Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/1

O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

Notícias

www.fasipe.com.br

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Item
    Psicologia do esporte e sua baixa visibilidade frente a saude mental dos atletas no futebol brasileiro
    (2023-12) Ferreira, Kamilla Correa; Martini, Árthur Galvão
    No esporte o futebol ocupa uma posição de destaque, ele integra a cultura, o cenário político e econômico do país. Sua relevância o coloca em evidência para que a psicologia do esporte possa visar os assuntos que o permeiam e trabalhá-los, rompendo paradigmas que a área da saúde mental acarreta, frente a algo tão significativo socialmente. Quando inserido nesse campo o psicólogo terá como papel procurar pelas variáveis psicológicas que estão afetando na boa performance do individual e coletivo desses jogadores, verificando as características que dizem respeito ao comportamento e ao emocional no meio esportivo, buscando compreender como questões psicológicas são capazes de influenciar diretamente o desenvolvimento do atleta e sua saúde mental. Sua manifestação no Brasil só foi reconhecida depois da configuração da Psicologia como Ciência e Profissão e a partir de João Carvalhaes que atuava como psicólogo do São Paulo Futebol Clube e obteve papel principal em declamar essa área de atuação. Este projeto visa se caracterizar por meio de uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa qualitativa, tendo como embasamento artigos que referenciam e versam sobre a temática proposta. O trabalho busca contribuir com informações norteadoras para a Psicologia do Esporte, visando valorizar e colaborar com pesquisas futuras. O panorama atual da Psicologia do Esporte no Brasil é um pouco complicado, embora o desenvolvimento de materiais científicos sobre a Psicologia do Esporte tenha se ampliado, os transtornos psíquicos e o desempenho dos psicólogos enquanto profissionais da área ainda não são bem avaliados.

Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.

Licença Creative Commons
Estas obras estão licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Brasil.