Educação Física
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Item Ansiedade pré competição em atletas da categoria infanto-juvenil da Associação Atlética Sinopense de Voleibol.(2018) Gomes, Priscielly Bordim Cezario; Backes, Bernardete MariaO presente estudo trata sobre a ansiedade pré competição em atletas da categoria infanto-juvenil da Associação Atlética Sinopense de Voleibol, considerando a importância do teor dos estudos em relação a ansiedade e as probabilidades de influências no rendimento dos atletas quando em fase de competição. O objetivo geral do estudo buscou analisar a influência do fator ansiedade no desempenho dos atletas na categoria infanto-juvenil da modalidade de voleibol de Sinop/MT na fase pré competição. Os objetivos específicos envolveram avaliar e identificar a ansiedade de traço entre as equipes masculina e feminina em competição esportiva, analisar e comparar o nível de ansiedade dos atletas conforme o sexo e de acordo com o tempo de experiência da prática das equipes, bem como conhecer e analisar a posição e o trabalho do (a) professor(a) técnico(a) para com o fator ansiedade dos atletas. Os caminhos metodológicos abrangeram uma pesquisa de campo com dezoito atletas e seus respectivos professores técnicos, com abordagem quantitativa e qualitativa, assim obtendo os dados através da aplicação do Teste de Ansiedade da Competição Esportiva (SCAT), e questionário para os atletas e aplicação de questionário para os professores técnicos. Os resultados da pesquisa segundo os professores técnicos apontaram como fatores influenciadores da ansiedade o medo de competir mal e cometer erros, presença dos pais, empolgação, receio do técnico brigar, a torcida, a fase da competição, o nível da competição, o primeiro jogo do campeonato e os adversários. Sobre a ansiedade de traço a equipe masculina apresenta “média ansiedade” e já a equipe feminina apontou “média alta” e “alta ansiedade”. O nível de ansiedade entre o sexo, a equipe feminina sofre mais de ansiedade pré competição, mesmo tendo um pouco mais de tempo de experiência em prática da modalidade em relação a equipe masculina, e os professores técnicos demonstram ter conhecimento sobre as ações básicas para com o trabalho de ansiedade com os atletas, e destacaram a importância do auxílio de especialista na área de psicologia esportiva.Item Benefícios do Treinamento Funcional em Circuito: Uma Ferramenta para a Qualidade de Vida em um Grupo de Idosas(2018) Moura, Lucas Lando de; Backes, Bernardete MariaA presente pesquisa abrangeu um estudo sobre os benefícios do treinamento funcional em circuito: uma ferramenta para a qualidade de vida em um grupo de idosas, e teve como objetivo geral analisar os benefícios alcançados pelas idosas na prática de um programa de exercícios na metodologia de treinamento funcional em circuito para melhora da qualidade vida. Os objetivos específicos para a contribuição na pesquisa envolveram: - conhecer os aspectos pessoais e situacionais dos sujeitos participantes da pesquisa para posterior aplicação do programa de treinamento funcional em circuito; - averiguar os efeitos do treinamento funcional em circuito na contribuição para melhor as capacidades físicas de força, equilíbrio e coordenação motora influenciando na qualidade de vida de um grupo de idosas; - verificar se a prática do treinamento funcional em circuito melhora a capacidade funcional da pessoa idosa de realizar as atividades da vida diária (AVDs) e, as tarefas instrumentais da vida diária (AIVD). No processo de desenvolvimento do estudo dialogou-se com vários autores, citando alguns como Matsudo (2001); Nahas (2001); Borges & Moreira (2009); Silva (2009), Argento (2010); Lakatos (2010); Araújo (2014); leituras que foram de grande relevância para a interpretação e reflexão, favorecendo os estudos para alcançar os objetivos propostos. Enquanto escolha metodológica realizou-se uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa dos dados obtidos através dos instrumentos utilizados envolvendo um questionário de avaliação (anamnese), a aplicação do programa de treinamento funcional em circuito com registro no diário de campo e a entrevista semiestruturada com cinco senhoras idosas sujeitos da pesquisa. A guisa da pesquisa realizada sobre os aspectos situacionais e pessoais os sujeitos participantes mostraram autoestima elevada e que tem clareza dos problemas naturais decorrentes do processo de envelhecimento, buscando, portanto, realizar exercícios físicos para obter uma melhor qualidade de vida. É possível colocar que o treinamento funcional em circuito contribuiu de forma positiva trazendo benefícios para a saúde e qualidade de vida das senhoras participantes, melhorando com maior ênfase a capacidade de força, bem como possibilitou também melhorar o equilíbrio e a coordenação motora, favorecendo a realização sem maiores impasses as atividades e tarefas instrumentais da vida diária, as capacidades funcionais onde colocaram mudanças relacionadas à diminuição de dores no corpo, melhoras em questões posturais, maior capacidade respiratória e regulamentação da pressão arterial, resultados significativos para a promoção da saúde e qualidade de vida, bem como reflete