Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/1

O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

Notícias

www.fasipe.com.br

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Item
    Resistência insulínica na síndrome do ovário policístico: diagnóstico precoce e tratamento
    (2025-06) Batista, Mayara de Oliveira; Granzoto, Anny Christiann Garcia
    A Síndrome do Ovário Policístico (SOP) afeta entre 6% a 20% das mulheres em idade reprodutiva, sendo uma das principais causas de infertilidade. Sua etiologia multifatorial inclui aspectos hormonais, genéticos e metabólicos, sendo a resistência à insulina (RI) um dos principais agravantes afetando 75%. Diante da prevalência da SOP e da complexidade de seu diagnóstico e tratamento. Este estudo teve como objetivo compreender a relação entre a SOP e a RI, com foco nos métodos de diagnóstico e nas abordagens terapêuticas. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura, exploratória, com abordagem qualitativa, utilizando as bases de dados SCIELO e PUBMED com recorte temporal de 2010 a 2025. Os resultados evidenciaram que a RI contribui significativamente para o agravamento dos sintomas da SOP e para o risco de complicações metabólicas como o diabetes mellitus tipo 2. A detecção precoce da RI, por meio de exames laboratoriais, é essencial para o manejo adequado da síndrome. Conclui-se que o diagnóstico preciso e o tratamento individualizado, envolvendo mudanças no estilo de vida e o uso de medicamentos como a metformina, são fundamentais para melhorar a qualidade de vida das pacientes, destacando-se o papel do biomédico no processo diagnóstico.

Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.

Licença Creative Commons
Estas obras estão licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Brasil.