribuem para a melhora da confiança e autoestima do paciente. Para elaboração deste trabalho foi realizada uma revisão bibliográfica de caráter exploratório e descritivo, a busca para pesquisa se dará em livros, sites, artigos e revistas em sites científicos da internet brasileira e estrangeiros, nas principias bases de dados científicos Scielo (Scientific electronic library online); Revista on-line ipog; Estatuto do idoso; Livros de anatomia; Revista Saúde dos Vales, Revista movimenta; Revista Saúde Santa Maria. O método de inclusão será de informações coletadas de artigos publicados entre os anos 2001 e 2021.
  • Item
    Importância fisioterapêutica de modo precoce na Hanseníase: alerta ao estado e a sociedade
    (2020-12-01) Jesus, Fabiana Delvalle de; Silva, wérika Camila Nekel da; Parrela, Jocemara Patricia Souza
    A hanseníase é uma doença antiga, infectocontagiosa, causada pelo bacilo de Hansen, com evolução lenta e progressiva. Acomete qualquer tipo de pessoa, independente do sexo, cor e idade. O meio de transmissão acontece pelas vias respiratórias e o seu diagnóstico é clínico. O tratamento é realizado gratuitamente pelo serviço público de saúde, sendo essencial para interromper a transmissão e reduzir sequelas deixadas pela patologia. Este estudo tem como objetivo destacar a relevância da fisioterapia na intervenção precoce no tratamento de pacientes portadores de hanseníase e alertar o estado e a sociedade em relação aos cuidados e melhores intervenções relacionadas a patologia. Tratou-se de uma revisão sistemática descritiva, com abordagem quantitativa, onde foram analisados artigos através de pesquisa em banco de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), entre os anos de 2003 a 2020. Conclui-se que é importante a qualificação do profissional em saúde, a presença do fisioterapeuta na equipe multidisciplinar e a necessidade de intervenção do estado com a sociedade sobre a doença.
  • Item
    A eficácia dos recursos fisioterapêuticos no tratamento de processos cicatriciais intensos
    (2021-11-29) Santos, Desirre Specht dos; Baumgratz, Igor; Garlini, Lilian
    A abordagem fisioterapêutica sobre processos cicatriciais é um assunto amplo e relativamente distante de um consenso, onde a aplicabilidade dos recursos varia de acordo com a fase e tipo de cicatrização que o paciente apresenta. O trabalho destrincha o processo cicatricial fisiologicamente saudável, abordando separadamente cada fase da cicatrização, e pontuando as possíveis alterações encontradas no desenrolar do reparo do tecido. É abordado também as características e variações de processos cicatriciais exagerados e, consequentemente, mais intensos que o fisiologicamente normal, pontuando assim como abordar cada alteração da melhor forma possível. É colocado em discussão a aplicabilidade de alguns recursos utilizados para a potencialização, ou para a indução de uma cicatrização saudável e como pode ser possível aplicar recursos popularmente benéficos de maneira errada, acarretando empecilhos para o desenrolar do processo cicatricial. E, por último, é discutido a capacidade profissional da leitura do processo cicatricial, para obter o discernimento de qual recurso utilizar e qual o tempo correto de intervir no andamento fisiológico do reparo tecidual.
  • Item
    Influência da fisioterapia no período gestacional e puerpério
    (2020-11-30) Schaurich, Ana Karolina Alves; Semensatto Junior, Ricardo; Villa, Larissa Silveira Carvalho
    Muitas mudanças ocorrem no corpo feminino durante a gestação que podem ocasionar vários sintomas como a dor lombar, cansaço, edema nos membros inferiores, dificuldade respiratória entre outros. Visando amenizar estes sintomas vários exercícios e tratamentos podem ser empregados durante e após a gestação, com o apoio do fisioterapeuta. O objetivo deste estudo é apresentar alguns recursos como exercícios cinesioterapêuticos, pilates e reeducação postural global (RPG) e como eles podem ser utilizados para melhorar a saúde da mulher durante e após a gestação, utilizando como metodologia uma pesquisa com abordagem qualitativa, realizada através de pesquisa bibliográfica em plataformas como SCIELO e LILACS. Conclui-se que o fisioterapeuta é um dos profissionais qualificados para orientar e acompanhar a mulher durante o período gestacional, orientando e prescrevendo esses exercícios para que sejam feitos de maneira correta, sem exageros que podem ser prejudiciais à saúde da mulher ou do feto, de modo a trazer o melhor resultado e melhorar a qualidade de vida da gestante.
  • Item
    O bruxismo: etiologia, classificação e tratamentos
    (2021) Alves, Karla Karen; Garcia, Gessika Shinkado
    O bruxismo é uma atividade repetitória que envolve os músculos da mastigação, esta parafunção caracteriza-se pelo apertamento ou ranger dos dentes que pode se realizar durante o dia, bruxismo em vigília ou durante o sono, bruxismo do sono. Com isto, os sinais e sintomas do bruxismo devem ser identificados e avaliados precocemente, visto que a sua evolução e os danos ocasionados tornam-se irreversíveis, portanto, o bruxismo tem o potencial de provocar modificações funcionais e estéticas e que interferirá na qualidade de vida do indivíduo. Desse modo, o diagnóstico desta parafunção realiza-se a partir da anamnese minuciosa e torna-se relevante o exame de polissonografia, para avaliar a qualidade do sono do paciente e os distúrbios do sono que podem estar associados ao bruxismo. A etiologia do bruxismo ainda é controversa, mas a maioria dos estudos revelam que é multifatorial e está associado a vários fatores a serem avaliados no indivíduo que apresentam desta condição. Deve-se realizar o tratamento adequado e individualizado, a fim de reduzir danos prejudiciais aos pacientes que possuem está parafunção. Assim, o presente estudo tem por ovjetivo apresentar o que é o bruxismo, a sua etiologia, a classificação e os possíveis tratamentos para os pacientes, tendo como base apesquisa bibliográfica. A metodologia se deu por uma revisão de literatura baseada em livros e artigos nacionais e internacionais, publicados no período 2006 a 2020. Está parafunção não possui um tratamento definitivo e determinante para a cura, porém existem tratamentos paliativos para adquirir o seu controle, como o uso da terapeutica medicamentosa, a terapia de acupuntura, o uso das placas miorrelaxantes e a aplicação da toxina botulínica. É de suma importância identificar os fatores desta condição inicialmente através do diagnóstico minucioso, para reduzir e prevenir os danos às estruturas do sistema estomatognático. O acompanhamento multidisciplinar é imprescíndivel, a fim de minimizar ao máximo os possíveis impactos que podem ser ocasionados e melhora no bem estar do paciente.
Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.