em um envelhecimento mais ativo elevando assim o nível de independência.Item Fatores que levam os pais e/ou responsáveis a matricular as crianças na natação e os benefícios para o seu desenvolvimento integral(2018) Aguiar, Gislaine Maria Dilele; Backes, Bernardete MariaO presente trabalho intitulado Fatores que levam os pais e/ou responsáveis a matricular as crianças na natação e os benefícios para o seu desenvolvimento integral é de suma importância discutir para favorecer o desenvolvimento integral e para garantir mais segurança para as crianças. O objetivo geral da pesquisa abrangeu identificar e analisar os fatores que levam os pais a matricularem seu (sua) filho (a) nas aulas de natação, e os objetivos específicos verificar com os pais e/ou responsáveis as influências positivas ou negativas para eleger a prática da natação, conhecer os benefícios que os pais atribuem para o desenvolvimento integral das crianças e averiguar a metodologia do (a) professor (a) e a evolução do desempenho de crianças nas aulas de natação na concepção dos pais e/ou responsáveis. Trata-se de uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa realizada em uma escola de natação, na cidade de Sinop/MT com dez (10) pais e/ou responsáveis de crianças aplicando um questionário para obter os dados para a discussão e análise da temática. Os resultados da pesquisa apontaram os fatores pelos quais os pais e/ou responsáveis matriculam seus filhos nas aulas de natação sendo esses, por indicação médica, melhora na saúde, por proteção da criança e/ou para participar de alguma atividade física. As influências positivas para eleger as aulas de natação aparecem em supremacia, na qual os pais e/ou responsáveis colocam que ajuda na socialização, na amizade, no desempenho físico e da importância de saber nadar. Os benefícios relacionados foram a melhora na coordenação motora e força, a segurança, a obediência, a disposição, a socialização, as amizades, a melhora da concentração e atenção e que a criança passa a entender com mais facilidade as tarefas escolares, a metodologia do (a) professor (a). A evolução do desempenho de crianças nas aulas de natação, na concepção dos pais e/ou responsáveis aponta que as crianças têm confiança no (a) professor (a) que trabalha de forma lúdica, estimulando as crianças nas aulas de natação.Item O Profissional de Educação Física e a qualidade na orientação dos exercícios físicos na academia(2018) Santos, Vilmar Aparecido dos; Backes, Bernardete MariaEste trabalho de pesquisa apresenta um estudo sobre o profissional de Educação Física e a qualidade na orientação dos exercícios físicos na academia, abrangendo discussões sobre os fatores de orientação de um profissional de Educação Física que influenciam os alunos/clientes para permanecerem e alcançarem seus objetivos na academia. Como objetivo geral buscou-se saber sobre os fatores de orientação do profissional de Educação Física que influenciam para a permanência na pratica de exercícios físicos nos espaços da academia, apontados pelos alunos/clientes, bem como identificar as referências situacionais e os objetivos que os levou a procurar a pratica do exercício físico, se o profissional está preparado e qualificado para atender os objetivos e como estimula os alunos/clientes para se sentirem motivados para a permanência na prática do exercício físico na academia. Serviram para base neste estudo, autores como: Goul e Weinberg (2008), Arena (2009), Gaio; Góis; Batista (2010), Lubisco (2010) e Monteiro (2011), que foram fundamentais para estabelecer a interlocução com os dados obtidos e analisados com os sujeitos da pesquisa. A metodologia foi baseada no método qualitativo, na intenção de analisar as contribuições e opiniões que emergem das considerações e concepções dos sujeitos participantes da pesquisa. O tipo de pesquisa utilizada foi a pesquisa de campo, envolvendo quatro profissionais de Educação Física e quinze alunos/clientes de cada profissional de uma determinada academia da cidade de Sinop/MT, aplicando a esses, um questionário. Mediante a análise dos dados, a pesquisa revelou a importância da orientação do profissional de Educação Física na pratica de exercícios físicos no espaço da academia, onde os alunos/clientes apontaram fatores que influenciam como o planejamento dos treinamentos, o auxilio e a orientação nos exercícios físicos evitando lesões, afim de atender objetivos relacionados a questões como estética, emagrecimento, qualidade de vida, saúde, acompanhando a evolução e motivando-os para alcançar os melhores resultados para promover satisfação e a permanência na academia. Os profissionais de Educação Física, procuram aperfeiçoar-se e qualificar-se, participando de cursos, seminários, congressos e cursando pós-graduação, e a maioria dos alunos/clientes, expôs que desenvolvem um serviço de qualidade, observando, corrigindo e esclarecendo dúvidas, demonstram domínio e segurança na orientação dos exercícios físicos, porém, alguns apontaram que há profissionais que não dão a devida atenção e orientação, mencionando situações referentes a quantidade de alunos, tamanho da academia e o número de profissionais reduzido o que influencia e prejudica o atendimento a todos