Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/1

O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

Notícias

www.fasipe.com.br

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Item
    Descrição epidemiológica de gestantes soropositivas num âmbito nacional: evidenciando as características da região Centro-Oeste nos anos de 2011 a 2021.
    (2022-12-08) Macedo, Susiany Pereira Ervaz; Bastida, Francieli Ferreira
    Objetivo: este estudo visa analisar de forma criteriosa o perfil epidemiológico de gestantes portadoras do vírus HIV e Aids no Brasil, com certa ênfase no Centro-Oeste. Metodologia: observa-se que foram realizados o levantamento e a análise dos dados através de uma revisão bibliográfica nos meses de outubro e novembro de 2022, usando como fonte do estudo as bases de dados LILACS e SciELO. Para tanto, apenas trabalhos em português, completos e publicados entre os anos de 2011 e 2021 fizeram parte deste estudo. Posteriormente, ao identificar os critérios estabelecidos de inclusão e exclusão, foram selecionados 11 artigos. Resultados: considerou-se que a maioria das gestantes eram mulheres brancas, com ensino médio incompleto, donas do lar e que tiveram o diagnóstico do HIV antes da gestação, geralmente entre os seus 20 e 35 anos de idade, e que fazem o tratamento com terapia antirretroviral e o pré-natal de forma regular. Conclusão: a importância de conhecer a característica epidemiológica das gestantes portadoras de HIV/Aids, é o que possibilita implantar ações de prevenção na gestação, parto e puerpério, sendo essa a maneira mais eficiente de reduzir os riscos de uma transmissão vertical.

Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.

Licença Creative Commons
Estas obras estão licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Brasil.