Educação Física

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    Fatores que levam os pais e/ou responsáveis a matricular as crianças na natação e os benefícios para o seu desenvolvimento integral
    (2018) Aguiar, Gislaine Maria Dilele; Backes, Bernardete Maria
    O presente trabalho intitulado Fatores que levam os pais e/ou responsáveis a matricular as crianças na natação e os benefícios para o seu desenvolvimento integral é de suma importância discutir para favorecer o desenvolvimento integral e para garantir mais segurança para as crianças. O objetivo geral da pesquisa abrangeu identificar e analisar os fatores que levam os pais a matricularem seu (sua) filho (a) nas aulas de natação, e os objetivos específicos verificar com os pais e/ou responsáveis as influências positivas ou negativas para eleger a prática da natação, conhecer os benefícios que os pais atribuem para o desenvolvimento integral das crianças e averiguar a metodologia do (a) professor (a) e a evolução do desempenho de crianças nas aulas de natação na concepção dos pais e/ou responsáveis. Trata-se de uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa realizada em uma escola de natação, na cidade de Sinop/MT com dez (10) pais e/ou responsáveis de crianças aplicando um questionário para obter os dados para a discussão e análise da temática. Os resultados da pesquisa apontaram os fatores pelos quais os pais e/ou responsáveis matriculam seus filhos nas aulas de natação sendo esses, por indicação médica, melhora na saúde, por proteção da criança e/ou para participar de alguma atividade física. As influências positivas para eleger as aulas de natação aparecem em supremacia, na qual os pais e/ou responsáveis colocam que ajuda na socialização, na amizade, no desempenho físico e da importância de saber nadar. Os benefícios relacionados foram a melhora na coordenação motora e força, a segurança, a obediência, a disposição, a socialização, as amizades, a melhora da concentração e atenção e que a criança passa a entender com mais facilidade as tarefas escolares, a metodologia do (a) professor (a). A evolução do desempenho de crianças nas aulas de natação, na concepção dos pais e/ou responsáveis aponta que as crianças têm confiança no (a) professor (a) que trabalha de forma lúdica, estimulando as crianças nas aulas de natação.
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    Análise da realização do treinamento específico para goleiros em três escolas de futebol de Sinop-MT.
    (2018) Castilho, Amanda Cristina Leopoldino
    O treinamento específico para goleiro é de grande relevância, além de favorecer o desenvolvimento de muitas variáveis como melhoria na saúde e no comportamento. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar como é feito treinamento do goleiro de futebol nas escolinhas, e os objetivos específicos foram: realizar um levantamento da evolução histórica do futebol, descrever os métodos de treinamento sendo eles, o método analítico, situacional e global, evidenciar o goleiro e o treinamento específico para este jogador, identificar a satisfação dos atletas em relação a sua posição de goleiro e aos treinos específicos; evidenciar a percepção dos pais em relação ao seu filho no papel de goleiro. Foram utilizadas leituras baseadas em diversos autores para dar suporte ao referencial teórico, as leituras também serviram de base para interpretação e análise dos dados obtidos em busca de respostas aos objetivos da pesquisa. Utilizou-se a pesquisa de campo com abordagem qualitativa, para coleta de dados, foram utilizados questionários mistos, aplicados para (3) treinadores e (6) pais dos goleiros, utilizando também uma entrevista, baseada em um roteiro contendo questões mistas, que foram aplicadas aos (6) goleiros, utilizou-se um gravador para obtenção das respostas de forma mais clara e completa, que foram transcritas posteriormente na análise de forma integral, sem cortes. Por meio da análise e interpretação de dados, obteve-se como resultados colhidos das respostas dos sujeitos da pesquisa, falas relacionadas ao reconhecimento da importância do treinamento específico para os goleiros, colocações sobre os métodos utilizados para a realização desses treinos, aspectos técnicos, táticos e psicológicos, apresentando também fatores motivacionais e características para ser um bom goleiro. Foram encontrados resultados positivos e negativos que contribuíram para responder os objetivos do trabalho, levando ao surgimento de novas questão sobre o tema em questão, necessitando de novas pesquisa relacionados ao tema.
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    Analise do índice de obesidade em crianças de 10 e 11 anos em uma escola do município de Sinop/MT.
