Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

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O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

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    A importância da educação em saúde bucal para crianças da pré-escola: revisão de literatura
    (2024-07) Jesus, Odair Douglas Leite de; Opolski, Tatiana
    A saúde bucal na infância é um indicador crucial do bem-estar geral e da qualidade de vida. A prevalência de doenças orais, como a cárie dentária em crianças pré-escolares, aponta para a necessidade urgente de intervenções eficazes em educação em saúde bucal. Este estudo visa explorar a importância da educação em saúde bucal para crianças em idade pré-escolar, identificando estratégias efetivas e lacunas nos métodos existentes. Por meio de uma revisão sistemática da literatura recente, o objetivo principal é analisar o impacto dos programas educativos em saúde bucal e o papel dos pais e educadores neste processo. A metodologia empregada foi uma revisão bibliográfica abrangente, focando em estudos dos últimos cinco anos, em bases de dados acadêmicas relevantes. Foram selecionados artigos que discutiam programas de educação em saúde bucal, sua efetividade e as barreiras enfrentadas na implementação. Os resultados revelaram que, embora a educação em saúde bucal seja fundamental para a prevenção de doenças orais, existem desafios significativos relacionados à implementação eficaz de programas educativos. Fatores como a falta de recursos, diversidade cultural e linguística, e a escassez de políticas públicas robustas emergiram como obstáculos críticos. Contudo, foi também evidenciado que intervenções educativas bem projetadas e culturalmente adaptadas, que envolvem ativamente pais, cuidadores e educadores, podem levar a melhorias notáveis na saúde bucal das crianças. Este estudo sublinha a necessidade de uma abordagem holística na educação em saúde bucal para crianças pré-escolares, enfatizando a importância de estratégias inclusivas e acessíveis. Espera-se que as descobertas possam orientar profissionais de saúde, educadores e formuladores de políticas na elaboração de programas educativos mais eficientes e sustentáveis.

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