Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/1

O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

Notícias

www.fasipe.com.br

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Item
    Endometriose: uma análise dos impactos na qualidade de vida e saúde integral da mulher
    (2025-06) Nascimento, Kamilla Aguiar do; Oliveira, Lays Andrade de
    Introdução: A endometriose é uma doença crônica que afeta a saúde física, emocional e social das mulheres. Seu diagnóstico é demorado e o acesso ao tratamento pelo SUS ainda é limitado. Os sintomas incluem dores intensas e infertilidade. A enfermagem tem papel essencial no acolhimento e suporte às pacientes. É necessário investir em políticas públicas e cuidados humanizados. Objetivo: Identificar os impactos biopsicossocial e espiritual que a endometriose causa na saúde da mulher. Metodologia: Foi utilizado uma revisão integrativa de literatura, baseada na análise de artigos científicos publicados entre 2020 e 2025 nas bases SciELO, Google Scholar e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Os estudos foram selecionados conforme critérios de relevância científica, ano de publicação e disponibilidade na íntegra, permitindo uma visão ampla sobre os principais avanços no manejo da endometriose. Resultados do estudo: Estudos indicam que a endometriose afeta não só a saúde física, mas também o bemestar emocional e social das mulheres. O diagnóstico pode demorar até 10 anos, devido à falta de informação e dificuldades no acesso a exames. O tratamento varia conforme a gravidade e pode incluir medicamentos hormonais ou cirurgia. A enfermagem tem papel essencial no acolhimento, triagem e apoio às pacientes. Discussão dos dados A endometriose deve ser tratada de forma interdisciplinar, considerando seus impactos clínicos, emocionais e sociais. A SAE contribui para um cuidado mais organizado e humanizado, com acolhimento e suporte contínuo. Políticas públicas eficazes são essenciais para ampliar o acesso ao diagnóstico e tratamento. Considerações finais: O estudo destaca que a endometriose é uma condição complexa que exige abordagem integral, considerando todos os impactos na vida da mulher. Valorizar a atuação da enfermagem e investir em políticas públicas para diagnóstico precoce e tratamento humanizado são medidas urgentes e essenciais.

Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.

Licença Creative Commons
Estas obras estão licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Brasil.