    (2018) Oliveira, Debora Bento Ortêncio; Paulis, Rafael Luiz B.; Paulis, Rafael Luiz Barbosa
    Este trabalho apresenta a análise do índice de obesidade infantil em crianças de 10 e 11 anos em uma escola do município de Sinop/MT, o qual se estabeleceu como principal objetivo do mesmo, junto com levantamentos bibliográficos que exploram a obesidade infantil, os fatores de risco associados ao desenvolvimento da obesidade em crianças, a alimentação inadequada, sedentarismo e tecnologia, suas relações com a obesidade, consequências da obesidade em crianças, e medidas profiláticas para combater a obesidade infantil. Foi, então, realizado um estudo de campo em uma escola do município de Sinop/MT, para averiguar qual o índice de obesidade infantil, o grupo de amostragem foi composto por 73 crianças, na faixa etária de 10 e 11 anos, onde foi realizado avaliação física do Índice de Massa Corporal (IMC), e realizada entrevista com perguntas já elaboradas, sobre hábitos alimentares, hábitos diários, tempo de tela e exercício físico. Tendo em vista o aumento da obesidade infantil nas ultimas décadas, verificou-se que essa epidemia já está atingindo essas crianças, por isso a importância de medidas de prevenção e combate a essa doença crônica tem que ser prioridade da saúde pública.
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    Ansiedade pré competição em atletas da categoria infanto-juvenil da Associação Atlética Sinopense de Voleibol.
    (2018) Gomes, Priscielly Bordim Cezario; Backes, Bernardete Maria
    O presente estudo trata sobre a ansiedade pré competição em atletas da categoria infanto-juvenil da Associação Atlética Sinopense de Voleibol, considerando a importância do teor dos estudos em relação a ansiedade e as probabilidades de influências no rendimento dos atletas quando em fase de competição. O objetivo geral do estudo buscou analisar a influência do fator ansiedade no desempenho dos atletas na categoria infanto-juvenil da modalidade de voleibol de Sinop/MT na fase pré competição. Os objetivos específicos envolveram avaliar e identificar a ansiedade de traço entre as equipes masculina e feminina em competição esportiva, analisar e comparar o nível de ansiedade dos atletas conforme o sexo e de acordo com o tempo de experiência da prática das equipes, bem como conhecer e analisar a posição e o trabalho do (a) professor(a) técnico(a) para com o fator ansiedade dos atletas. Os caminhos metodológicos abrangeram uma pesquisa de campo com dezoito atletas e seus respectivos professores técnicos, com abordagem quantitativa e qualitativa, assim obtendo os dados através da aplicação do Teste de Ansiedade da Competição Esportiva (SCAT), e questionário para os atletas e aplicação de questionário para os professores técnicos. Os resultados da pesquisa segundo os professores técnicos apontaram como fatores influenciadores da ansiedade o medo de competir mal e cometer erros, presença dos pais, empolgação, receio do técnico brigar, a torcida, a fase da competição, o nível da competição, o primeiro jogo do campeonato e os adversários. Sobre a ansiedade de traço a equipe masculina apresenta “média ansiedade” e já a equipe feminina apontou “média alta” e “alta ansiedade”. O nível de ansiedade entre o sexo, a equipe feminina sofre mais de ansiedade pré competição, mesmo tendo um pouco mais de tempo de experiência em prática da modalidade em relação a equipe masculina, e os professores técnicos demonstram ter conhecimento sobre as ações básicas para com o trabalho de ansiedade com os atletas, e destacaram a importância do auxílio de especialista na área de psicologia esportiva.
