Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

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O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

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    Habilidades sociais de jovens adolescentes em situação de vulnerabilidades social
    (2021) Freitas, Bruna Caroliny Bartolomeu de; Medeiros, Luiza Alvarenga Marques de
    As Habilidades Sociais sob a ótica de um contexto vulnerável socialmente entre adolescentes que estão passando por mudanças significativas no corpo tanto física, cognitiva, psicológico e social, é de fundamental importância destacar que diante dessa situação, pode haver a presença de déficits de Habilidades Sociais, habilidades como de empatia, autocontrole, assertividade, civilidade, abordagem afetiva e desenvoltura social, de modo que influenciam diretamente as relações interpessoais dos adolescentes e provocam comportamentos inadequados. Identificar, analisar e trabalhar essas Habilidades Sociais deficitárias amplifica os elementos protetores das habilidades interpessoais desses indivíduos, bem como, por meio do Treinamento de Habilidades Sociais se desenvolve o manejo de conflitos de contingências, desempenhando as modificações comportamentais necessárias a fim de proporcionar um desenvolvimento saudável para o adolescente, desse modo, este estudo se objetiva em verificar e ampliar as Habilidades Sociais desses adolescentes que se encontram num contexto social vulnerável. Ainda esta pesquisa justifica-se para que a sociedade compreenda a existência das classes de Habilidades Sociais do adolescente a fim de que o veja como um ser em construção e ainda não definido quando apresenta inabilidades sociais por falta de repertório comportamental assertivo. Para este estudo foram convidados 25 adolescentes dos 100 participantes do CAOPA – Centro de Acolhimento, Orientação e Proteção aos Adolescentes no município de Sinop-MT, com idades de 12 a 16 anos, sendo de ambos os sexos. A coleta de dados demandou a aplicação do Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes – IHSA, para a identificação das três habilidades deficitárias, sendo: autocontrole, civilidade e assertividade. A pesquisa apresentada concluiu que a partir dos resultados obtidos foi possível comprovar a hipótese, cuja Habilidades Sociais de maior frequência em adolescentes que se encontravam em situação de vulnerabilidade social eram empatia e comunicação. Ainda, os resultados dessa pesquisa mostraram que a Habilidade Social de assertividade teve sua frequência dobrada de 15% para 30% após o THS.

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