Psicologia

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    Os lutos e não-lutos na adolescência: desdobramentos da pandemia de Covid-19
    (2024-07) Pedroso, Patricia de Sena; Silva, Diego Anízio da
    O presente trabalho tem por objetivo pesquisar os“lutos e não lutos” na fase da adolescência em detrimento do surto da pandemia. Durante o surgimento da pandemia do coronavírus (SARS-CoV-2), houve uma grande apreensão diante de uma doença que se multiplicou rapidamente em diversas partes do mundo, gerando grandes repercussões. A OMS – Organização Mundial de Saúde, em 18 de março de 2020, informou que o vírus já havia superado 214 mil em globalização. O surto epidêmico gerou uma instabilidade sanitária global, resultando em alterações na dinâmica da sociedade, com: isolamento social e restrições na convivência social, alterando o rito e a separação dos entes queridos. Os adolescentes, em consequência da interrupção do cotidiano, da incerteza alimentar, do aumento da vulnerabilidade social e econômica, da agressividade familiar e abusos, foram expostos a um contexto de maior fragilidade que induziram a um agravamento contundente na saúde psíquica infanto-juvenil e na construção da sua identidade. As perdas em sentido amplo, foram um processo de adaptação após os adolescentes passarem por momentos tão difíceis, apresentados pela epidemia. Diante desse cenário, este estudo diz respeito aos processos de perdas e morte na circunstância epidêmica enfrentada pelos adolescentes. O trabalho foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa baseada na revisão de literatura, que pôde auxiliar na investigação do problema proposto.
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    A vulnerabilidade dos adolescentes frente ao uso do aparelho smartphone perspectiva comportamental no Brasil
    (2023-12) Fernandes, Josane Aparecida de Souza; Martini, Àrthur Galvão
    O uso do aparelho smartphone tem aumentado de forma exponencial nesse presente século. Sabendo que é indispensável o seu uso, devido à sua grande utilidade para o indivíduo que, através dele tem facilitado a comunicação e socialização, torna-se um objeto de estudo na fase da adolescência por ser atrativo e ao mesmo tempo viciante, e poderia acarretar algum impacto psicológico diante da vulnerabilidade desse grupo. O presente projeto tem como objetivo apresentar os efeitos psicológicos provocados pelo uso contínuo do smartphone; discutir as vulnerabilidades dos adolescentes diante do excesso e uso desnecessário do aparelho, destacando como esse comportamento interfere nos relacionamentos familiares e as interferências dos mesmos, na saúde mental dessa clientela. A metodologia utilizada será por meio de uma revisão bibliográfica de autores, entre os anos 2010 a 2022 a fim de afirmar que essa clientela se encontra em vulnerabilidade psicológica, considerada como fissura a constituição da identidade, e consequentemente seus pares, devido a comportamentos disfuncionais e mal adaptativos que vão repercutir desde a fragilidade na construção psicológica à falta de afetividade e visão desvirtual do mundo real. Verifica-se que na contemporaneidade o aparecimento de demandas psicológicas vem acarretando violência e patologias diversas nos adolescentes; diante disso é necessário que ações com praticas educativas sejam disponibilizadas para que se promova um desenvolvimento cognitivo, social e emocional.
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    Desafios contemporâneos da adolescência: os fatores de risco para o desenvolvimento de ansiedade
    (2023-12) Almeida Junior, Antonio Carlos de; Anizio, Diego
    Este Trabalho de Conclusão de Curso trata sobre o tema “Desafios contemporâneos da adolescência: os fatores de risco para o desenvolvimento de ansiedade” apresentando no corpo do texto os conceitos de termos como ansiedade adolescência, psicoterapia, além de explicar sobre a importância do acompanhamento terapêutico e seus benefícios na vida desses adolescentes. O objetivo foi compreender os fatores que influenciam no desencadeamento da ansiedade, identificar as mudanças que podem afetar nesses casos, e apresentar os efeitos da psicoterapia nessa complexa transição da infância para a idade adulta conhecida com adolescência, sendo esse um período do ciclo de vida em que a intensidade dos sentimentos e experiências estão envolvidas no processo de construção de si mesmos. O estudo teórico baseia-se numa revisão da literatura sobre a possível ligação entre as dinâmicas juvenis e as necessidades nos contextos socioculturais contemporâneos. É possível verificar que as demandas culturais podem se sobrepor às características típicas desse período do ciclo vital, resultando na existência de transtornos psicológicos.