Psicologia
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Resultados da Pesquisa
Item A importância do psicologico inserido na unidade hospitalar durante a pandemia do Covid-19(2023-12) Andrade, Mônica Cristina Souza do Bom Despacho de; Cavalheiro, Brunna GabriellaEste Trabalho de Conclusão de Curso possui como tema “A importância do psicólogo inserido na unidade hospitalar durante a pandemia do COVID-19”. A pesquisa visa apresentar qual o verdadeiro papel do psicólogo hospitalar, e como esse profissional foi de extrema importância no período pandêmico, auxiliando no sofrimento dos internados, de seus familiares e de toda a equipe da área da saúde. A COVID-19 foi uma pandemia que marcou todo o mundo por conta da sua rapidez na propagação e pelo número de mortes geradas pela infecção do coronavírus. Essa doença gerou grande impactos na saúde mental da população, principalmente relacionados ao medo de contrair a doença e da morte. A metodologia deste estudo se trata de uma revisão bibliográfica, feito através de buscas em artigos científicos e periódicos online, auxiliando na escrita deste projeto e na maior compreensão sobre o tema. Os resultados obtidos através desta pesquisa foi de conquistar um entendimento dos principais assuntos que estão inseridos no decorrer deste trabalho, como o que foi a pandemia do coronavírus, qual a função do psicólogo hospitalar e seu papel durante a pandemia, além das mudanças necessárias nos atendimentos psicoterapêuticos nesse contexto.Item Impactos no processo de aprendizagens da criança pós pandemia(2023-12) Silva, Luanil Soares da; Caponi, Viviane MarquesA educação em sua "normalidade" já criou problemas pouco visíveis: Um exemplo no texto a seguir é a vulnerabilidade. O que tem sido observado em maior escala durante a pandemia. O objetivo é levantar e analisar questões relacionadas ao ensino e aprendizagem na era póspandemia. O método utilizado consistiu em examinar artigos acadêmicos, bibliográficos e documentais que lançassem luz sobre o que estava afetando os alunos durante esse período, quais problemas estavam prejudicando o aprendizado e levando ao declínio do aprendizado. Os resultados das reflexões de aprendizagem foram extremamente significativos. O isolamento emergencial tem resultado em diversas complicações psicológicas nos alunos como: transtorno de ansiedade generalizada, falta de interações sociais como tristeza, medo de doenças. A sensibilidade social foi um dos fatores que destacou a diferença de aprendizado entre pessoas com acesso à internet e aquelas com acesso limitado. Assim, as taxas de prevalência ponderadas de linha de base combinadas de ansiedade, sintomas depressivos e sintomas emocionais foram significativamente aumentadas. Os resultados desta análise refletem a necessidade de desenvolver mais projetos psicossociais nas escolas envolvendo psicólogos e assistentes sociais. Também aponta para a falta de prática no campo dos requisitos de saúde mental nas escolas, o que também impulsiona a implementação.