Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/1

O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

Notícias

www.fasipe.com.br

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Item
    Boas práticas de enfermagem e a arteterapia no cuidado de crianças e adolescentes com ansiedade e depressão
    (2025-12) Goes, Agda da Silva; Soares, Elizana de Fátima Garcia
    Introdução: A enfermagem e a arteterapia podem trabalhar juntas como uma estratégia no tratamento de ansiedade e depressão, principalmente para crianças e adolescentes, ao considerar a arteterapia como ferramenta lúdica que pode proporcionar a melhoria do bem-estar e a disposição de pacientes dessa idade. Objetivo: Analisar a integração entre boas práticas de enfermagem e arteterapia em ambientes terapêuticos no cuidado de crianças e adolescentes com transtornos de ansiedade e depressão. Metodologia: A pesquisa foi desenhada como uma revisão de literatura baseada em artigos científicos publicados nos últimos 05 anos nas bases de dados SciELO e BVS disponíveis na íntegra. Resultados e discussão: Neste trabalho, 11 artigos foram incluídos na análise. Os resultados indicam que a integração entre boas práticas de enfermagem e arteterapia contribui para a redução dos sintomas de ansiedade e depressão em crianças e adolescentes, promovendo bem-estar emocional, autoestima e fortalecimento da autonomia. Entretanto, sua aplicabilidade enfrenta desafios como falta de capacitação, recursos limitados e ausência de protocolos claros. Apesar dos benefícios evidenciados, a arteterapia ainda carece de maior exploração científica, evidenciando a necessidade de pesquisas adicionais e de políticas públicas que apoiem sua implementação sistemática.

Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.

Licença Creative Commons
Estas obras estão licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Brasil.