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    Fatores motivacionais dos praticantes de exercícios físicos ofertados por uma academia em Sinop/MT
    (2018) Lacerda, Jose Sandro Oliveira; Cruz, Claudemir Gomes da
    O estudo da motivação refere-se aos processos que fornecem ao comportamento sua energia e direção. Logo a escolha desse tema visa esclarecer a percepção sobre a motivação que leva os indivíduos a buscarem um programa de exercícios físicos. Existem diversos estudos que comprovam na prática a melhora da saúde quando o sedentarismo é deixado de lado, portanto, o objetivo central desse trabalho foi verificar entre cinco dimensões (Motivos psicológicos, motivos interpessoais, Motivos de saúde, Motivos relacionados ao corpo e Motivos de condição física) qual o fator motivacional dos praticantes de exercícios físicos ofertados por uma academia em Sinop-MT, além disso, buscou-se diagnosticar qual a motivação para a prática do treinamento resistido e para a prática de atividades ginásticas, bem como a permanência na academia. Aplicou-se um questionário de caracterização pessoal e um questionário específico de motivação para o exercício físico (MOUTÃO, 2005). A pesquisa foi do tipo qualiquantitativa, descritiva e exploratória, tendo como população 510 pessoas matriculadas em uma academia de Sinop-MT e como amostra 57 indivíduos de 19 a 65 anos de idade, sendo 36 do sexo feminino e 21 do sexo masculino. Constatou-se que o perfil dos praticantes se concentra em mulheres com idade entre 29 e 38 anos que praticam musculação no período matutino. Dentre os fatores que mais motivam as pessoas a praticarem exercícios físicos estão a saúde/manter-se saudável, evitar doenças, se sentirem revitalizados, sentirem prazer, questão de peso e aumento de força, e entre os que não motivam estão principalmente o reconhecimento social, a afiliação e a competição. De acordo com os dados apresentados o principal fator que leva as pessoas a praticarem atividade física está a preocupação com a saúde, entretanto novos estudos devem ser conduzidos com o propósito de averiguar possíveis diferenças no perfil motivacional dos praticantes de exercícios físicos.
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    A influência da musculação no processo de redução do percentual de gordura corporal
    (2018) Ferri, Ana Paula; Paulis, Rafael Luiz B.
    Este trabalho apresenta a análise da musculação em favor da redução do percentual de gordura corporal, o qual se estabeleceu como principal objetivo do mesmo, trazendo junto alguns objetivos específicos, como os levantamentos bibliográficos que exploram fatores fisiológicos do exercício e métodos de treinamento que podem potencializar a diminuição da gordura corporal e também tem como objetivo de analisar através da avaliação física corporal se a musculação se tornou eficaz na redução do percentual de gordura. Foi, então, realizado um estudo de campo para averiguar se o treinamento resistido iria alcançar tal objetivo em um grupo de amostragem composto por 05 pessoas, onde por 12 semanas foi aplicado através do treinamento com característica metabólica, utilizando como método o drop-set e o bi-set, sem levar em consideração o consumo nutricional de cada indivíduo. Tendo em vista a necessidade da população em geral de reduzir gordura, verificou-se que, para que haja um resultado significativo, é importante que a musculação seja praticada corretamente para cada objetivo respeitando suas variáveis. Assim então se obteve resultados satisfatórios com média de 6,73% de redução de gordura corporal. Por fim, esse trabalho poderá contribuir para maior entendimento sobre a musculação à essa determinada classe de indivíduos e como base para pesquisas futuras voltadas aos demais benefícios da musculação para esse público e também para analisar se outros tipos de treinamento, resistido ou não, resultaria em dados semelhantes ou melhores.
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    O efeito do treinamento fisico em atletas de basquetebol de Sinop/MT e um ciclo de treinamento
    (2018) Damasceno, Cezar Leandro; Abreu, Gabriel Vasconcelos de
    A presente pesquisa foi realizada com 17 atletas de basquetebol masculino juvenil de quatorze a dezessete anos de idade. O objetivo geral foi o de avaliar as condições físicas e o efeito do treinamento nos atletas de basquetebol masculino juvenil da seleção de Sinop, nos momentos de início da temporada, após 45 dias e ao fim de 90 dias de treinamento. Os objetivos específicos serviram para a construção da pesquisa e possibilitaram as seguintes ações: avaliar e testar a força de membros superiores e inferiores, resistência muscular localizada, potência muscular, agilidade, flexibilidade, avaliação antropométrica, a capacidade aeróbica e estimar o Vo2máx dos atletas nos diferentes momentos do período preparatório; Identificar diferenças no nível de condicionamento