Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/1

O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

Notícias

www.fasipe.com.br

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Item
    Bruxismo do sono
    (2018) Mendes, Larissa Benetti; Urnau, Jackson Luiz
    O bruxismo é considerado uma parafunção caracterizado pelo ato de apertar ou ranger os dentes, com implicações no sistema estomatognático, causando desgastes dentais, perturbações periodontais, dores articulares e desvantagens clínicas. O objetivo do presente trabalho é descrever as características clínicas da doença bruxismo, compreender suas origens, efeitos, funcionamentos, bem como suas consequências e expor possíveis tratamentos a pacientes portadores. A Odontologia tem o papel de identificar e muitas vezes lidar com essa atividade de alta complexidade, que foge de seus limites de atuação no que diz respeito a origem, mas tendo seus efeitos manifestados em âmbito odontológico. Por meio de uma revisão de literatura pode se afirmar que o bruxismo não retrata um desafio exclusivamente da Odontologia, como também áreas como a Medicina e Psicologia, frisando o envolvimento do sistema nervoso central e a influência de fatores emocionais. Por não ter uma causa definida, a escolha de tratamento também não é específica, não tendo protocolos e fórmulas para deter essa parassonia, contudo, tratamentos reversíveis e o uso de materiais de baixa resistência, como por exemplo a resina composta, são formas mais indicadas para lidar com esse problema. Reconhecer a presença dessa atividade e seus prováveis efeitos, possivelmente seja o fator decisivo na conduta desse hábito parafuncional, que requer ainda estudos para ser melhor entendido e consequentemente tratado.

Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.

Licença Creative Commons
Estas obras estão licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Brasil.