Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

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O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

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    Equidade: um olhar humano para o aluno diagnosticado TDAH
    (2020) Freiria, Mariana Leandro; Bertocco, Carla Florido
    Este trabalho teve como objetivo descrever métodos adequados de manejar o aluno portador do TDAH com inclusão, praticando a equidade tendo em vista o seu diagnóstico. A finalidade é contribuir para mudança no cenário da educação básica atual, no qual é possível observar que as instituições, em sua maioria, não estão devidamente preparadas com sua equipe para receber o aluno portador do TDAH. Para isso, por meio da revisão de literatura, o presente trabalho se inicia com a conceitualização do TDAH, aborda a teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Jean Piaget por sua contribuição para a compreensão dos comportamentos das crianças nas diferentes fases do desenvolvimento, apresenta então sinais de alerta que podem ser observados na escola, mostra a importância do trabalho de uma equipe multidisciplinar no tratamento do TDAH enquanto transtorno complexo que é. Entre os profissionais envolvidos no tratamento adequado, dois são o foco deste trabalho: o professor e o psicólogo. Por isso o tópico seguinte aborda o papel do professor, falando da influência do TDAH nas práticas docentes e das limitações sociais do TDAH na educação básica e, a seguir, o estudo aborda o trabalho do psicólogo no tratamento do TDAH, incluindo o trabalho junto aos professores para intervenções em sala de aula e o trabalho com a família e intervenção extra escola. Por fim é apresentado o conceito de equidade, objetivo a ser alcançado na inclusão dos alunos com TDAH no ambiente escolar. Conclui-se então que a intervenção junto ao TDAH, com a inclusão de equipe multiprofissional, a compreensão dos envolvidos objetivando o desenvolvimento da criança, e a evolução com o tratamento difere de criança para criança. E que a inserção dessa criança no mundo depende do olhar com equidade, praticando o respeito, atenção e igualdade.

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