Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

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O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

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    Nomofobia e habilidades sociais: um estudo correlacional em adultos jovens acadêmicos
    (2022) Nascimento, Jéssica Vitória de Jesus do; Medeiros, Luíza Alvarenga Marques de
    O avanço das tecnologias e da interatividade virtual no cotidiano da sociedade contemporânea têm causado uma nova dinâmica social na vida dos indivíduos, nos costumes, comportamentos e hábitos. Todavia, observa-se os benefícios da evolução das tecnologias como a utilização de smartphones e aplicativos de mensagens que permitem a interação virtual, sendo possível construir uma rede de contatos e relacionamentos virtuais, além disso, oportuniza a vivência de experiências positivas, como a rápida troca de informação e, consequentemente, maior acesso ao conhecimento. Entretanto, os prejuízos causados por esses novos fenômenos tecnológicos, como o surgimento da dependência patológica dos telefones celulares, nomeada de nomofobia, é considerada um transtorno do mundo moderno. As dependências patológicas dos telefones celulares causam angústia, medo e ansiedade nos indivíduos quando afastados dos aparelhos. Considerando isso, o uso problemático e excessivo das tecnologias pode afetar significativamente a vida social dos adultos jovens pertencentes a Geração Z, contribuindo para o seu afastamento social. As habilidades sociais são necessárias para a manutenção de um comportamento social competente dentro do convívio social de qualidade, portanto, fundamentais para o desenvolvimento pessoal e adequação social. Ressalta-se que a forma como nos comportamos socialmente em determinada situação, contexto e cultura, reflete o repertório de habilidades sociais de cada pessoa. Destarte, este estudo tem grande valor, pois visa contribuir para o desenvolvimento psicossocial dos adultos jovens com tendência à nomofobia. Dessa forma, foi realizado um levantamento com a aplicação de questionários, como Mobile Phone Addiction Test – MPAT (2014) e IHS2-Del-Prette – Inventário de Habilidades Sociais 2 (2018), respondidos eletronicamente através do sistema Google Forms, com questões fechadas e opções de resposta no formato em escala Likert, com objetivo de identificar e descrever o perfil das habilidades sociais dos adultos jovens da Geração Z, correlacionando, assim, com sua presente relação com os aparelhos celulares. Perante os resultados obtidos e analisados, percebeu-se que apenas 3% da amostra demostrou sinais de dependência em nível grave e que 39% dos participantes têm uma dependência em nível moderado, isso pela presença de comportamentos considerados nomofóbicos. Analisou-se, também, a relação dos indivíduos da amostra com aparelhos celulares, o que evidenciou que há prejuízos nas classes de habilidades sociais de comunicação e de assertividade em estabelecer relacionamento com pessoas fora do seu convívio social regular.

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