Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

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O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

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    Benefícios da abordagem equoterapêutica da fisioterapia no transtorno do Espectro Autista (TEA) na infância
    (2024-07) Rebelatto, Vitória Maria Gunsch; Tribioli, Ricardo Alexandre
    O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é descrito como um transtorno do neurodesenvolvimento que impacta a comunicação, o comportamento, o desenvolvimento motor e social, apresentando desafios significativos tanto para as crianças afetadas quanto para suas famílias. Nesse cenário, a Equoterapia emerge como uma opção terapêutica que utiliza a interação com cavalos como meio comprovado de promover melhorias na qualidade de vida dos diagnosticados com o transtorno. Reconhecida por seu papel abrangente no tratamento psicológico, social, sensorial, físico, motor, postural, emocional e cognitivo das crianças no espectro autista, a Equoterapia se destaca ao incorporar a interação com os equinos, o ambiente natural e a equipe multidisciplinar envolvida no monitoramento do progresso do praticante. Com sessões de apenas trinta minutos, a criança tem seu desenvolvimento incentivado positivamente por estímulos de ajustes tônicos, interações sociais, estímulos cognitivos, sensoriais e proprioceptivos direcionados às suas necessidades individuais. Este trabalho foi realizado em formato de revisão bibliográfica por meio de pesquisas, livros e artigos científicos já publicados e referenciados, com o objetivo de salientar os benefícios que a Equoterapia é capaz de proporcionar ao desenvolvimento global da criança autista

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