Educação Física
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Item Fatores motivacionais dos praticantes de exercícios físicos ofertados por uma academia em Sinop/MT(2018) Lacerda, Jose Sandro Oliveira; Cruz, Claudemir Gomes daO estudo da motivação refere-se aos processos que fornecem ao comportamento sua energia e direção. Logo a escolha desse tema visa esclarecer a percepção sobre a motivação que leva os indivíduos a buscarem um programa de exercícios físicos. Existem diversos estudos que comprovam na prática a melhora da saúde quando o sedentarismo é deixado de lado, portanto, o objetivo central desse trabalho foi verificar entre cinco dimensões (Motivos psicológicos, motivos interpessoais, Motivos de saúde, Motivos relacionados ao corpo e Motivos de condição física) qual o fator motivacional dos praticantes de exercícios físicos ofertados por uma academia em Sinop-MT, além disso, buscou-se diagnosticar qual a motivação para a prática do treinamento resistido e para a prática de atividades ginásticas, bem como a permanência na academia. Aplicou-se um questionário de caracterização pessoal e um questionário específico de motivação para o exercício físico (MOUTÃO, 2005). A pesquisa foi do tipo qualiquantitativa, descritiva e exploratória, tendo como população 510 pessoas matriculadas em uma academia de Sinop-MT e como amostra 57 indivíduos de 19 a 65 anos de idade, sendo 36 do sexo feminino e 21 do sexo masculino. Constatou-se que o perfil dos praticantes se concentra em mulheres com idade entre 29 e 38 anos que praticam musculação no período matutino. Dentre os fatores que mais motivam as pessoas a praticarem exercícios físicos estão a saúde/manter-se saudável, evitar doenças, se sentirem revitalizados, sentirem prazer, questão de peso e aumento de força, e entre os que não motivam estão principalmente o reconhecimento social, a afiliação e a competição. De acordo com os dados apresentados o principal fator que leva as pessoas a praticarem atividade física está a preocupação com a saúde, entretanto novos estudos devem ser conduzidos com o propósito de averiguar possíveis diferenças no perfil motivacional dos praticantes de exercícios físicos.Item A prática da ginástica coletiva: seus benefícios e fatores motivacionais(2018) Rodrigues, Silvana Vieira; Paulis, Rafael Luiz BarbosaA evolução que ocorreu na ginástica ao longo da história ocasionou o surgimento de diversas modalidades, que propõem atividades diferentes com objetivos distintos, uma delas é a ginástica de academia, que ao longo do tempo vem conquistando um número considerável de pessoas, que buscam se exercitar por diversos motivos diferentes. Nesta perspectiva, a pesquisa tem como objetivo geral analisar a prática da ginástica coletiva: seus benefícios e fatores motivacionais, a partir dos objetivos específicos: entender como as evoluções dos aspectos históricos contribuíram para as várias áreas de conhecimento da ginástica, verificar os benefícios que as aulas de ginástica promovem aos praticantes, analisar quais motivos levam as pessoas buscar a prática, identificar quais aspectos organizacionais e estruturais da aula influenciam na motivação do participante. A amostragem foi escolhida de forma aleatória tendo como um único critério ser pessoas que praticavam as aulas de ginástica de academia, esta foi composta por vinte e dois indivíduos com idade entre vinte e dois a sessenta e cinco anos de idade, praticantes de ginástica coletiva, tendo como instrumento de pesquisa na coleta dos dados um questionário com perguntas abertas sem identificar nenhuma das amostras, informações obtidas de forma sigilosa. Utilizou-se a pesquisa de campo, com abordagem qualitativa. Portanto, concluiu-se com este estudo que os motivos que influenciam os participantes a buscar práticas coletivas foram fatores relacionados à saúde, estética, condicionamento físico, aptidão física, qualidade de vida, bem estar, aspectos psicológicos e sociais. Entre outros fatores de motivação citados pela amostra como a relação com o professor, o fato de ser uma aula coletiva, ter música, foram elencados como muito importantes para motivar os indivíduos a estarem sempre presente nas aulas.