físico dos atletas e possíveis fatores limitadores ao programa de treinamento; Observar se há melhora nas valências físicas durante o período preparatório. No desenvolvimento, da pesquisa procurou-se discorrer considerando o conceito de autores que circundam sobre assunto pertinente ao tema, Fleck & Kraemer (2017); Charro et al (2010); Heyward (2013); Zatsiorsky, Kraemer (2008); Paes; Montagner& Ferreira (2017); Santos (2006); Gil (2010), leituras que foram de muita importância e contribuíram para a presente pesquisa e interpretação, sendo certas para o objetivo da presente construção científica. Enquanto escolha metodológica, foi utilizada uma abordagem quantitativa sendo uma pesquisa de campo de caráter descritivo e exploratório. Para obter os objetivos propostos, fora realizado testes e avaliações físicas de força explosiva de membros superiores e inferiores, força muscular localizada, flexibilidade, agilidade, Vo2máx e verificar o IMC dos atletas. Onde a amostra utilizada foram dezessete atletas da equipe de basquetebol masculino juvenil de Sinop MT. Houve melhora de 8,59% no teste de abdominal de 1 minuto, 4,32% no teste de abdominal de 30 segundos, 13,6% no teste de apoio (flexão de braço), 12,9% no teste de medicine ball força explosiva, 6,92% no teste de salto horizontal surgent jump, 4,10% no teste de salto vertical lung jump, 3,7% no teste de agilidade shuttle run, 8,38% no teste de capacidade aeróbica e vo2max, 0,30% no teste de Imc (índice de massa corporal), 3,22% no teste de flexibilidade sentar e alcançar. Conclui-se que o treinamento realizado pela comissão técnica nesse início de temporada após 45 dias e no fim de 90 dias está sendo benéfico e produtivo para a melhoria das capacidades avaliadas da equipe de basquetebol masculino juvenil de Sinop.
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    O Profissional de Educação Física e a qualidade na orientação dos exercícios físicos na academia
    (2018) Santos, Vilmar Aparecido dos; Backes, Bernardete Maria
    Este trabalho de pesquisa apresenta um estudo sobre o profissional de Educação Física e a qualidade na orientação dos exercícios físicos na academia, abrangendo discussões sobre os fatores de orientação de um profissional de Educação Física que influenciam os alunos/clientes para permanecerem e alcançarem seus objetivos na academia. Como objetivo geral buscou-se saber sobre os fatores de orientação do profissional de Educação Física que influenciam para a permanência na pratica de exercícios físicos nos espaços da academia, apontados pelos alunos/clientes, bem como identificar as referências situacionais e os objetivos que os levou a procurar a pratica do exercício físico, se o profissional está preparado e qualificado para atender os objetivos e como estimula os alunos/clientes para se sentirem motivados para a permanência na prática do exercício físico na academia. Serviram para base neste estudo, autores como: Goul e Weinberg (2008), Arena (2009), Gaio; Góis; Batista (2010), Lubisco (2010) e Monteiro (2011), que foram fundamentais para estabelecer a interlocução com os dados obtidos e analisados com os sujeitos da pesquisa. A metodologia foi baseada no método qualitativo, na intenção de analisar as contribuições e opiniões que emergem das considerações e concepções dos sujeitos participantes da pesquisa. O tipo de pesquisa utilizada foi a pesquisa de campo, envolvendo quatro profissionais de Educação Física e quinze alunos/clientes de cada profissional de uma determinada academia da cidade de Sinop/MT, aplicando a esses, um questionário. Mediante a análise dos dados, a pesquisa revelou a importância da orientação do profissional de Educação Física na pratica de exercícios físicos no espaço da academia, onde os alunos/clientes apontaram fatores que influenciam como o planejamento dos treinamentos, o auxilio e a orientação nos exercícios físicos evitando lesões, afim de atender objetivos relacionados a questões como estética, emagrecimento, qualidade de vida, saúde, acompanhando a evolução e motivando-os para alcançar os melhores resultados para promover satisfação e a permanência na academia. Os profissionais de Educação Física, procuram aperfeiçoar-se e qualificar-se, participando de cursos, seminários, congressos e cursando pós-graduação, e a maioria dos alunos/clientes, expôs que desenvolvem um serviço de qualidade, observando, corrigindo e esclarecendo dúvidas, demonstram domínio e segurança na orientação dos exercícios físicos, porém, alguns apontaram que há profissionais que não dão a devida atenção e orientação, mencionando situações referentes a quantidade de alunos, tamanho da academia e o número de profissionais reduzido o que influencia e prejudica o atendimento a todos
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    Alterações físicas dos atletas mediante o treinamento físico no período preparatório para as competições de futebol americano.
