Psicologia

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Resultados da Pesquisa

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    Benefícios da ciência ABA no tratamento de crianças com TEA
    (2024-07) Machado, Kelly Ismei Kiedis; Costa Filho, Leonço Álvaro
    Este Trabalho de Conclusão de Curso apresentará como tema “Benefícios da ciência ABA no tratamento de crianças com TEA”, apresentando sobre como é necessário o profissional psicólogo e os demais terapeutas, no diagnóstico e no tratamento dos indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além disso, apresentará a eficácia da ciência ABA e seus benefícios através do desenvolvimento de habilidades nos sujeitos. Ademais, os objetivos deste estudo são expor a importância da psicologia no desenvolvimento com TEA, apresentar os principais conceitos acerca do tema e mostrar como este profissional tem auxiliado neste transtorno. A metodologia utilizada para esta pesquisa é a pesquisa qualitativa com o intuito de compreender melhor os conceitos e sobre o tema, através de trabalhos já realizados anteriormente, e foi realizado também uma pesquisa bibliográfica para maior aperfeiçoamento da temática.
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    Mãe solo com filho Autista: quem cuida daquela que cuida?
    (2023-12) Campos, Luciana Mara de Oliveira Palma; Vieira, Josê Guedes
    No Brasil, é cada vez mais comum a realidade de famílias monoparentais chefiadas por mães solteiras. Essas famílias são compostas por mães e filhos, apresentando particularidades significativas, como a responsabilidade exclusiva da mãe em administrar o lar e cuidar dos filhos sem auxílio de um parceiro. Quando essa responsabilidade se une ao desafio de criar um filho com diagnóstico de autismo, as obrigações e preocupações se tornam ainda maiores e desafiadoras, exigindo assim, maior acompanhamento familiar. É fundamental que a sociedade reconheça e valorize o papel das mães solo que cuidam dos filhos autistas, oferecendo-lhe o apoio e suporte necessário. O objetivo deste estudo é conhecer as necessidades e os desafios enfrentados por mães solos que cuidam de filhos autistas, bem como as estratégias de apoio disponíveis para essas mulheres, a fim de identificar possíveis soluções para garantir o bemestar da mãe e do filho com autismo. Este estudo consiste em uma revisão bibliográfica de natureza descritiva e qualitativa. A revisão bibliográfica se baseia em consultas a autores que abordam temas relacionados ao assunto em questão. O caráter descritivo do estudo visa descrever as características de uma determinada população ou fenômeno, estabelecendo relações entre as variáveis analisadas. Quanto à abordagem qualitativa, busca compreender a complexidade de fenômenos, fatos e processos particulares e específicos”. Tomando por base artigos que mostram a relevância científica do tema, pois, apesar de tratar-se de dois tópicos que tem apresentado elevado crescimento no Brasil: mães solo e autismo, pode-se observar que possuem poucos estudos na área, com carência de trabalhos correlacionados.
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    Os desafios da inclusão de crianças com transtorno Espectro Autista na escola
    (2023-12) Silva, Gabriela Souza Rodrigues da; Caponi, Viviane Marques
    O presente trabalho trata-se dos desafios da inclusão de crianças com transtorno espectro autista na escola. O assunto vem ganhando espaço nas discussões da educação, há muitas leis e projetos desenvolvidos que visam a inclusão e o acesso à educação inclusiva de pessoas com deficiências. Por lei a educação é um direito de todos. A garantia para as pessoas com deficiências iniciou-se através dos projetos voltados a inclusão, que garante assim os diretos a educação da escola regular independente de suas necessidades, pois é o dever do sistema educacional oferecer oportunidades de inclusão e acesso a educação. O transtorno espectro autista afeta o neurodesenvolvimento da criança e tem como características a dificuldade na interação social, comunicação, dificuldade cognitiva, domínios importantes para aprendizagem. Como resultado desta pesquisa, constatou-se que a muitos desafios para a inclusão de crianças com TEA, sendo esses por falta de profissionais preparados, programas voltados para inclusão, cursos de capacitação para os profissionais, recursos e materiais pedagógicos e dificuldades relacionadas com o transtorno.