Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/1

O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

Notícias

www.fasipe.com.br

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Item
    Revitimização e o estigma social de adolescentes vítimas de abuso sexual no Brasil
    (2025-06) Jesus, Leticia Paes de; Silva, Sonny Jacyntho Taborelli da
    A revitimização de adolescentes vítimas de abuso sexual no Brasil é um fenômeno que ocorre quando essas vítimas, além de sofrerem o trauma do abuso, são expostas publicamente e estigmatizadas pela sociedade, muitas vezes devido à cobertura inadequada e sensacionalista da mídia. A mídia desempenha um papel relevante na construção da opinião pública sobre os casos de abuso sexual, e sua forma de abordagem pode tanto contribuir para o apoio às vítimas quanto agravar seu sofrimento. Quando a exposição é feita de maneira desrespeitosa, sem a devida proteção da identidade das vítimas, ou quando há a exploração dos detalhes do crime, o processo de recuperação das vítimas é prejudicado, reforçando estigmas e dificultando sua reintegração social. Este trabalho visa analisar o impacto da mídia na revitimização de adolescentes vítimas de abuso sexual no Brasil, destacando as consequências psicológicas e sociais dessa exposição pública. A pesquisa discute como a mídia, ao focar no sensacionalismo e na exploração do trauma, contribui para a estigmatização das vítimas, prejudicando sua dignidade e seu direito à privacidade. O trabalho também aborda as políticas públicas de proteção e acolhimento das vítimas e propõe estratégias que visam evitar a revitimização, garantindo um apoio mais eficaz e sensível às necessidades das vítimas. A reflexão sobre o papel da mídia e a implementação de práticas jornalísticas responsáveis são essenciais para a criação de um ambiente mais seguro e justo para as vítimas de abuso sexual no Brasil.

Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.

Licença Creative Commons
Estas obras estão licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Brasil.