    (2018) Cardoso, Diogo Foscarim; Abreu, Gabriel Vasconcelos de
    O Objetivo deste estudo foi avaliar e analisar o condicionamento físico de atletas da modalidade de futebol americano, categoria aberta, da equipe Sinop Coyotes no estado de Mato Grosso. Este estudo ocorreu mediante a realização de testes físicos, hábitos diários e frequência dos atletas no treinamento durante o período preparatório inicial para as competições da temporada 2018. Para tanto utilizamos a pesquisa de campo, qualitativa e quantitativa em que investigamos a atual condição física destes atletas. Para análise e mensurações de dados, utilizamos os métodos estatísticos e comparativos, estudos bibliográficos, periódicos e livros para trazer dados que comprovem as relações dos fenômenos entre si e ressaltem as diferenças entre eles. Foram avaliados 12 atletas com medias de 20 anos de idade, 82 quilos e altura 1,80 metro. Os testes utilizados foram: 400m Predictor Test, Teste de mudança de direção, Teste L, Teste de impulsão horizontal, Teste Flexões de Braços, Teste de abdominal, Burpee Test, Teste de agachamento. Resultados: 58,3% declararam se alimentar quatro vezes por dia, 66,6% responderam não ingerir nenhum tipo de bebida alcoólica, 50% relatam que praticam musculação e 16,6% não praticam nenhuma atividade física durante a semana. Em relação à frequência, 58,3% faltaram abaixo de 25% dos treinos. Já nos testes físicos, houve melhora de 33,3% dos indivíduos no teste de burpee (15 segundos), 41,6% no teste de burpee (30 segundos), 66,3% no teste de agachamento, 75% no teste de flexão de braço, 41,6% no teste de abdominal (30 segundos), 41,6% no teste de abdominal (60 segundos), 75% no teste de salto horizontal, 75% no teste de 40 jardas, 66,6% no teste de mudança de direção, 83,3% no teste L. Conclusão: Não há controle alimentar e tampouco das atividades cotidianas dos integrantes, houve melhora na condição física de 80% dos atletas, porém a pouca quantidade de treinos semanais bem como as faltas são fator limitador para a melhoria do rendimento.
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    Análise e comparação de redução de gordura corporal em mulheres utilizando dois métodos de treinamento: treinamento em circuito e alternado por segmento
    (2018) Faé, Marllon Bittes; Paulis, Rafael Luiz B.
    O presente trabalho abrangeu um estudo direcionado sobre a análise e comparação de redução de gordura corporal em mulheres utilizando dois métodos de treinamento: treinamento em circuito e alternado por segmento, para contribuir na prevenção e diminuição do número de mulheres com excesso de gordura corporal. Tendo como objetivo geral analisar e comparar qual método de treinamento (circuito ou alternado por segmento) é mais eficiente para a redução de percentual de gordura. Os objetivos específicos para a colaboração da pesquisa envolveram- descrever as vantagens e as desvantagens entre o treinamento em circuito e o alternado por segmento; - evidenciar os benefícios do treinamento de força; e - averiguar quais são os fatores de risco para doenças relacionadas ao elevado percentual de gordura. Para o método de desenvolvimento do estudo, discutiu-se com diferentes autores, apresentando alguns como Santarém (2012); Bittencourt (1986); Evangelista (2009); Toscano (2001); Bompae Cornacchia (2000); Uchida e Bacurau (2013); leituras que foram de grande importância para a interpretação e reflexão, contribuído para o alcance dos objetivos propostos. Para a escolha metodológica, realizou-se uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa e quantitativa dos dados obtidos por meio dos instrumentos utilizados envolvendo uma anamnese, a realização de duas avaliações física sendo uma na primeira semana e outra na última semana para avaliar a evolução corporal de cada aluna ea aplicaçãodeum programa de treino para o método circuito e o mesmo para o alternado por segmento. As aulas tiveram acompanhamento personalizado durante um período de oito semanas, em uma academia localizada na cidade de Sinop MT. Por meio da análise de dados, averiguou-se que em um curto período, o método alternado por segmento apresentou ser mais eficiente na redução de percentual de gordura. Porém, vale lembrar que por mais que a pesquisa não empregou acompanhamento nutricional, aconselha-se que haja um plano alimentar individualizado e saudável que acompanhe a rotina de cada pessoa para obter melhores resultados e qualidade de vida a longo prazo.