Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/1

O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

Notícias

www.fasipe.com.br

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Item
    Análise estrutural do comportamento de pórticos quando calculados em Software livre e comercial
    (2022-12) Gomes, Mylane Regina França; Santos, Rafael Goulart de Andrade
    Os softwares contribuem para acelerar o processo de análise de estruturas, deixar a edificação mais segura e mais econômica. Com o avanço tecnológico na construção civil, os softwares computacionais estão ganhando cada vez mais espaço. No entanto, existem discussões quanto à segurança na sua utilização. Com tantos softwares no mercado, se tornou difícil decidir qual atende melhor as necessidades do profissional de engenharia e qual se aproxima mais da situação real que a edificação irá se encontrar. Assim, este trabalho objetivou analisar pórticos, com foco nas vigas, em dois softwares diferentes a fim de encontrar semelhanças ou divergência nas solicitações de carga e momento fletor e verificar como esses valores afetam o cálculo de armadura. Os softwares comparados foram o Ftool e Eberick. A hipótese inicial é que há diferenças em relação a área de aço, uma vez que o software comercial, Eberick, faz a análise completa da estrutura e o software livre, Ftool, faz a análise dos elementos isoladamente. Observou-se nos resultados, que as diferenças entre os softwares não foram significativas para a armadura. Concluiu-se, pois, que apesar do Eberick ter apresentado em seus resultados área de aço maior do que o Ftool, ele ainda é o mais aconselhável. Ambos apresentaram boa eficiência, no entanto, o Eberick conseguiu analisar, a estrutura com maior praticidade. Atrelado a isso, ele ainda apresenta, através de gráficos em 3D, como a estrutura está se comportando e a interação dos elementos têm entre si.

Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.

Licença Creative Commons
Estas obras estão licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Brasil.